Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
62 dias
06 mai
Próximo evento em
104 dias
20 mai
Próximo evento em
118 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
132 dias
10 jun
Próximo evento em
139 dias
24 jun
Próximo evento em
153 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
160 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
174 dias
29 jul
Próximo evento em
188 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
216 dias
02 set
Próximo evento em
223 dias
09 set
Próximo evento em
230 dias
23 set
Próximo evento em
244 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
251 dias
07 out
Próximo evento em
258 dias
21 out
Próximo evento em
272 dias
28 out
Próximo evento em
279 dias
05 nov
Próximo evento em
287 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
300 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
315 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
324 dias

Racing Point: rivais perderam uma chance ao não copiar Mercedes

compartilhar
comentários
Racing Point: rivais perderam uma chance ao não copiar Mercedes
Por:

O chefe da Racing Point defendeu que todo mundo copia na Fórmula 1, citando como exemplo inovações de Adrian Newey que estão em todo o grid hoje

A Racing Point é o centro das polêmicas da temporada 2020 da Fórmula 1 desde o início do ano, quando revelou em Barcelona o RP20, projetado com grande inspiração no W10, carro de 2019 da Mercedes. E apesar das críticas das rivais, a equipe mandou um recado claro ao grid: que elas deveriam ter feito o mesmo.

Nas três primeiras etapas da temporada, Sergio Pérez e Lance Stroll mostraram grandes performances, superando diversos rivais. E o sucesso da equipe levou a Renault a protocolar um protesto contra a equipe, alegando que o carro não é legal dentro do regulamento desportivo da F1.

Leia também:

Porém, a Racing Point sempre se defendeu, afirmando que tudo foi feito dentro dos limites do regulamento. E o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, acredita que, ao invés das rivais criticarem a equipe pela abordagem usada na concepção do RP20 - algo que algumas acreditam que vai contra o DNA da F1 - ele acredita que a equipe deveria ser aplaudida.

Perguntado se ele sentia que na verdade as outras equipes haviam errado em sua filosofia de trabalho, ele disse: "A resposta é sim. Porém, isso não vem sem riscos. A gente não sabia que o que estávamos fazendo renderia resultados assim. Havia um grande risco disso representar um passo para trás".

"Na verdade, quando começamos o desenvolvimento disso no túnel, com base nas ideias que tiramos através de fotos, demos um grande passo para trás. Enorme. Ele era bem mais lento no começo e foi através de nosso aprendizado com as simulações e o túnel, além de novos designs que nos levaram onde estamos hoje".

Szafnauer disse que mudar conceitos de aerodinâmica - se afastando do design de alta inclinação usado anteriormente para se aproximar do design da Mercedes - nunca seria uma decisão fácil, para qualquer equipe.

Mas afirmou que isso fez total sentido para sua equipe por causa da maneira que estava pegando os designs de suspensão e de caixa de câmbio da Mercedes, que foram feitas sob medidas para a equipe.

"Nós queríamos fazer isso há algum tempo. Nós compramos a caixa de câmbio da Mercedes, e ela é projetada com um centro de gravidade baixa, então sempre tínhamos alguns problemas na traseira do carro, onde o downforce era essencial para uma traseira estável".

"Nós queríamos sair desse formato mais inclinado por causa desse impacto que causava na traseira. Esse foi o primeiro ano na qual conseguimos mudar. Mas, mesmo com isso, achei que ainda assim andaríamos para trás antes de dar passos adiantes. Não parecia que seria desse jeito".

Enquanto a origem da cópia da Racing Point recebeu críticas de outras equipes, Szafnauer acredita que o que sua equipe fez não é muito diferente do que se vê nas rivais.

"Tirar fotos dos outros carros, acontece em todos os lugares, das equipes maiores às menores. A questão é que algumas fazem um trabalho melhor de integração através das fotos. Não podemos nos esquecer que Adrian Newey criou os designs do assoalho soprado e do design de alta inclinação que a Red Bull tem. E a maioria do grid usa isso, incluindo nós, anteriormente".

"Nós tiramos fotos naquela época, do assoalho da Red Bull, quando estávamos tentando replicar. Mas não conseguimos fazer isso funcionar. E eu te digo: outras equipes fizeram o mesmo. Todos fazem isso, é permitido".

RETA FINAL: Hamilton merece as críticas que recebe? Eric Granado comenta volta de MotoGP e MotoE

PODCAST: Guerra de bastidores na F1 e entrevista com Igor Fraga

 

Relembre 10 frases e bordões de Galvão Bueno, que completa 70 anos

Artigo anterior

Relembre 10 frases e bordões de Galvão Bueno, que completa 70 anos

Próximo artigo

Zanardi é transferido para centro de recuperação e reabilitação neurológica

Zanardi é transferido para centro de recuperação e reabilitação neurológica
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Racing Point
Autor Jonathan Noble