Últimas notícias

Pirelli defende monitoramento rigoroso da pressão dos pneus

Para fabricante italiana, aumento no rigor na verificação da pressão dos pneus levou a um cenário de mais transparência, apesar de as equipes terem ficado insatisfeitas

Pirelli tyres
Marco Tronchetti Provera, Pirelli Chairman
Pirelli tyre and wheel nut
Pirelli tyres

Em meio a suspeitas de que algumas equipes estariam utilizando atalhos para se livrar das restrições em relação às pressões dos pneus, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) exigiu que todos os times disponibilizassem os dados dos pneus a partir do GP de Mônaco.

Os dados recebidos são analisados pela Federação, que assim tem maior controle e pode detectar eventuais trapaças.

Algumas equipes se mostraram insatisfeitas com as altas pressões impostas pela FIA para esta temporada. "É desapontador que tenhamos que fazer isso", disse Bob Bell, diretor técnico da Renault, ao Motorsport.com.

"Tenho certeza de que todos aqui prefeririam voltar ao que tínhamos antes, com mais liberdade na pressão dos pneus, o que nos permite extrair o máximo da performance dos pneus em vez de ter que passar por tudo isso", afirmou.

O presidente da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, insiste que o aumento no monitoramento é benéfico para o esporte. "Nós demos um limite. Se isso for respeitado, as equipes podem jogar o jogo da maneira que bem entenderem", disse o dirigente.

"O que buscamos foi dar mais transparência no monitoramento da pressão e da cambagem também durante as corridas, pois as coisas mudam continuamente. Queremos dar mais segurança a todos", acrescentou.

"Disponibilizamos uma janela de níveis de pressão. Nesta janela, todos podem ajustar os carros como desejam. Nosso dever é esse, mas para entregar um bom trabalho precisamos das devidas informações."

Por fim, Provera destacou que a Pirelli está satisfeita com o monitoramento atual. "Melhorou bastante, mas sempre podemos fazer mais. Precisamos seguir analisando o que podemos fazer juntos, mas creio que temos a ajuda apropriada da FIA e da FOM, então estamos confortáveis", completou.

Reportagem adicional por Jonathan Noble

In this article
Pablo Elizalde
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Animado com pista, Massa fala em pódio no Canadá
Próximo artigo Ferrari terá novo turbo para Vettel no GP do Canadá

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros