Fórmula 1
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Pódio de Sainz encerra jejum de cinco anos da McLaren fora do top-3

compartilhar
comentários
Pódio de Sainz encerra jejum de cinco anos da McLaren fora do top-3
Por:
, Repórter
19 de nov de 2019 11:36

Piloto espanhol se beneficiou de punição a Lewis Hamilton e conseguiu chegar no pódio do GP do Brasil de Fórmula 1

Depois de 100 corridas, Carlos Sainz finalmente conseguiu um pódio na Fórmula 1. O piloto espanhol foi beneficiado por punição ao britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, e conseguiu o primeiro pódio da McLaren após cinco anos.

Leia também:

O resultado no GP do Brasil também fez com que a McLaren garantisse a quarta posição entre os construtores, chamado posto de 'melhor do resto'. Companheiro de Sainz, o novato britânico Lando Norris terminou em oitavo e contribuiu para a festa em Interlagos (veja abaixo).

Galeria
Lista

Sainz quebra jejum da McLaren

Sainz quebra jejum da McLaren
1/5

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sainz quebra jejum da McLaren

Sainz quebra jejum da McLaren
2/5

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Sainz quebra jejum da McLaren

Sainz quebra jejum da McLaren
3/5

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi

Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi
4/5

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi

Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi
5/5

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A última temporada na qual a tradicionalíssima equipe britânica de Woking tinha colocado um representante no top-3 tinha sido no longínquo ano de 2014, quando a escuderia garagista ainda contava com um campeão mundial entre seus competidores.

Trata-se de Jenson Button, campeão de 2009 com a Brawn. O piloto chegou em terceiro na abertura do campeonato de 2014, no GP da Austrália. Entretanto, o britânico não foi quem mais brilhou a bordo do MP4-29 (relembre abaixo todos os carros da McLaren) em Melbourne.

Galeria
Lista

1966: McLaren-Ford M2B

1966: McLaren-Ford M2B
1/58

Foto de: LAT Images

Piloto: Bruce McLaren

1967: McLaren-BRM M4B

1967: McLaren-BRM M4B
2/58

Foto de: LAT Images

Piloto: Bruce McLaren

1967-1968: McLaren-BRM M5A

1967-1968: McLaren-BRM M5A
3/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme

1968-1970: McLaren-Ford M7A

1968-1970: McLaren-Ford M7A
4/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Dan Gurney, Denis Hulme

1969-1971: McLaren-Ford M7C

1969-1971: McLaren-Ford M7C
5/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme

1969: McLaren-Ford M9A

1969: McLaren-Ford M9A
6/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Derek Bell

1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D

1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
7/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Dan Gurney, Andrea de Adamich

1970: McLaren-Ford M14D

1970: McLaren-Ford M14D
8/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Peter Gethin, Dan Gurney, Andrea de Adamich

1970-1971: McLaren-Ford M14A

1970-1971: McLaren-Ford M14A
9/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Denis Hulme, Peter Gethin, Jackie Oliver

1972-1973: McLaren-Ford M19C

1972-1973: McLaren-Ford M19C
10/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Denis Hulme, Peter Revson, Brian Redman, Jody Scheckter

1973-1978: McLaren-Ford M23

1973-1978: McLaren-Ford M23
11/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Denis Hulme, Emerson Fittipaldi, Mike Hailwood, David Hobbs, Jochen Mass, James Hunt, Gilles Villeneuve

1976-1979: McLaren-Ford M26

1976-1979: McLaren-Ford M26
12/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: James Hunt, Patrick Tambay, Bruno Giacomelli

1979: McLaren-Ford M28

1979: McLaren-Ford M28
13/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Patrick Tambay, John Watson

1979-1981: McLaren-Ford M29F

1979-1981: McLaren-Ford M29F
14/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Andre de Cesaris

1980: McLaren M30

1980: McLaren M30
15/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Alain Prost

1981-1982: McLaren-Ford MP4/1

1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
16/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Andrea de Cesaris

1982: McLaren-Ford MP4/1B

1982: McLaren-Ford MP4/1B
17/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Niki Lauda

1983: McLaren-Porsche MP4/1E

1983: McLaren-Porsche MP4/1E
18/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Niki Lauda

1984: McLaren-Porsche MP4/2

1984: McLaren-Porsche MP4/2
19/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost

1985: McLaren-Porsche MP4/2B

1985: McLaren-Porsche MP4/2B
20/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost

1986: McLaren-Porsche MP4/2C

1986: McLaren-Porsche MP4/2C
21/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Alain Prost, Keke Rosberg

1987: McLaren-Porsche MP4/3

1987: McLaren-Porsche MP4/3
22/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Alain Prost, Stefan Johansson

1988: McLaren-Honda MP4/4

1988: McLaren-Honda MP4/4
23/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna

1989: McLaren-Honda MP4/5

1989: McLaren-Honda MP4/5
24/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna

1990: McLaren-Honda MP4/5B

1990: McLaren-Honda MP4/5B
25/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger

1991: McLaren-Honda MP4/6

1991: McLaren-Honda MP4/6
26/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger

1992: McLaren-Honda MP4/6B

1992: McLaren-Honda MP4/6B
27/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger

1992: McLaren MP4/7A

1992: McLaren MP4/7A
28/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger

1993: McLaren-Ford MP4/8

1993: McLaren-Ford MP4/8
29/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Ayrton Senna, Michael Andretti, Mika Häkkinen

1994: McLaren-Peugeot MP4/9

1994: McLaren-Peugeot MP4/9
30/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Martin Brundle, Philippe Alliot

1995: McLaren-Mercedes MP4/10

1995: McLaren-Mercedes MP4/10
31/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell

1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
32/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen

1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
33/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell

1996: McLaren-Mercedes MP4/11

1996: McLaren-Mercedes MP4/11
34/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
35/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

1997: McLaren-Mercedes MP4/12

1997: McLaren-Mercedes MP4/12
36/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

1998: McLaren-Mercedes MP4/13

1998: McLaren-Mercedes MP4/13
37/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

1999: McLaren-Mercedes MP4/14

1999: McLaren-Mercedes MP4/14
38/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

2000: McLaren-Mercedes MP4/15

2000: McLaren-Mercedes MP4/15
39/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

2001: McLaren-Mercedes MP4-16

2001: McLaren-Mercedes MP4-16
40/58

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
41/58

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
42/58

Foto de: Michael Kim

Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen

2004: McLaren-Mercedes MP4-19

2004: McLaren-Mercedes MP4-19
43/58

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen

2005: McLaren-Mercedes MP4-20

2005: McLaren-Mercedes MP4-20
44/58

Foto de: McLaren

Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Alexander Wurz

2006: McLaren-Mercedes MP4-21

2006: McLaren-Mercedes MP4-21
45/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa

2007: McLaren-Mercedes MP4-22

2007: McLaren-Mercedes MP4-22
46/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Fernando Alonso

2008: McLaren-Mercedes MP4-23

2008: McLaren-Mercedes MP4-23
47/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen

2009: McLaren-Mercedes MP4-24

2009: McLaren-Mercedes MP4-24
48/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen

2010: McLaren-Mercedes MP4-25

2010: McLaren-Mercedes MP4-25
49/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button

2011: McLaren-Mercedes MP4-26

2011: McLaren-Mercedes MP4-26
50/58

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button

2012: McLaren-Mercedes MP4-27

2012: McLaren-Mercedes MP4-27
51/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button

2013: McLaren-Mercedes MP4-28

2013: McLaren-Mercedes MP4-28
52/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Jenson Button, Sergio Perez

2014: McLaren-Mercedes MP4-29

2014: McLaren-Mercedes MP4-29
53/58

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Jenson Button, Kevin Magnussen

2015: McLaren-Honda MP4-30

2015: McLaren-Honda MP4-30
54/58

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Kevin Magnussen

2016: McLaren-Honda MP4-31

2016: McLaren-Honda MP4-31
55/58

Foto de: McLaren

Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne

2017: McLaren-Honda MCL32

2017: McLaren-Honda MCL32
56/58

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Jenson Button

2018: McLaren-Renault MCL33

2018: McLaren-Renault MCL33
57/58

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne

2019: McLaren-Renault MCL34

2019: McLaren-Renault MCL34
58/58

Foto de: McLaren

Pilotos: Carlos Sainz Jr, Lando Norris

Seu então companheiro, Kevin Magnussen, atualmente na Haas, chegou em segundo em Albert Park e completou o pódio duplo para o time. Detalhe: era a primeira corrida do piloto dinamarquês na categoria máxima do automobilismo mundial.

Outro aspecto importante da temporada 2014 para a McLaren é o fato de que foi o último ano da equipe com os motores Mercedes, que voltarão a equipar os monopostos de Woking a partir do campeonato de 2021. Relembre todos os carros da parceria McLaren-Mercedes:

Galeria
Lista

1995: McLaren-Mercedes MP4/10

1995: McLaren-Mercedes MP4/10
1/23

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, Mark Blundell

1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
2/23

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen

1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
3/23

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, Mark Blundell

1996: McLaren-Mercedes MP4/11

1996: McLaren-Mercedes MP4/11
4/23

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard

1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
5/23

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard

1997: McLaren-Mercedes MP4/12

1997: McLaren-Mercedes MP4/12
6/23

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard

1998: McLaren-Mercedes MP4/13

1998: McLaren-Mercedes MP4/13
7/23

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard

1999: McLaren-Mercedes MP4/14

1999: McLaren-Mercedes MP4/14
8/23

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard

2000: McLaren-Mercedes MP4/15

2000: McLaren-Mercedes MP4/15
9/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard

2001: McLaren-Mercedes MP4-16

2001: McLaren-Mercedes MP4-16
10/23

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
11/23

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos

David Coulthard, Kimi Räikkönen

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
12/23

Foto de: Michael Kim

Pilotos

David Coulthard, Kimi Räikkönen

2004: McLaren-Mercedes MP4-19

2004: McLaren-Mercedes MP4-19
13/23

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos

David Coulthard, Kimi Räikkönen

2005: McLaren-Mercedes MP4-20

2005: McLaren-Mercedes MP4-20
14/23

Foto de: McLaren

Pilotos

Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya

2006: McLaren-Mercedes MP4-21

2006: McLaren-Mercedes MP4-21
15/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa

2007: McLaren-Mercedes MP4-22

2007: McLaren-Mercedes MP4-22
16/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Fernando Alonso

2008: McLaren-Mercedes MP4-23

2008: McLaren-Mercedes MP4-23
17/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen

2009: McLaren-Mercedes MP4-24

2009: McLaren-Mercedes MP4-24
18/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen

2010: McLaren-Mercedes MP4-25

2010: McLaren-Mercedes MP4-25
19/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Jenson Button

2011: McLaren-Mercedes MP4-26

2011: McLaren-Mercedes MP4-26
20/23

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Jenson Button

2012: McLaren-Mercedes MP4-27

2012: McLaren-Mercedes MP4-27
21/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Jenson Button

2013: McLaren-Mercedes MP4-28

2013: McLaren-Mercedes MP4-28
22/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Jenson Button, Sergio Pérez

2014: McLaren-Mercedes MP4-29

2014: McLaren-Mercedes MP4-29
23/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Jenson Button, Kevin Magnussen

O retorno das unidades motrizes germânicas ao time britânico se dará em momento especial para a F1, já que a categoria estará implementando novos regulamentos. Por isso, as escuderias já se preparam para o futuro, com a McLaren esboçando seu carro de 2021. Veja:

Galeria
Lista

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
1/40

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
2/40

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
3/40

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
4/40

Foto de: McLaren

Williams 2021

Williams 2021
5/40

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021
6/40

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021
7/40

Foto de: Williams

Renault 2021

Renault 2021
8/40

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021
9/40

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021
10/40

Foto de: Renault F1

F1 2021

F1 2021
11/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
12/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
13/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
14/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
15/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
16/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
17/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
18/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
19/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
20/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
21/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
22/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
23/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
24/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
25/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
26/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
27/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
28/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
29/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
30/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
31/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
32/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
33/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
34/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
35/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
36/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
37/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
38/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
39/40

Foto de: Giorgio Piola

F1 2021

F1 2021
40/40

Foto de: Scott Mitchell

Efeito solo

A principal mudança para 2021 é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia ultrapassagens já foi banido da F1 por ser perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre curiosidades sobre o efeito solo:

Galeria
Lista

1970 - Chaparral 2J-Chevrolet

1970 - Chaparral 2J-Chevrolet
1/18

Foto de: LAT Images

A tecnologia foi primordialmente explorada pela equipe Chaparral, que utilizou o modelo 2J no campeonato norte americano de protótipos, o Can-Am. No entanto, mesmo sem ter conquistado nenhuma vitória, a novidade foi banida da categoria.

1978 - Lotus

1978 - Lotus
2/18

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

A equipe chegou a experimentar o efeito solo em 1977, mas foi no ano seguinte que implementou a tecnologia em definitivo. O time venceu oito corridas naquele ano e conquistou o mundial de construtores e o mundial de pilotos com Mario Andretti.

1978 - Lotus

1978 - Lotus
3/18

Foto de: LAT Images

Andretti venceu seis provas e somou 64 pontos, 13 a mais que seu companheiro de equipe, Ronnie Peterson. A Lotus só não venceu todas as etapas do mundial porque seu carro tinha problema de confiabilidade, algo comum na antiga F1.

Colin Chapman: o criador, mas nem tanto

Colin Chapman: o criador, mas nem tanto
4/18

Foto de: Sutton Motorsport Images

Colin Chapman, o projetista chefe e proprietário da Lotus, colhe até hoje os louros pelo sucesso do efeito solo na F1. No entanto, apesar de ser o idealizador do carro vencedor, os responsáveis por trazer o efeito solo para a equipe foram Tony Rudd e Peter Wright, que já tinham tentado algo similar na BRM no final dos anos 60.

1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo

1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo
5/18

Foto de: LAT Images

Além da Lotus, outras equipes de várias categorias já estavam perseguindo ideias semelhantes desde o começo da década de 70. A Brabham foi quem mais se aproximou de bater a Lotus em 1978.

1978 - Brabham BT46B

1978 - Brabham BT46B
6/18

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda venceu a etapa da Suécia da F1 com um carro que usava um ventilador para "chupar" o ar debaixo do carro e forçar o efeito solo. No entanto, a tecnologia do time foi banida antes do fim da temporada.

1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4

1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4
7/18

Foto de: LAT Images

Apesar de não usar o efeito solo em 1978, a equipe italiana foi vice-campeã em 1978, graças à confiabilidade do carro que venceu todas as vezes que a Lotus teve problemas. Em 1979, a Ferrari reuniu o que tinha de melhor do carro do ano anterior com uma versão própria do efeito solo, e com isso dominou o campeonato. Jody Scheckter venceu e Gilles Villeneuve foi vice.

1980 - Williams FW07B Ford Cosworth

1980 - Williams FW07B Ford Cosworth
8/18

Foto de: LAT Images

A Williams resolveu dois problemas do efeito solo e faturou a temporada de 1980 com Alan Jones. A equipe conseguiu reduzir os custos da solução e fazer com que as peças se ajustassem às curvas, evitando a perda do efeito fora das retas.

1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth

1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth
9/18

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet venceu suas primeiras corridas a bordo de uma Brabham naquele mesmo ano e fez frente à Alan Jones no campeonato mundial.

1980 - Brabham BT49

1980 - Brabham BT49
10/18

Foto de: Sutton Motorsport Images

O brasileiro triunfou três vezes na temporada e chegou a liderar o campeonato.

1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)

1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)
11/18

Foto de: Jean-Philippe Legrand

No entanto, a falta de confiabilidade do carro acabou impedindo Piquet de pontuar nas duas últimas etapas, enquanto Jones vencia as provas e superava o brasileiro, sagrando-se campeão mundial.

1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C

1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C
12/18

Foto de: LAT Images

O ano foi um dos mais disputados da história da categoria, com sete pilotos de seis equipes diferentes vencendo corridas.

1981 - Nelson Piquet, Brabham

1981 - Nelson Piquet, Brabham
13/18

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet brilhou no carro da Brabham, que era capaz de se ajustar às curvas para manter o efeito solo e vencer a concorrência. O brasileiro conquistava ali o primeiro título mundial de sua galeria.

1982 - Keke Rosberg, Williams FW08

1982 - Keke Rosberg, Williams FW08
14/18

Foto de: Sutton Motorsport Images

No último ano do efeito solo na categoria, Rosberg se valeu da regularidade para ser campeão mundial.

1982 - Keke Rosberg, Williams

1982 - Keke Rosberg, Williams
15/18

Foto de: Williams F1

Naquele ano, 11 pilotos diferentes venceram corridas, mas o finlandês, que venceu apenas uma, chegou mais vezes nos pontos do que todos os rivais e levou o caneco.

1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo
16/18

Foto de: LAT Images

Os acidentes se tornaram frequentes com o avanço do efeito solo, pois bastava o carro tocar no chão para o efeito ser totalmente cancelado, fazendo com que os pilotos perdessem o controle do carro. Dois dos acidentes foram fatais. Na imagem acima, o acidente que tirou a vida de Gilles Villeneuve.

1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo
17/18

Foto de: LAT Images

O último acidente fatal daquele ano foi o de Riccardo Paletti, no Canadá. Logo em seguida, a FIA decidiu eliminar totalmente o efeito solo. Depois do acidente de Paletti, as próximas mortes durante em um fim de semana de GP foram as de Ratzenberger e Senna em Imola, 12 anos depois.

2021 - O retorno do efeito solo

2021 - O retorno do efeito solo
18/18

Foto de: Giorgio Piola

Em 2019, a F1 está decidindo os rumos que tomará no futuro. Buscando aumentar as ultrapassagens e o espetáculo, a categoria decidiu reintroduzir a tecnologia a partir de 2021.

Próximo artigo
Após pódio, Sainz diz: "GP do Brasil foi minha melhor corrida na F1"

Artigo anterior

Após pódio, Sainz diz: "GP do Brasil foi minha melhor corrida na F1"

Próximo artigo

F1 considera nova regra para recriar relargada "mágica" do GP do Brasil

F1 considera nova regra para recriar relargada "mágica" do GP do Brasil
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Pilotos Carlos Sainz Jr. Compre Agora
Equipes McLaren Compre Agora
Autor Carlos Costa