Últimas notícias

Entenda o porquê da FIA acreditar que o volante polêmico da Mercedes é legal

O segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 foi dominado pela história do Sistema de "Direção de Eixo Duplo" da Mercedes

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Glenn Dunbar / Motorsport Images

A pré-temporada da Fórmula 1 tem um assunto dominando o paddock desde a manhã desta quinta-feira. A Mercedes introduziu um novo sistema de direção chamado DED (Direção de Eixo Duplo) e levou a todos a questionarem a legalidade deste sistema introduzido pela montadora alemã.

Mas, enquanto o truque inteligente de ajuste do ângulo da roda dianteira através do movimento do volante deixou algumas pessoas no paddock coçando a cabeça sobre sua legalidade, a FIA está tranquila, garantindo que o design está em total conformidade com os regulamentos.

Leia também:

De fato, sabe-se que a Mercedes está travando conversas detalhadas com o órgão regulador do automobilismo sobre essa ideia há algum tempo - e introduziu a novidade no W11 apenas depois da decisão final da FIA de que isso é permitido.

Caso a FIA tivesse dito que o sistema DED (Direção de Eixo Duplo) fosse contrário às regras, provavelmente a Mercedes teria abandonado o projeto ao invés de arriscar tudo, incluindo uma potencial desqualificação no GP da Austrália.

O Motorsport.com apurou que o problema central para a FIA é a falta de clareza no regulamento entre o que são componentes de suspensão e o que são partes da direção do carro. O regulamento é claro ao afirmar que mudanças de suspensão feitas enquanto o carro está em movimento não são permitidas.

"Nenhum ajuste pode ser feito a qualquer sistema de suspensão enquanto o carro está em movimento", diz o Artigo 10.2.3 do Regulamento Técnico da FIA. Então se, na visão da FIA, as mudanças feitas no ângulo estavam alterando a suspensão do carro, isso seria proibido.

Entretanto, a visão da FIA é de que o sistema da Mercedes não faz alterações na suspensão. Ao invés disso, para eles, o DED é simplesmente uma outra forma de direção das rodas dianteiras. Quando ao que diz o regulamento sobre a direção, as regras não são restritivas.

O Artigo 10.4.1 do Regulamento Técnico diz: "Qualquer sistema de direção que permita o realinhamento de mais de duas rodas não é permitido". Com o sistema da Mercedes ajustando apenas o ângulo das rodas dianteiras, então ele seria considerado legal.

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Além disso, algo chave para esse caso, há o fato de que em nenhum momento o regulamento dita que as rodas só podem ser controladas por um eixo, nem que as duas rodas dianteiras devem mudar o ângulo na mesma taxa.

Isso significa que a mudança independe de ângulo das rodas dianteiras da Mercedes é permitido porque não há nada dizendo que isso não pode ser feito.

A única estipulação que discorre sobre um sistema como o DED é que ele não pode ser feito por meios assistidos - uma vez que a direção hidráulica do carro precisa cumprir um regulamento que diz: "Nenhum sistema pode desempenhar outra função além de reduzir a carga física necessária para dirigir o carro".

O sistema de direção da Mercedes também deve ter passado pelos testes de impacto.

As equipes rivais estão cientes de que a Mercedes explorou uma área do regulamento que não havia sido testada antes - e tem uma dianteira no design, construção e teste do sistema.

Com a FIA feliz no momento com o DED - apesar de que sua legalidade só pode ser provada pelos comissários se houver um protesto - a questão que fica é se outras equipes vão começar a trabalhar em projetos similares imediatamente, ou se vão esperar Melbourne para ver o sistema realmente colocado em prática.

Em um momento em que todas as equipes já estão tendo que dividir seus tempos com a temporada atual e a reestruturação da F1 para 2021, ter que acrescentar mais um foco para desenvolver um sistema DED próprio quase certamente será um grande problema para todos que desejarem criar um próprio.

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11, detalhe do volante

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11, detalhe do volante

Photo by: Giorgio Piola

Veja imagens do segundo dia de testes pré-temporada em Barcelona

Pierre Galsy, AlphaTauri in the garage

Pierre Galsy, AlphaTauri in the garage

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Red Bull Racing RB16 engine

Red Bull Racing RB16 engine

Foto de: Franco Nugnes

Romain Grosjean, Haas VF-20

Romain Grosjean, Haas VF-20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas VF-20

Romain Grosjean, Haas VF-20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Sebastien Vettel, Ferrari

Sebastien Vettel, Ferrari

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sebastien Vettel, Ferrari SF1000

Sebastien Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11, pit stop

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11, pit stop

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing

Alex Albon, Red Bull Racing

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing RB16

Alex Albon, Red Bull Racing RB16

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

George Russell, Williams FW43

George Russell, Williams FW43

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Helmet of Sebastien Vettel, Ferrari

Helmet of Sebastien Vettel, Ferrari

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39 being pushed by mechanics in the pit lane

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39 being pushed by mechanics in the pit lane

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39 being pushed by mechanics in the pit lane

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39 being pushed by mechanics in the pit lane

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Ferrari SF1000 front brake

Ferrari SF1000 front brake

Foto de: Giorgio Piola

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing

Alex Albon, Red Bull Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari on the pit wall

Charles Leclerc, Ferrari on the pit wall

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo in the garage

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo in the garage

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point

Lance Stroll, Racing Point

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point

Lance Stroll, Racing Point

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG Petronas F1 in the garage

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG Petronas F1 in the garage

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mechanics attend to Pierre Gasly, AlphaTauri AT01 in the pits

Mechanics attend to Pierre Gasly, AlphaTauri AT01 in the pits

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing

Alex Albon, Red Bull Racing

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing

Alex Albon, Red Bull Racing

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault R.S.20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

George Russell, Williams FW43

George Russell, Williams FW43

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

George Russell, Williams FW43

George Russell, Williams FW43

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Power+

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Power+

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Power+

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Power+

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Nicholas Latifi, Williams FW43

Nicholas Latifi, Williams FW43

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri

Pierre Gasly, AlphaTauri

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

60

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Após carros da F1 irem à pista, veja uma análise dos modelos de 2020
Próximo artigo Leclerc explica uso do caderno nos testes da F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil