Rivais duvidam que Red Bull dominará segunda parte da temporada
Falando ao TotalRace, Pat Fry e James Allison relativizam sucesso de Vettel no GP da Europa e esperam equilíbrio
A proximidade dos rendimentos de Red Bull, Ferrari e Lotus durante o GP da Grã-Bretanha colocou ainda mais lenha em uma dúvida que já estava no ar desde a etapa anterior, em Valência, quando Sebastian Vettel fez a pole com mais de três décimos de vantagem e liderava tranquilamente até sofrer uma quebra: afinal, a Red Bull está realmente acima dos rivais ou a performance do GP da Europa foi exceção?
Questionados pelo TotalRace, os engenheiros das equipes rivais mostraram duvidar que o propagandeado salto de qualidade trazido pelo pacote de mudanças introduzidos pela equipe anglo-austríaca seja tão grande quanto os mais de 20s que Vettel chegou a abrir em Valência sugeriram.
“Quando você fala em ritmo, geralmente fala em classificação e eles já haviam mostrado uma vantagem razoável em relação aos rivais no Canadá, quando não conseguiram trabalhar os pneus tão bem e ter um bom ritmo de corrida”, lembra o diretor técnico da Ferrari, Pat Fry. “Já em Valência, o ritmo de corrida deles impressionou muito. Acho que, às vezes, quando se melhora muito na corrida, há uma queda do outro lado e parte disso tem a ver com como o carro usa os pneus. São duas questões que ficam misturadas. Não diria que eles deram um passo muito grande devido a sua performance na classificação. Na corrida, veremos.”
Para o diretor técnico da Lotus, James Allison, a tendência é que os níveis de performances das equipes se alternem a cada etapa, como tem sido a regra neste ano.
“Seria um erro assumir que a performance de Sebastian em Valência será a tona do que vai acontecer no restante do ano, pois a história deste ano tem sido de iô-iô de um circuito para o outro. A Red Bull teve algumas corridas espetaculares e outras, nem tanto. Não tivemos nenhuma corrida espetacular, mas tivemos várias boas provas. Contando que possamos continuar tendo essas boas corridas, teremos uma temporada forte e é nisso em que estou me concentrando.”
É a mesma linha que o próprio Adrian Newey, projetista da Red Bull, segue. “Acho que o que podemos dizer é que tivemos o melhor carro em Valência, assim como tivemos o melhor carro no Bahrein. Com essas mudanças de performance a cada corrida que temos visto nesta temporada, infelizmente não podemos dizer que isso vai se repetir nas próximas provas.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.