Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Últimas notícias

Renault diz que sofreu “dano colateral” na briga entre Mercedes e Ferrari

Diretor-executivo, Cyril Abiteboul admite que equipe ficou para trás no desenvolvimento de unidade de potência

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18, Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H

A Renault começou a temporada de 2018 com força e parecia ter se estabelecido como a equipe líder por trás dos três melhores times antes das férias de verão.

Nico Hulkenberg disse que a equipe não era mais rápida o suficiente para lutar contra seus principais rivais.

O diretor-executivo da Renault F1, Cyril Abiteboul, diz que vários fatores contribuíram para a situação da Renault, mas o principal deles é que o motor não acompanhou as atualizações de seus concorrentes.

"Vemos que estamos em um meio de grid muito competitivo, com a maioria dos carros ao nosso redor se beneficiando e acompanhando o desenvolvimento dos melhores times, Mercedes e Ferrari, que realmente estão brigando pelo campeonato", disse Abiteboul ao Motorsport.com.

"Na minha opinião, somos quase um dano colateral. Estamos vendo Ferrari tendo, em algum ponto, uma vantagem sobre a Mercedes, e depois uma taxa muito forte de desenvolvimento da Mercedes para recuperar o atraso.

"Sob os regulamentos atuais, isso está tendo um impacto positivo em todas as outras equipes [clientes], então a Force India, a Haas e a Sauber ganharam com essa briga entre os dois.

"Estamos em isolamento. Não é um problema porque somos o fabricante, temos total responsabilidade, mas precisamos fazer tudo para progredir."

Abiteboul acredita que a situação do motor disfarçou o progresso de sua equipe, mesmo que suspeite que possa precisar verificar quão bem algumas atualizações funcionaram.

"O chassi está progredindo, mas o chassi não está progredindo a uma taxa que pode compensar a taxa de desenvolvimento das equipes principais ou a falta de melhoria do motor, porque a especificação do motor não mudou realmente desde Montreal.”

"Mas, além disso, o carro pode não estar no seu potencial máximo porque tivemos muitas evoluções.”

"Podemos precisar revisitar alguns deles, e talvez tenhamos algumas evoluções que não estão funcionando da maneira que queremos, então é muito difícil dar uma conclusão definitiva."

Abiteboul diz que a conclusão já alcançada é que a Renault precisará elevar seus níveis de agressividade com sua unidade de potência em 2019, além de garantir que ela comece a melhorar sua operação em Enstone.

"Vemos que não podemos nos dar ao luxo de impulsionar maciçamente o desenvolvimento do motor e estamos atualmente olhando as metas para o próximo ano, e essas metas serão extremamente agressivas", disse ele.

"Do lado do chassi, precisamos aceitar que é um processo de longo prazo e Enstone cresceu muito rapidamente.”

"Mas não é apenas sobre o tamanho, é sobre a maneira como as pessoas estão interagindo entre si, e Marcin [Budkowski] agora está totalmente no comando em Enstone.”

Artigo anterior Fórmula 1 precisa de uma guerra de pneus, diz Hakkinen
Próximo artigo Williams anuncia Russell para temporada 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros