Prost: "Senna perdeu a motivação sem mim"

Ayrton Senna e Alain Prost eram antigos rivais, mas seu relacionamento mudou significativamente depois que o francês se aposentou das corridas após a temporada de 1993

Race winner Alain Prost, McLaren and Ayrton Senna, Toleman, with their trophies

Foto de: Ercole Colombo

Talvez ninguém precise de uma introdução à rivalidade entre Alain Prost e Ayrton Senna na Fórmula 1, que resultou talvez na rivalidade mais séria da história da categoria. No início, as duas partes não se suportavam, mas o relacionamento acabou mudando significativamente.

Leia também:

A tensão chegou ao auge quando os dois pilotos corriam juntos na McLaren em 1989. Como companheiros de equipe os dois rivais venceram 25 das 32 corridas disputadas nas temporadas de 88 e 89 e disputavam a preferência interna dentro do time papaia. No fim daquele ano, a situação ficou insustentável. Então em 1990, Prost acabou trocando o esquadrão inglês pela tradição italiana da Ferrari. 

Em 1993, o francês retornou à categoria na Williams, mas vetou a contratação de Senna como seu parceiro. Naquele ano Alain se tornou campeão e anunciou sua aposentadoria e foi neste momento que a reconciliação entre os rivais teve seu pontapé inicial. Recentemente, em entrevista ao L'Equipe, o francês destacou que o brasileiro não tinha mais motivação em correr desde que ele se aposentou após o GP da Austrália, em Adelaide, naquele ano.

"Senti que ele não estava bem. Ele me ligou com frequência. Às vezes, duas vezes por semana", disse o francês de 67 anos. “Ele nunca me ligou enquanto eu estava competindo. Perdeu a motivação sem mim. Eu provavelmente era o seu ímpeto. Isso é difícil de entender. Nós dois passamos por uma história incrível no sentido humano e psicológico. Você tem que preservar as belas memórias", concluiu o tetracampeão mundial.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #213 – Briga por 11ª equipe escancara crise entre FIA e F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA impediu Herta de correr em categorias base para conseguir superlicença
Próximo artigo F1: Ex-chefe da Ferrari é suspenso do futebol por dois anos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil