Estatísticas

Pódio de Sainz encerra jejum de cinco anos da McLaren fora do top-3

Piloto espanhol se beneficiou de punição a Lewis Hamilton e conseguiu chegar no pódio do GP do Brasil de Fórmula 1

Terceiro lugar Kevin Magnussen, McLaren MP4-29 celebra no parc ferme

Terceiro lugar Kevin Magnussen, McLaren MP4-29 celebra no parc ferme

XPB Images

Depois de 100 corridas, Carlos Sainz finalmente conseguiu um pódio na Fórmula 1. O piloto espanhol foi beneficiado por punição ao britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, e conseguiu o primeiro pódio da McLaren após cinco anos.

Leia também:

O resultado no GP do Brasil também fez com que a McLaren garantisse a quarta posição entre os construtores, chamado posto de 'melhor do resto'. Companheiro de Sainz, o novato britânico Lando Norris terminou em oitavo e contribuiu para a festa em Interlagos (veja abaixo).

Sainz quebra jejum da McLaren

Sainz quebra jejum da McLaren

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sainz quebra jejum da McLaren

Sainz quebra jejum da McLaren

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Sainz quebra jejum da McLaren

Sainz quebra jejum da McLaren

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi

Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi

Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

5

A última temporada na qual a tradicionalíssima equipe britânica de Woking tinha colocado um representante no top-3 tinha sido no longínquo ano de 2014, quando a escuderia garagista ainda contava com um campeão mundial entre seus competidores.

Trata-se de Jenson Button, campeão de 2009 com a Brawn. O piloto chegou em terceiro na abertura do campeonato de 2014, no GP da Austrália. Entretanto, o britânico não foi quem mais brilhou a bordo do MP4-29 (relembre abaixo todos os carros da McLaren) em Melbourne.

1966: McLaren-Ford M2B

1966: McLaren-Ford M2B

Foto de: LAT Images

Piloto: Bruce McLaren
1967: McLaren-BRM M4B

1967: McLaren-BRM M4B

Foto de: LAT Images

Piloto: Bruce McLaren
1967-1968: McLaren-BRM M5A

1967-1968: McLaren-BRM M5A

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme
1968-1970: McLaren-Ford M7A

1968-1970: McLaren-Ford M7A

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Dan Gurney, Denis Hulme
1969-1971: McLaren-Ford M7C

1969-1971: McLaren-Ford M7C

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme
1969: McLaren-Ford M9A

1969: McLaren-Ford M9A

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Derek Bell
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D

1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Dan Gurney, Andrea de Adamich
1970: McLaren-Ford M14D

1970: McLaren-Ford M14D

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Peter Gethin, Dan Gurney, Andrea de Adamich
1970-1971: McLaren-Ford M14A

1970-1971: McLaren-Ford M14A

Foto de: LAT Images

Pilotos: Denis Hulme, Peter Gethin, Jackie Oliver
1972-1973: McLaren-Ford M19C

1972-1973: McLaren-Ford M19C

Foto de: LAT Images

Pilotos: Denis Hulme, Peter Revson, Brian Redman, Jody Scheckter
1973-1978: McLaren-Ford M23

1973-1978: McLaren-Ford M23

Foto de: LAT Images

Pilotos: Denis Hulme, Emerson Fittipaldi, Mike Hailwood, David Hobbs, Jochen Mass, James Hunt, Gilles Villeneuve
1976-1979: McLaren-Ford M26

1976-1979: McLaren-Ford M26

Foto de: LAT Images

Pilotos: James Hunt, Patrick Tambay, Bruno Giacomelli
1979: McLaren-Ford M28

1979: McLaren-Ford M28

Foto de: LAT Images

Pilotos: Patrick Tambay, John Watson
1979-1981: McLaren-Ford M29F

1979-1981: McLaren-Ford M29F

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Andre de Cesaris
1980: McLaren M30

1980: McLaren M30

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Alain Prost
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1

1981-1982: McLaren-Ford MP4/1

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Andrea de Cesaris
1982: McLaren-Ford MP4/1B

1982: McLaren-Ford MP4/1B

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Niki Lauda
1983: McLaren-Porsche MP4/1E

1983: McLaren-Porsche MP4/1E

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Niki Lauda
1984: McLaren-Porsche MP4/2

1984: McLaren-Porsche MP4/2

Foto de: LAT Images

Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost
1985: McLaren-Porsche MP4/2B

1985: McLaren-Porsche MP4/2B

Foto de: LAT Images

Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost
1986: McLaren-Porsche MP4/2C

1986: McLaren-Porsche MP4/2C

Foto de: LAT Images

Pilotos: Alain Prost, Keke Rosberg
1987: McLaren-Porsche MP4/3

1987: McLaren-Porsche MP4/3

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Alain Prost, Stefan Johansson
1988: McLaren-Honda MP4/4

1988: McLaren-Honda MP4/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna
1989: McLaren-Honda MP4/5

1989: McLaren-Honda MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna
1990: McLaren-Honda MP4/5B

1990: McLaren-Honda MP4/5B

Foto de: LAT Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1991: McLaren-Honda MP4/6

1991: McLaren-Honda MP4/6

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1992: McLaren-Honda MP4/6B

1992: McLaren-Honda MP4/6B

Foto de: LAT Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1992: McLaren MP4/7A

1992: McLaren MP4/7A

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1993: McLaren-Ford MP4/8

1993: McLaren-Ford MP4/8

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Ayrton Senna, Michael Andretti, Mika Häkkinen
1994: McLaren-Peugeot MP4/9

1994: McLaren-Peugeot MP4/9

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Martin Brundle, Philippe Alliot
1995: McLaren-Mercedes MP4/10

1995: McLaren-Mercedes MP4/10

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell
1996: McLaren-Mercedes MP4/11

1996: McLaren-Mercedes MP4/11

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1997: McLaren-Mercedes MP4/12

1997: McLaren-Mercedes MP4/12

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1998: McLaren-Mercedes MP4/13

1998: McLaren-Mercedes MP4/13

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1999: McLaren-Mercedes MP4/14

1999: McLaren-Mercedes MP4/14

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2000: McLaren-Mercedes MP4/15

2000: McLaren-Mercedes MP4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2001: McLaren-Mercedes MP4-16

2001: McLaren-Mercedes MP4-16

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

Foto de: Michael Kim

Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2004: McLaren-Mercedes MP4-19

2004: McLaren-Mercedes MP4-19

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2005: McLaren-Mercedes MP4-20

2005: McLaren-Mercedes MP4-20

Foto de: McLaren

Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Alexander Wurz
2006: McLaren-Mercedes MP4-21

2006: McLaren-Mercedes MP4-21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa
2007: McLaren-Mercedes MP4-22

2007: McLaren-Mercedes MP4-22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Fernando Alonso
2008: McLaren-Mercedes MP4-23

2008: McLaren-Mercedes MP4-23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2009: McLaren-Mercedes MP4-24

2009: McLaren-Mercedes MP4-24

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2010: McLaren-Mercedes MP4-25

2010: McLaren-Mercedes MP4-25

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2011: McLaren-Mercedes MP4-26

2011: McLaren-Mercedes MP4-26

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2012: McLaren-Mercedes MP4-27

2012: McLaren-Mercedes MP4-27

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2013: McLaren-Mercedes MP4-28

2013: McLaren-Mercedes MP4-28

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Jenson Button, Sergio Perez
2014: McLaren-Mercedes MP4-29

2014: McLaren-Mercedes MP4-29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Jenson Button, Kevin Magnussen
2015: McLaren-Honda MP4-30

2015: McLaren-Honda MP4-30

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Kevin Magnussen
2016: McLaren-Honda MP4-31

2016: McLaren-Honda MP4-31

Foto de: McLaren

Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne
2017: McLaren-Honda MCL32

2017: McLaren-Honda MCL32

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Jenson Button
2018: McLaren-Renault MCL33

2018: McLaren-Renault MCL33

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne
2019: McLaren-Renault MCL34

2019: McLaren-Renault MCL34

Foto de: McLaren

Pilotos: Carlos Sainz Jr, Lando Norris
58

Seu então companheiro, Kevin Magnussen, atualmente na Haas, chegou em segundo em Albert Park e completou o pódio duplo para o time. Detalhe: era a primeira corrida do piloto dinamarquês na categoria máxima do automobilismo mundial.

Outro aspecto importante da temporada 2014 para a McLaren é o fato de que foi o último ano da equipe com os motores Mercedes, que voltarão a equipar os monopostos de Woking a partir do campeonato de 2021. Relembre todos os carros da parceria McLaren-Mercedes:

1995: McLaren-Mercedes MP4/10

1995: McLaren-Mercedes MP4/10

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, Mark Blundell
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, Mark Blundell
1996: McLaren-Mercedes MP4/11

1996: McLaren-Mercedes MP4/11

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
1997: McLaren-Mercedes MP4/12

1997: McLaren-Mercedes MP4/12

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
1998: McLaren-Mercedes MP4/13

1998: McLaren-Mercedes MP4/13

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
1999: McLaren-Mercedes MP4/14

1999: McLaren-Mercedes MP4/14

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
2000: McLaren-Mercedes MP4/15

2000: McLaren-Mercedes MP4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
2001: McLaren-Mercedes MP4-16

2001: McLaren-Mercedes MP4-16

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos

David Coulthard, Kimi Räikkönen
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

Foto de: Michael Kim

Pilotos

David Coulthard, Kimi Räikkönen
2004: McLaren-Mercedes MP4-19

2004: McLaren-Mercedes MP4-19

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos

David Coulthard, Kimi Räikkönen
2005: McLaren-Mercedes MP4-20

2005: McLaren-Mercedes MP4-20

Foto de: McLaren

Pilotos

Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya
2006: McLaren-Mercedes MP4-21

2006: McLaren-Mercedes MP4-21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa
2007: McLaren-Mercedes MP4-22

2007: McLaren-Mercedes MP4-22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Fernando Alonso
2008: McLaren-Mercedes MP4-23

2008: McLaren-Mercedes MP4-23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2009: McLaren-Mercedes MP4-24

2009: McLaren-Mercedes MP4-24

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2010: McLaren-Mercedes MP4-25

2010: McLaren-Mercedes MP4-25

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Jenson Button
2011: McLaren-Mercedes MP4-26

2011: McLaren-Mercedes MP4-26

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Jenson Button
2012: McLaren-Mercedes MP4-27

2012: McLaren-Mercedes MP4-27

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Jenson Button
2013: McLaren-Mercedes MP4-28

2013: McLaren-Mercedes MP4-28

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Jenson Button, Sergio Pérez
2014: McLaren-Mercedes MP4-29

2014: McLaren-Mercedes MP4-29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Jenson Button, Kevin Magnussen
23

O retorno das unidades motrizes germânicas ao time britânico se dará em momento especial para a F1, já que a categoria estará implementando novos regulamentos. Por isso, as escuderias já se preparam para o futuro, com a McLaren esboçando seu carro de 2021. Veja:

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren

Williams 2021

Williams 2021

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021

Foto de: Williams

Renault 2021

Renault 2021

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021

Foto de: Renault F1

F1 2021

F1 2021

Foto de: motosport.com

F1 2021

F1 2021

Foto de: motosport.com

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Giorgio Piola

F1 2021

F1 2021

Foto de: Scott Mitchell

40

Efeito solo

A principal mudança para 2021 é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia ultrapassagens já foi banido da F1 por ser perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre curiosidades sobre o efeito solo:

1970 - Chaparral 2J-Chevrolet

1970 - Chaparral 2J-Chevrolet

Foto de: LAT Images

A tecnologia foi primordialmente explorada pela equipe Chaparral, que utilizou o modelo 2J no campeonato norte americano de protótipos, o Can-Am. No entanto, mesmo sem ter conquistado nenhuma vitória, a novidade foi banida da categoria.
1978 - Lotus

1978 - Lotus

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

A equipe chegou a experimentar o efeito solo em 1977, mas foi no ano seguinte que implementou a tecnologia em definitivo. O time venceu oito corridas naquele ano e conquistou o mundial de construtores e o mundial de pilotos com Mario Andretti.
1978 - Lotus

1978 - Lotus

Foto de: LAT Images

Andretti venceu seis provas e somou 64 pontos, 13 a mais que seu companheiro de equipe, Ronnie Peterson. A Lotus só não venceu todas as etapas do mundial porque seu carro tinha problema de confiabilidade, algo comum na antiga F1.
Colin Chapman: o criador, mas nem tanto

Colin Chapman: o criador, mas nem tanto

Foto de: Sutton Motorsport Images

Colin Chapman, o projetista chefe e proprietário da Lotus, colhe até hoje os louros pelo sucesso do efeito solo na F1. No entanto, apesar de ser o idealizador do carro vencedor, os responsáveis por trazer o efeito solo para a equipe foram Tony Rudd e Peter Wright, que já tinham tentado algo similar na BRM no final dos anos 60.
1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo

1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo

Foto de: LAT Images

Além da Lotus, outras equipes de várias categorias já estavam perseguindo ideias semelhantes desde o começo da década de 70. A Brabham foi quem mais se aproximou de bater a Lotus em 1978.
1978 - Brabham BT46B

1978 - Brabham BT46B

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda venceu a etapa da Suécia da F1 com um carro que usava um ventilador para "chupar" o ar debaixo do carro e forçar o efeito solo. No entanto, a tecnologia do time foi banida antes do fim da temporada.
1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4

1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images

Apesar de não usar o efeito solo em 1978, a equipe italiana foi vice-campeã em 1978, graças à confiabilidade do carro que venceu todas as vezes que a Lotus teve problemas. Em 1979, a Ferrari reuniu o que tinha de melhor do carro do ano anterior com uma versão própria do efeito solo, e com isso dominou o campeonato. Jody Scheckter venceu e Gilles Villeneuve foi vice.
1980 - Williams FW07B Ford Cosworth

1980 - Williams FW07B Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

A Williams resolveu dois problemas do efeito solo e faturou a temporada de 1980 com Alan Jones. A equipe conseguiu reduzir os custos da solução e fazer com que as peças se ajustassem às curvas, evitando a perda do efeito fora das retas.
1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth

1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet venceu suas primeiras corridas a bordo de uma Brabham naquele mesmo ano e fez frente à Alan Jones no campeonato mundial.
1980 - Brabham BT49

1980 - Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images

O brasileiro triunfou três vezes na temporada e chegou a liderar o campeonato.
1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)

1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)

Foto de: Jean-Philippe Legrand

No entanto, a falta de confiabilidade do carro acabou impedindo Piquet de pontuar nas duas últimas etapas, enquanto Jones vencia as provas e superava o brasileiro, sagrando-se campeão mundial.
1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C

1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C

Foto de: LAT Images

O ano foi um dos mais disputados da história da categoria, com sete pilotos de seis equipes diferentes vencendo corridas.
1981 - Nelson Piquet, Brabham

1981 - Nelson Piquet, Brabham

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet brilhou no carro da Brabham, que era capaz de se ajustar às curvas para manter o efeito solo e vencer a concorrência. O brasileiro conquistava ali o primeiro título mundial de sua galeria.
1982 - Keke Rosberg, Williams FW08

1982 - Keke Rosberg, Williams FW08

Foto de: Sutton Motorsport Images

No último ano do efeito solo na categoria, Rosberg se valeu da regularidade para ser campeão mundial.
1982 - Keke Rosberg, Williams

1982 - Keke Rosberg, Williams

Foto de: Williams F1

Naquele ano, 11 pilotos diferentes venceram corridas, mas o finlandês, que venceu apenas uma, chegou mais vezes nos pontos do que todos os rivais e levou o caneco.
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images

Os acidentes se tornaram frequentes com o avanço do efeito solo, pois bastava o carro tocar no chão para o efeito ser totalmente cancelado, fazendo com que os pilotos perdessem o controle do carro. Dois dos acidentes foram fatais. Na imagem acima, o acidente que tirou a vida de Gilles Villeneuve.
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images

O último acidente fatal daquele ano foi o de Riccardo Paletti, no Canadá. Logo em seguida, a FIA decidiu eliminar totalmente o efeito solo. Depois do acidente de Paletti, as próximas mortes durante em um fim de semana de GP foram as de Ratzenberger e Senna em Imola, 12 anos depois.
2021 - O retorno do efeito solo

2021 - O retorno do efeito solo

Foto de: Giorgio Piola

Em 2019, a F1 está decidindo os rumos que tomará no futuro. Buscando aumentar as ultrapassagens e o espetáculo, a categoria decidiu reintroduzir a tecnologia a partir de 2021.
18

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Após pódio, Sainz diz: "GP do Brasil foi minha melhor corrida na F1"
Próximo artigo F1 considera nova regra para recriar relargada "mágica" do GP do Brasil

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil