Pirelli se prepara para 'competir' pela F1 com Bridgestone
Ao que tudo indica, Bridgestone quer entrar na 'briga' pelo contrato que entra em vigor a partir de 2025
No início deste ano, a FIA abriu o processo de licitação para o contrato de fornecimento oficial da F1 de 2025 a 2027, com possibilidade de prorrogação até 2028.
O prazo para apresentação de candidaturas terminou a 15 de maio e agora a entidade está no processo de avaliação das propostas dos interessados e depois fará uma revelação sobre quem são os licitantes aprovados no dia 16 de junho.
Os candidatos aprovados passarão para a próxima etapa do processo, que incluirá discussões com o detentor dos direitos comerciais da F1.
O último processo de licitação de pneus, de 2020 a 2023, viu a Pirelli enfrentar um desafio da empresa sul-coreana Hankook. A Pirelli recebeu então uma prorrogação de um ano até o final de 2024 devido aos atrasos na introdução de novos regulamentos técnicos por conta da pandemia de COVID.
Com o término do prazo para os candidatos para a licitação 2025-2027, entende-se que a Pirelli não está sozinha em fazer uma oferta para o novo contrato de pneus. E embora não haja confirmação da FIA sobre o número de candidatos nem sua identidade, fontes sugeriram que a empresa japonesa Bridgestone se inscreveu.
Bridgestone tyres
A Bridgestone esteve envolvida pela última vez na F1 de 1997 a 2010 e foi o único fornecedor a partir de 2007, após a decisão da Michelin de abandonar o campeonato no final de 2006.
Desde que deixou a F1, a Bridgestone permaneceu envolvida nas principais categorias japonesas, bem como em outras categorias internacionais. Sua marca Firestone é a única fornecedora da IndyCar.
Falando ao Motorsport.com recentemente, o gerente de planejamento de automobilismo da Bridgestone, Eiichi Suzuki, disse que a empresa estava avaliando o envolvimento em outras categorias, incluindo a F1.
“Estamos sempre pensando no que e como podemos fornecer melhor nossas atividades de automobilismo em categorias globais, incluindo a F1”, disse ele. "Claro, estamos conduzindo pesquisas sobre esses assuntos."
A própria Bridgestone, no entanto, recusou-se a confirmar se esse interesse se estendeu ou não à solicitação formal do contrato de licitação de pneus.
Um porta-voz da empresa disse: "A Bridgestone tem uma herança de mais de 60 anos no automobilismo e continuaremos a buscar atividades sustentáveis de automobilismo global. No entanto, nos abstemos de comentar sobre quaisquer categorias em particular."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.