Pirelli rebate Vettel e Ferrari após reclamações por estouro em Spa
Tetracampeão mundial perdeu pódio depois de sofrer falha no pneu por tentar finalizar a corrida com apenas uma parada







Após as reclamações de Vettel e Ferrari depois do GP da Bélgica deste último domingo (23), quando o alemão teve seu pneu furado a apenas duas voltas do final, perdendo a terceira colocação para Romain Grosjean, a Pirelli respondeu os ataques mantendo o tom.
Segundo comunicado, a fábrica italiana aconselhou que os times fizessem duas ou três paradas. Vettel tentou completar a prova fazendo apenas um pit stop na volta 14. Ou seja, o piloto faria com seu pneu médio um stint longo de 29 voltas. O composto não aguentou na 28ª. Nenhum outro piloto tentou a estratégia.
“O que aconteceu com o pneu da Ferrari de Vettel se deve pura e simplesmente ao desgaste. Aquele pneu chegou ao fim da vida”, disse a Pirelli em comunicado.
“E quando se chega aquele ponto, em qualquer pneu do mundo, haverão problemas. Vettel fez 28 voltas com aquele jogo de pneus, o que é mais do que imaginávamos que alguém pudesse fazer hoje. A nossa recomendação para as equipes era de duas, até três paradas e os pneus escolhidos para esta prova foram pensados neste sentido. A maioria das equipes obedeceu isso. A Ferrari claramente pensou que poderia fazer apenas um pit-stop.”
“Há muitos fatores envolvidos nas corridas. Algumas equipes escolheram outros caminhos. Nós realmente não sabíamos o que a Ferrari pretendia fazer.”
A fábrica ainda negou relação com o problema no pneu traseiro direito na Mercedes de Rosberg na sexta-feira. “Não houve qualquer semelhança com o que ocorreu com o pneu de Nico Rosberg. O problema com Rosberg foi um corte externo, e o que aconteceu com o Vettel deve-se ao desgaste do pneu.”
“Se olharem as fotos, a carcaça do pneu está intacta. Foi puro desgaste. Basicamente eles arriscaram, mas não deu certo.”
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.