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F1: Por que os fãs não podem comprar pneus usados da Pirelli? O que são feitos com eles após o uso?

É o sonho de muitos fãs de automobilismo. Porém, um sonho muito, muito distante

Pirelli tyre and Red Bull Racing wheel detail

Pirelli tyre and Red Bull Racing wheel detail

Simon Galloway / Motorsport Images

Muitos fãs de automobilismo sonham com a chance de ter em suas casas um pneu de corridas da Pirelli ou alguma bugiganga de Fórmula 1 em exibição em suas casas. E por que não é possível comprar com pneu usado pelas equipes? Mario Isola, chefe de operações da marca italiana, explica o que é feto com os compostos, que os impedem de estarem disponíveis para o público.

"Como usamos materiais secretos em nossos pneus, não queremos compartilhar nossa propriedade intelectual sobre eles", disse.

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Por esse motivo, não é possível comprar nenhum tipo de pneu usado na Fórmula 1: "Recolhemos todos os usados na F1, F2 e F3. Então os utilizamos para gerar energia em nossas fábricas".

Isola explicou que isso é feito ao "queimar os pneus a temperaturas muito altas". Com isso, não são geradas emissões, apenas a produção de energia.

Pole man Max Verstappen, Red Bull Racing, receives his Pirelli Pole Position Award from Mario Isola, Racing Manager, Pirelli Motorsport

Fotoğraf: Steven Tee / Motorsport Images

Pole man Max Verstappen, Red Bull Racing, receives his Pirelli Pole Position Award from Mario Isola, Racing Manager, Pirelli Motorsport

Segundo Isola, esse é apenas um primeiro passo dado pela Pirelli em busca de uma maior sustentabilidade.

"No futuro, buscaremos formas de reciclar os pneus. Porque nosso objetivo final é reutilizar o material. Queremos usar o material dos pneus, talvez para fazer novos pneus de corrida".

Se ainda assim você quiser que esses pneus façam parte do seu lar, aquelas miniaturas dadas aos autores das poles position podem ser encontradas, mas de forma bem rara. Alguns não guardam esse tipo de prêmio e acabam colocando-os à venda. Nesse caso, a Pirelli não se opõe.

"O prêmio da pole é de propriedade dos pilotos. Eles podem decidir o que fazer com ele".

E estamos falando de um pneu real de F1, apenas em tamanho reduzido para ser utilizado em túneis de vento.

"É um pneu real de túnel de vento. Colocamos esses à disposição das equipes para os testes. É uma tecnologia particular. Porque, para fabricar esses pneus, precisamos desenvolver algo que se comporte como um pneu normal de corridas".

Former footballer Sergio Aguero presents Max Verstappen, Red Bull Racing, with his Pirelli Pole Position Award

Fotoğraf: Steven Tee / Motorsport Images

Former footballer Sergio Aguero presents Max Verstappen, Red Bull Racing, with his Pirelli Pole Position Award

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