Recomendado para você

F1: "Piastri é o melhor depois de Verstappen", diz Ecclestone

F1: "Piastri é o melhor depois de Verstappen", diz Ecclestone

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "Piastri é o melhor depois de Verstappen", diz Ecclestone
Diogo Moreira fecha acordo com Honda e estreia na MotoGP em 2026 com a LCR

Diogo Moreira fecha acordo com Honda e estreia na MotoGP em 2026 com a LCR

MotoGP
MotoGP
Diogo Moreira fecha acordo com Honda e estreia na MotoGP em 2026 com a LCR
F1 - "Verstappen será campeão desta temporada", afirma Jacques Villeneuve

F1 - "Verstappen será campeão desta temporada", afirma Jacques Villeneuve

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - "Verstappen será campeão desta temporada", afirma Jacques Villeneuve
F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi

F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi
Mick Schumacher faz primeiro teste pela IndyCar e crava melhor tempo em sessão

Mick Schumacher faz primeiro teste pela IndyCar e crava melhor tempo em sessão

Indy
Indy
Mick Schumacher faz primeiro teste pela IndyCar e crava melhor tempo em sessão
F1 - Lawson dá detalhes sobre pressão dentro da Red Bull: 'Somos treinados assim desde sempre'

F1 - Lawson dá detalhes sobre pressão dentro da Red Bull: 'Somos treinados assim desde sempre'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Lawson dá detalhes sobre pressão dentro da Red Bull: 'Somos treinados assim desde sempre'
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Talladega: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Talladega: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Talladega II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Talladega: veja horários e como assistir
F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal
Últimas notícias

Renault confia em motor mais potente e resistente na F1

Diretor técnico da fornecedora francesa, Remi Taffin acredita que os motores enfim estão atingindo nível esperado de confiabilidade

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Bob Bell, Renault Sport F1 Team at Renault Sport F1 Team and Remi Taffin, Head of Renault Sport F1 Track Operations
Sebastian Vettel, Ferrari and Remi Taffin, Head of Renault Sport F1 Track Operations
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, Sergio Perez, Sahara Force India VJM10
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR12, retires, technical issues
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Marshals remove the car of Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR12
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13

A Renault afirmou que finalmente está atingindo suas metas de confiabilidade no dinamômetro com os novos componentes, o que também irá proporcionar mais potência em seus motores no restante da temporada de 2017 da F1.

Uma série de problemas, incluindo um que deixou Max Verstappen frustrado, colocou a fabricante francesa sob pressão, quando a confiabilidade era um problema particular.”

Mas, com as falhas recentes sendo relacionadas a uma especificação mais antiga, a Renault teve boas notícias de seu dinamômetro recentemente, o que a deixou otimista para quando a nova especificação for utilizada.

“Podemos afirmar que, do Canadá a Baku, atingimos um nível de confiabilidade que gostaríamos de ter”, disse Remi Taffin, da Renault, ao Motorsport.com. “Então, tudo o que queríamos trazer eram 5000 km testados.”

“Obviamente ainda queremos manejar as peças que introduzimos mais cedo na temporada, então por isso às vezes ainda temos alguns pequenos problemas. Mas é assim que temos de trabalhar, para garantir que podemos seguir em frente.”

Dentro dos limites

A Renault quer garantir que suas equipes não extrapolem o limite de quatro motores por temporada – é por isso que ela pretende introduzir a nova rodada de motores entre os GPs da Inglaterra ou da Hungria.

“Tudo é uma questão de confiabilidade, o que, obviamente, nos fez demorar dois meses a mais do que gostaríamos. Mas pelo menos agora nós podemos nos beneficiar disso e, em Baku pudemos tirar mais performance do motor, o que foi bom para aquele tipo de pista.”

A Renault introduziu novos modos e acertos para o GP do Azerbaijão tanto para sua equipe oficial quanto para as clientes (Red Bull e Toro Rosso), o que rendeu um avanço de cerca de 0s2 por volta.

Taffin acredita que, mesmo sem maiores mudanças em peças, alguns passos à frente podem ser dados ainda em 2017.

“Se você tem problemas de confiabilidade e consegue resolvê-los, então você pode forçar um pouco mais. Então, é por isso que temos esses tipos de passos”, explicou.

“Se você está em desvantagem e precisa mudar as coisas eletronicamente, então você consegue evoluir as coisas facilmente quanto tem a confiabilidade de volta. Foi o que fizemos em Baku. Às vezes, parece que tem um pouco de mágica nisso.”

“Não precisamos fazer grandes mudanças nas peças físicas para que tenhamos grandes passos.”

“Na segunda parte da temporada, estaremos de olho em construir o nível correto de confiabilidade para extrair o máximo do motor. Isso também faz com que possamos ter mais energia elétrica das baterias e assim por diante.”

Artigo anterior Barrichello, sobre formação no Brasil: “Temos bons pilotos”
Próximo artigo Filme sobre história da Williams será lançado no próximo mês

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros