Últimas notícias

Racing Point: rivais perderam uma chance ao não copiar Mercedes

O chefe da Racing Point defendeu que todo mundo copia na Fórmula 1, citando como exemplo inovações de Adrian Newey que estão em todo o grid hoje

Lance Stroll, Racing Point RP20, leads Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Lance Stroll, Racing Point RP20, leads Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Andy Hone / Motorsport Images

A Racing Point é o centro das polêmicas da temporada 2020 da Fórmula 1 desde o início do ano, quando revelou em Barcelona o RP20, projetado com grande inspiração no W10, carro de 2019 da Mercedes. E apesar das críticas das rivais, a equipe mandou um recado claro ao grid: que elas deveriam ter feito o mesmo.

Nas três primeiras etapas da temporada, Sergio Pérez e Lance Stroll mostraram grandes performances, superando diversos rivais. E o sucesso da equipe levou a Renault a protocolar um protesto contra a equipe, alegando que o carro não é legal dentro do regulamento desportivo da F1.

Leia também:

Porém, a Racing Point sempre se defendeu, afirmando que tudo foi feito dentro dos limites do regulamento. E o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, acredita que, ao invés das rivais criticarem a equipe pela abordagem usada na concepção do RP20 - algo que algumas acreditam que vai contra o DNA da F1 - ele acredita que a equipe deveria ser aplaudida.

Perguntado se ele sentia que na verdade as outras equipes haviam errado em sua filosofia de trabalho, ele disse: "A resposta é sim. Porém, isso não vem sem riscos. A gente não sabia que o que estávamos fazendo renderia resultados assim. Havia um grande risco disso representar um passo para trás".

"Na verdade, quando começamos o desenvolvimento disso no túnel, com base nas ideias que tiramos através de fotos, demos um grande passo para trás. Enorme. Ele era bem mais lento no começo e foi através de nosso aprendizado com as simulações e o túnel, além de novos designs que nos levaram onde estamos hoje".

Szafnauer disse que mudar conceitos de aerodinâmica - se afastando do design de alta inclinação usado anteriormente para se aproximar do design da Mercedes - nunca seria uma decisão fácil, para qualquer equipe.

Mas afirmou que isso fez total sentido para sua equipe por causa da maneira que estava pegando os designs de suspensão e de caixa de câmbio da Mercedes, que foram feitas sob medidas para a equipe.

"Nós queríamos fazer isso há algum tempo. Nós compramos a caixa de câmbio da Mercedes, e ela é projetada com um centro de gravidade baixa, então sempre tínhamos alguns problemas na traseira do carro, onde o downforce era essencial para uma traseira estável".

"Nós queríamos sair desse formato mais inclinado por causa desse impacto que causava na traseira. Esse foi o primeiro ano na qual conseguimos mudar. Mas, mesmo com isso, achei que ainda assim andaríamos para trás antes de dar passos adiantes. Não parecia que seria desse jeito".

Enquanto a origem da cópia da Racing Point recebeu críticas de outras equipes, Szafnauer acredita que o que sua equipe fez não é muito diferente do que se vê nas rivais.

"Tirar fotos dos outros carros, acontece em todos os lugares, das equipes maiores às menores. A questão é que algumas fazem um trabalho melhor de integração através das fotos. Não podemos nos esquecer que Adrian Newey criou os designs do assoalho soprado e do design de alta inclinação que a Red Bull tem. E a maioria do grid usa isso, incluindo nós, anteriormente".

"Nós tiramos fotos naquela época, do assoalho da Red Bull, quando estávamos tentando replicar. Mas não conseguimos fazer isso funcionar. E eu te digo: outras equipes fizeram o mesmo. Todos fazem isso, é permitido".

RETA FINAL: Hamilton merece as críticas que recebe? Eric Granado comenta volta de MotoGP e MotoE

PODCAST: Guerra de bastidores na F1 e entrevista com Igor Fraga

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Relembre 10 frases e bordões de Galvão Bueno, que completa 70 anos
Próximo artigo Zanardi é transferido para centro de recuperação e reabilitação neurológica

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil