Últimas notícias

Renault trabalha em modo de qualificação "mágico" para 2018

Fabricante francesa garantiu às suas equipes que está trabalhando duro para oferecer um modo de qualificação em uma tentativa de ajudá-los a enfrentar a Mercedes e a Ferrari

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17

Formula 1 2018

The 2018 Formula 1 World Championship is the 69th season of the world’s leading open-wheel single-seater series. Sanctioned by the sport’s governing body, the FIA, its 10 teams and 20 drivers will compete in 21 Grands Prix around the world, beginning in Australia on March 25 and ending in Abu Dhabi on November 25. <p>The French Grand Prix, at Circuit Paul Ricard, returns to the calendar for the first time since 2008. The German Grand Prix, at Hockenheim, reappears after a one-year absence. The Malaysian Grand Prix, run since 1999 at Sepang, has dropped off the 2018 calendar.</p> <p>The main technical change for the new season is the adoption of the Halo cockpit protection system to all cars.</p>

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17 takes the chequered flag at the end of Qualifying
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS17
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, Fernando Alonso, McLaren MCL32

Embora a unidade de energia da Renault seja um adversário capaz de superar os motores rivais nas corridas, ainda falta quando se trata da capacidade de desencadear um aumento de energia extra para o Q3.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, acha que a falta uma espécie de modo "mágico" que a Mercedes tem e é bastante significativo - e faz toda a diferença quando se trata de agarrar uma posição na frente do grid.

"O problema da qualificação é que não temos os modos de alta potência que os nossos concorrentes têm. Tenho certeza de que há quase meio segundo nisso”, disse.

"Podemos ver na qualificação [na Malásia], não havia uma única curva em que o nosso carro estivesse mais lento do que os nossos adversários".

O chefe da Renault, Cyril Abiteboul, confirmou que a questão da qualificação está sendo trabalhada pelos funcionários da base da empresa em Viry-Chatillon.

"Não estamos tomando outras medidas além de tentar fazer o melhor que podemos para ter um motor competitivo no próximo ano, mas não apenas competitivo, porque acreditamos que o motor já é competitivo", explicou.

"É certamente muito competitivo em um domingo, mas falta um pouco no sábado na qualificação. Não temos esse tipo de modo de qualificação"mágico", mas estamos trabalhando duro nisso”.

"O desempenho do motor irá melhorar de forma muito sensível para o ano que vem, não apenas para a qualificação, mas também para a corrida, o que me faz acreditar que o motor será extremamente competitivo".

Enquanto as equipes estão perseguindo mais desempenho para os sábados, Abiteboul diz que sua maior preocupação é melhorar a confiabilidade - com uma série de falhas que prejudicaram as equipes equipadas pela Renault este ano.

"O foco tem que ser a confiabilidade. Você sabe, perdemos muitos pontos nesta temporada devido à falta de confiabilidade de todo o pacote, o que para mim está diretamente relacionado ao fato de que a equipe está mudando muito rapidamente”.

"Estamos crescendo, estamos recrutando muitas pessoas. Quando você faz isso, geralmente é a confiabilidade que é afetada. Esta será a primeira coisa a consertar para o futuro a curto prazo".

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso: Honda fracassou por começar "do zero" a cada ano
Próximo artigo Vettel supera Hamilton e domina TL1 do GP do Japão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil