Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Renault: é “ridículo” pensar que entraremos no top 3 em 2019

Chefe técnico da Renault, Marcin Budkowski acredita que seria “ridículo” para sua equipe pensar que ela poderá lutar no top 3 da F1 em curto prazo.

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS 18
Renault R.S. 18 of Nico Hulkenberg technical detail
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18
Renault F1 front wing detail
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Apesar de a fabricante francesa ter obtido bom progresso neste ano, quando pretende terminar na quarta posição, atrás somente de Mercedes, Ferrari e Red Bull, Budkowski está cético sobre a possibilidade de sua equipe ir muito melhor em 2019.

Em vez isso, ele acredita que uma luta genuína contra as três maiores equipes da F1 terá de esperar pelas mudanças nas regras de 2021.

“Obviamente, espero que seja diferente, mas teremos de levar as coisas passo a passo”, disse Budkowski, que começou a trabalhar na equipe no começo deste ano.

“Estamos 1s5 atrás dos caras da ponta, e, se eu estivesse sentado aqui pensando que vamos recuperar essa diferença contra gente como Mercedes e Ferrari, essas organizações enormes, com pessoas supercompetentes, [eu estaria errado].”

“Nós crescemos nos últimos dois anos, mas eles têm estruturas com 900 pessoas há muitos anos. Estabilidade tem lhes beneficiado, então seria ridículo eu dizer que vamos vencê-los no próximo ano.”

“Nosso objetivo é continuar progredindo fortemente, e, para ser honesto, reduzir essa desvantagem é um real feito. Eu certamente espero que possamos lutar muito mais de perto com eles em 2020. Mas não vou fazer previsões, porque seria irrealista.”

“2021 é uma mudança potencial de regulamento, se isso for confirmado, e temos de ver isso como uma oportunidade. Toda mudança potencial é uma oportunidade e um risco do nosso ponto de vista, e um recomeço real nas regras é favorável para nós.”

Nada de “facadas pelas costas”

A Renault passou por dramáticas transformações desde que se tornou uma equipe de fábrica, em 2016, e Budkowski acredita que um dos pontos fortes da operação é o espírito de equipe.

“Há realmente um bom grupo de pessoas na base de tudo, e é um ambiente muito apolítico. Então, é um bom ambiente para se trabalhar, um ambiente muito agradável”, disse.

“É um local em que as pessoas passam seu tempo pensando em como colocar performance no carro em vez de como dar facadas pelas costas dos outros. Então, acho que é fantástico, muito melhor do que em alguns lugares onde trabalhei antes.”

Por mais que Budkowski esteja cético sobre uma mudança de patamar dramática em 2019, ele afirmou que o objetivo é tirar a Renault da batalha do pelotão intermediário.

“Precisamos realmente nos estabelecer, sair do pelotão intermediário e ser uma equipe que começa a ficar mais próxima dos caras da frente”, disse.

“É difícil dar metas precisas, porque depende do progresso dos outros.Achoq ue temos de mostrar que estamos saindo do pelotão intermediário.”

Quando questionado se a Renault precisava de mais progresso no chassi ou no motor, Budkowski disse:” Acho que em ambos. No lado do motor e chassi, na forma com que operamos o carro, em todo lugar a desvantagem é significativa, e precisamos dar um passo à frente em ambos os lados.”

Marcin Budkowski, Renault Sport F1 Team

Marcin Budkowski, Renault Sport F1 Team

Photo by: Sutton Images

 

Artigo anterior Ex-rival de Senna no kart vê semelhanças entre brasileiro e Verstappen
Próximo artigo Sauber confirma Giovinazzi ao lado de Raikkonen em 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros