Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Últimas notícias

Renault confia em motor mais potente e resistente na F1

Diretor técnico da fornecedora francesa, Remi Taffin acredita que os motores enfim estão atingindo nível esperado de confiabilidade

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Bob Bell, Renault Sport F1 Team at Renault Sport F1 Team and Remi Taffin, Head of Renault Sport F1 Track Operations
Sebastian Vettel, Ferrari and Remi Taffin, Head of Renault Sport F1 Track Operations
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, Sergio Perez, Sahara Force India VJM10
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR12, retires, technical issues
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Marshals remove the car of Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR12
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13

A Renault afirmou que finalmente está atingindo suas metas de confiabilidade no dinamômetro com os novos componentes, o que também irá proporcionar mais potência em seus motores no restante da temporada de 2017 da F1.

Uma série de problemas, incluindo um que deixou Max Verstappen frustrado, colocou a fabricante francesa sob pressão, quando a confiabilidade era um problema particular.”

Mas, com as falhas recentes sendo relacionadas a uma especificação mais antiga, a Renault teve boas notícias de seu dinamômetro recentemente, o que a deixou otimista para quando a nova especificação for utilizada.

“Podemos afirmar que, do Canadá a Baku, atingimos um nível de confiabilidade que gostaríamos de ter”, disse Remi Taffin, da Renault, ao Motorsport.com. “Então, tudo o que queríamos trazer eram 5000 km testados.”

“Obviamente ainda queremos manejar as peças que introduzimos mais cedo na temporada, então por isso às vezes ainda temos alguns pequenos problemas. Mas é assim que temos de trabalhar, para garantir que podemos seguir em frente.”

Dentro dos limites

A Renault quer garantir que suas equipes não extrapolem o limite de quatro motores por temporada – é por isso que ela pretende introduzir a nova rodada de motores entre os GPs da Inglaterra ou da Hungria.

“Tudo é uma questão de confiabilidade, o que, obviamente, nos fez demorar dois meses a mais do que gostaríamos. Mas pelo menos agora nós podemos nos beneficiar disso e, em Baku pudemos tirar mais performance do motor, o que foi bom para aquele tipo de pista.”

A Renault introduziu novos modos e acertos para o GP do Azerbaijão tanto para sua equipe oficial quanto para as clientes (Red Bull e Toro Rosso), o que rendeu um avanço de cerca de 0s2 por volta.

Taffin acredita que, mesmo sem maiores mudanças em peças, alguns passos à frente podem ser dados ainda em 2017.

“Se você tem problemas de confiabilidade e consegue resolvê-los, então você pode forçar um pouco mais. Então, é por isso que temos esses tipos de passos”, explicou.

“Se você está em desvantagem e precisa mudar as coisas eletronicamente, então você consegue evoluir as coisas facilmente quanto tem a confiabilidade de volta. Foi o que fizemos em Baku. Às vezes, parece que tem um pouco de mágica nisso.”

“Não precisamos fazer grandes mudanças nas peças físicas para que tenhamos grandes passos.”

“Na segunda parte da temporada, estaremos de olho em construir o nível correto de confiabilidade para extrair o máximo do motor. Isso também faz com que possamos ter mais energia elétrica das baterias e assim por diante.”

Artigo anterior Barrichello, sobre formação no Brasil: “Temos bons pilotos”
Próximo artigo Filme sobre história da Williams será lançado no próximo mês

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros