Porsche, Lamborghini, Tempra e mais: relembre os Safety Cars da F1 desde 1973
O Safety Car apareceu pela primeira vez na F1 em 1973, mas foi oficialmente introduzido nas regras em 1993. Conheça os principais modelos
The Renault Clio safety car leads the field
Al Staley / Motorsport Images
O Safety Car fez sua primeira aparição na F1 no GP do Canadá de 1973 e até 1993, a categoria não havia colocado no regulamento a possibilidade de um carro de segurança. Até então, os diretores de provas optavam pela interrupção das corridas, caso algo de errado acontecesse.
No entanto, alguns organizadores forneceram carros, geralmente esportivos, para atuar como "Pace Car" sem precisar ser usado após incidentes.
Leia também:
De 1993 a 1996, quando o Safety Car foi oficialmente incorporado às regras, foram os organizadores de cada GP os responsáveis por contribuir com o carro, levando a escolhas algumas vezes estranhas. Em 1997, foi assinado um contrato com a Mercedes para o fornecimento do Safety Car, um contrato que está em vigor ainda hoje.
Confira os principais Safety Cars da história da F1
Porsche 914 (Canadá 1973)
Foto de: David Phipps
Porsche (Mônaco 1976)
Foto de: LAT Images
Lamborghini Countach (Mônaco 1981, 1982, 1983)
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Lamborghini Countach (Mônaco 1981, 1982, 1983)
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Fiat Tempra 16V (Brasil 1993)
Foto de: LAT Images
Opel Vectra (San Marino 1994)
Foto de: LAT Images
Honda Prelude (Japão 1994)
Foto de: LAT Images
Porsche 911 GT2 (Bélgica 1995)
Foto de: LAT Images
Renault Clio (Argentina 1996)
Foto de: Al Staley / Motorsport Images
Mercedes C 36 AMG (1996/97)
Foto de: LAT Images
Mercedes CLK 55 AMG (1997/98)
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Mercedes CL 55 AMG (1999/2000)
Foto de: LAT Images
Mercedes SL 55 AMG (2001/02)
Foto de: LAT Images
Mercedes CLK 55 AMG (2003)
Foto de: Lyndon McNeil
Mercedes SLK 55 AMG (2004/05)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Mercedes CLK 63 AMG (2006/07)
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Mercedes SL 63 AMG (2008/09)
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Mercedes SLS AMG (2010 à 2014)
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Mercedes-AMG GT S (2015-2017)
Foto de: Mirko Stange
Mercedes AMG GT R (após 2018)
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
Foto de: FIA Formula E
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Foto de: Akhil Puthiyedath
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina e Espanha também foram suspensas, com adiamento. No momento, o GP da França é o primeiro da temporada. Mas o multicampeão Valentino Rossi acredita que as etapas de França e Itália dificilmente serão realizadas na data inicial
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Foto de: FOM
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
Foto de: Marc Fleury
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
Foto de: Rainier Ehrhardt
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
Foto de: Dave Kneen
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Foto de: IndyCar Series
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Foto de: IndyCar Series
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
Foto de: NASCAR Media
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
Foto de: Duda Bairros
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
Foto de: Duda Bairros
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Foto de: Luca Bassani
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Foto de: Duda Bairros
VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 - Newey: Ninguém notou as mudanças mais importantes no RB20
F1: Marko coloca pressão sobre Ricciardo após resultado ruim em Jeddah
F1 - Marko: Hamilton pode saber algo da Mercedes que o mundo ainda não sabe
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments