Recomendado para você

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia
Entrevista

Pizzonia lembra relação com Lauda, que até demitiu piloto para contratá-lo na F1

Antônio Pizzonia pilotou pela Jaguar, onde Niki Lauda era diretor técnico, em 2003 e relembrou a relação com o tricampeão morto na segunda-feira

Antonio Pizzonia

Bem antes de trabalhar na Mercedes ao lado da pista, o tricampeão Niki Lauda foi consultor na Ferrari e no começo deste século era diretor técnico da antiga Jaguar na Fórmula 1.

O austríaco, que morreu nesta segunda-feira aos 70 anos de idade, foi responsável pelo início da carreira de Antonio Pizzonia na categoria, tendo contratado o brasileiro para ser piloto da equipe Jaguar na temporada de 2003.

Leia também:

"O Niki fez um papel importantíssimo na minha carreira na F1 porque ele me deu a 1º oportunidade de fazer a primeira corrida oficial. Ele confiou no meu trabalho, potencial, e me deu essa oportunidade incrível. Na época eu era piloto de teste da Williams e ele (Lauda) fez um contato na época, me ofereceu um teste e eu fiz um único teste antes de assinar com a equipe", disse Pizzonia, ao Motorsport.com.

A oportunidade de trabalhar com o tricampeão durou pouco para Pizzonia, já que Niki Lauda seria demitido da equipe, que passava por problemas políticos internos, cerca de três semanas depois.

"Lembro das palavras dele. Ele me falou que estava indo contra muita coisa porque ele acreditava em mim. O (Pedro) De la Rosa tinha contrato para 2003 e ele quebrou o contrato para poder me colocar. E depois que ele saiu a gente continuou o contato. Muito antes de eu ser mandado embora ele já vinha me alertando de coisas", relembrou Pizzonia, que está sem competir desde que deixou a Stock Car no fim do ano passado.

Antonio Pizzonia
Antonio Pizzonia
Antonio Pizzonia e Mark Webber com Kristanna Loken e Arnold Schwarzenegger
Antonio Pizzonia
Antonio Pizzonia
Antonio Pizzonia
Antonio Pizzonia
Antonio Pizzonia
8

"Por algum motivo a Ford e o novo grupo que era dono da equipe achavam que ele tinha algum envolvimento financeiro com a equipe além do contrato, então ele me falou para ficar de olho aberto, que a ordem era cortar todo mundo que ele tinha contratado. E foi dito e feito. Eram umas 30, 40, 50 pessoas e foram cortando de um por um. Eu fui o último. Eu estava num fogo cruzado", completou.

Pizzonia fez 11 corridas pela Jaguar em 2003 antes de ser substituído pelo inglês Justin Wilson. Ele regressou para a Williams como piloto de teste e pilotou como reserva em GP's nos dois anos seguintes pelo time de Sir Frank Williams.

O manauara também relembrou os problemas financeiros pelos quais a Jaguar passou antes de ser vendida para o grupo que a transformou na Red Bull, de 2006 em diante.

Antonio Pizzonia

Antonio Pizzonia

Photo by: Jaguar Cars and Wieck Media Services, Inc.

"Para desenvolver o carro, eu pegava coisa que o Mark Webber já tinha usado nas duas corridas anteriores. Não tinha dinheiro pra fazer duas peças. E quando batia era um 'Deus nos acuda', porque não dava para continuar produzindo, desenvolvendo".

Pizzonia disse que depois que saiu da F1 perdeu o contato com Lauda, mas lamentou a morte do tricampeão. 

"Eu gostava muito dele, me recebia muito bem quando a gente se encontrava, e agora fica esse amargo no coração".

 

Artigo anterior Ex-presidente da Ferrari: Lauda foi mais impactante que Schumacher
Próximo artigo GALERIA: Relembre todos os carros de Niki Lauda na Fórmula 1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros