Últimas notícias

Equipes dizem que F1 não tem pneus suficientes para introduzir o Q4

Chefes de Red Bull e Ferrari ponderam ideia de adicionar quarto estágio nos treinos classificatórios, mas alertam para falta de conjuntos

Pirelli tyres

Foto de: Erik Junius

Conforme revelado pelo Motorsport.com, a Fórmula 1 estuda a introdução de um quarto estágio (Q4) nos treinos classificatórios da categoria. Entretanto, as equipes permanecem céticas em relação à ideia. A menos que recebam mais pneus da Pirelli na temporada 2020. "O que não queremos é que os carros não rodem no Q4 porque não há mais pneus. Teremos suficientes para apoiar a iniciativa?” questionou o chefe da Red Bull, Christian Horner.

Segundo o dirigente, a atual distribuição de 13 conjuntos por final de semana provavelmente não seria suficiente para trabalhar com o Q4. “Estamos abertos a qualquer ideia, mas é preciso fazer a lição de casa para garantir que a mudança funcione. Estamos um pouco aquém em número de pneus, mas continuamos executando as simulações”.

Leia também:


Um dos requisitos para a confirmação do Q4 é a análise da simulação por computador que está sendo feita com as equipes para descobrir como as sessões se desenvolveriam - e se os pilotos terão ou não pneus suficientes para chegar até o fim.

A Pirelli está relutante em fornecer mais conjuntos para 2020. Se isso se mantiver, as escuderias não vão aprovar a introdução do Q4, dado o risco de os pilotos ficarem sem um número confortável de compostos.

Chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto disse que o importante é que o processo seja feito corretamente para evitar riscos: “Já começamos as simulações, então é algo em que estamos trabalhando. Tudo está sendo feito para garantir que não tenhamos nenhum problema. Estamos esperando as últimas palavras da proposta e depois analisaremos”.

Pirelli tyre

Pirelli tyre

Photo by: Erik Junius

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Red Bull vê possibilidade de ganhos “de graça” com Honda
Próximo artigo Prost diz que F1 precisa de menos tecnologia e mais engenhosidade

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil