Punido, Vettel vai largar dos boxes no GP dos Estados Unidos
Piloto reclamou da regra que determina que quem trocar toda a unidade de potência tem de largar dos boxes
[publicidade] Isso porque as regras determinam que cada piloto utilize apenas cinco unidades de cada uma das seis partes que compõem a unidade de potência – nomenclatura que engloba o motor turbo e os componentes híbridos. E quem precisar do sexto item perde posições no grid de largada.
A primeira ‘vítima’ da regra foi Daniil Kvyat, da Toro Rosso, ainda no GP da Itália, 13ª etapa de um campeonato que terá 19 provas. Como o russo trocou apenas um dos seis itens, perdeu 10 posições no grid na ocasião. Vettel, porém, estava ‘pendurado’ em vários itens e, por isso, a equipe decidiu trocar a unidade de potência inteira. Como a punição, nesse caso, é largar dos boxes, não faria sentido participar da classificação. Porém, a Red Bull divulgou que, em respeito ao público, o piloto participará pelo menos da primeira parte do treino.
“Precisaremos de uma potência extra em algum momento – e é muito provável que seja aqui”, já havia reconhecido Vettel, que demonstrou descontentamento com a situação. “Não fiz essas regras, mas todos temos de respeitá-las.”
Não é a primeira vez que o alemão reclama do regulamento. Desde que soube que teria de usar o sexto motor, Vettel deixou claro que não concordava com uma punição tão severa. “É difícil explicar para o torcedor que um piloto vai ficar assistindo a classificação pela TV porque sabe que será o último”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.