Red Bull vê possibilidade de ganhos “de graça” com Honda
Equipe entende que pode trabalhar mais em carenagem ao redor do motor para fazer carro ganhar mais performances
A Red Bull vê potencial para grandes "ganhos de graça" com a Honda no futuro, apenas por melhorar a carenagem em volta de sua unidade de potência em seu carro.
Com o relacionamento Red Bull-Honda tendo começado bem, Max Verstappen subiu ao pódio na abertura da temporada de Fórmula 1 na Austrália, e a equipe vislumbra coisas maiores no futuro.
Rob Marshall, diretor de engenharia da Red Bull, diz que já existe espaço para desempenho ser encontrado simplesmente pelo carro encaixar melhor com o propulsor da Honda.
"Podemos ver áreas ao redor da unidade de energia para nos concentrarmos em reduzir espaço na parte traseira", disse ele, em uma entrevista feita pela parceira da Red Bull, a ExxonMobil, nesta segunda-feira.
"Não são necessariamente grandes pedaços, mas há provavelmente quatro ou cinco áreas em que pensamos que se pudermos mudar isso, vai ser melhor. Você adiciona cinco dessas cinco coisas ou até três dessas cinco coisas e você pode fazer um ganho considerável.”
"É quase como ganho de desempenho de graça, se você sabe o que quero dizer. Não haverá nenhum custo de desempenho real no lado da Honda. Apenas fazendo peças diferentes e movendo algumas coisas para outros lugares.”
"Eles são muito abertos às nossas sugestões e, igualmente, entendemos quando dizem que é um pouco complicado ou não queremos fazer algo porque há um risco de confiabilidade associado a isso."
Marshall disse que tanto a Red Bull quanto a Honda estão se esforçando bastante no momento para melhorar o desempenho, mas disse que isso é algo bom.
"O período de lua de mel ainda está em pleno andamento, mas acho que é justo dizer: a Honda é realmente profissional, eles estão realmente preparados e estão se esforçando muito", explicou.
"Eles entendem o que precisamos e entendemos o que precisamos, então está indo bem."
Ele também disse que a dinâmica da Red Bull era muito diferente, sendo o foco único de um fabricante agora, em vez de ser cliente como na Renault em anos anteriores.
"Nosso relacionamento com a Renault foi bem conhecido como de altos e baixos", disse ele. "Houve momentos em que eles eram francamente brilhantes e estavam totalmente focados em nos ajudar a ganhar”.
"Então eles fizeram seu próprio time e, compreensivelmente, o foco estava nisso. Havia algumas coisas que não poderíamos fazer.”
"Com a Honda, é bem diferente. Sentamos juntos e decidimos o que é melhor.”
"Quando temos nossas reuniões, não falamos sobre o que torna a unidade de potência mais rápida ou o carro mais rápido, falamos sobre o desenvolvimento que coletará mais pontos para o campeonato, então você também tem que ser confiável."
"É assim que decidimos se fazemos algo ou não. Então é uma abordagem bem diferente".
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