Conteúdo especial

Rival de Fittipaldi, tricampeão da F1 e ex-chefe de Barrichello e Burti: os 81 anos de Jackie Stewart

Lenda da Fórmula 1, ex-piloto escocês é o mais velho entre os campeões vivos da categoria

Emerson Fittipaldi, Lotus talks with Jackie Stewart, Tyrrell

Foto de: David Phipps

Há exatos 81 anos, no dia 11 de junho de 1939, nascia na Escócia John Young Stewart, que ficaria conhecido como Jackie Stewart nas pistas. Tricampeão da Fórmula 1 (1969, 1971 e 1973), Stewart foi um dos maiores pilotos da história.

Condecorado pela realeza britânica, Sir Jackie Stewart ficou apenas 8 anos na categoria máxima do automobilismo mundial, mas conseguiu 27 vitórias e deteve o recorde de mais triunfos até 1987, quando foi superado pelo francês Alain Prost.

Leia também:

Rival de Emerson Fittipaldi

Na década de 1970, um dos maiores rivais de Stewart foi Emerson Fittipaldi, contra quem disputou os títulos de 72 e 73. Na primeira ocasião, o brasileiro levou a melhor, mas o escocês 'deu o troco' no ano seguinte. Emerson parabenizou Jackie pelo aniversário de 81 anos:

 

Depois de deixar as pistas, Jackie ainda esteve envolvido nas transmissões de televisão e trabalhou para melhorar a segurança no automobilismo. Até hoje, é bastante visto nos paddocks ao redor do mundo em provas da F1.

VÍDEO: Emerson Fittipaldi fala sobre rivalidade com Jackie Stewart aos 8min25s; veja

Stewart dono de equipe

Jackie também se arriscou como dono de equipe ao entrar na F1 com o time que levava seu nome: a Stewart nasceu em 1997 e durou de maneira bastante breve até a temporada 1999, antes de ser vendida à Jaguar.

Nos três anos da equipe na F1, Rubens Barrichello esteve ao volante em todos, conseguindo quatro pódios e uma pole position. A Stewart ainda teve uma vitória em sua história. Foi em 1999, com Johnny Herbert, em Nurburgring, na Alemanha.

Rubinho, o terno e a tocada impressionante

'Homem-forte' de Jackie durante a existência da Stewart na F1, Rubinho falou sobre o amigo e ex-chefe com exclusividade ao Motorsport.com: "O Jackie é uma pessoa que sempre passou muita confiança para mim".

"A primeira coisa que ele me mandou fazer foi me levar no cara que fazia o terno dele. Então pensei 'o que que esse cara, quer?' E aí ele disse 'olha, quando você for se apresentar para chefes de equipe e patrocinadores, você tem que estar mais bem vestido que eles'. Cara, aprendi ali na hora uma coisa muito importante".

Barrichello também lembrou de outra curiosidade: "O mais interessante é que, de todos os pilotos dele, o Jackie levou todo mundo para Oulton Park para ver guiando. Mas ele nunca me levou. Ele falou que confiava muito na minha tocada e que ela era impressionante, então não precisava me levar. Se ele não tinha me conquistado, ali ele me ganhou de verdade".

Burti e o recorde de Oulton Park

Após a venda para a Jaguar, Stewart permaneceu na equipe e ainda viu seu ex-piloto de testes Luciano Burti ser promovido a titular. O hoje comentarista também nos confidenciou uma história curiosa vivida com o escocês em Oulton Park: "Jackie tinha costume de levar os pilotos para andar num carro meio de rali naquela pista. Eu fui lá, ele não deu muita bola para mim, e no final do dia foi minha vez de andar".

"Eu dei umas duas, três voltas do lado dele. Era um carro de dois lugares e ele ia mostrando, dando dicas das curvas, etc. Eu dei duas voltas e virei mais rápido que ele", relembrou Burti ao Motorsport.com.

"O Andy Miller, que era o diretor da equipe na época, falou que eu virei mais rápido que ele e era a primeira vez na história que alguém andou mais rápido que ele ali em Oulton Park. E ele não deu muita bola, falou que eu estava andando muito no limite, ficou com um gosto amargo na boca porque eu tinha virado mais rápido que ele".

"Naquele dia eu vi que ele começou a me dar uma atenção especial. Ele nunca veio falar que eu virei mais rápido que ele, mas é aquele negócio de piloto", completou com bom humor o hoje comentarista da Globo.

Veja todos os carros da carreira de Sir Jackie nas pistas e fora dela com a Stewart:

Jackie Stewart, BRM P261, 1965
Vitórias: 1. Pontos: 33. Classificação: 3º
Jackie Stewart, BRM P83, 1966
Vitórias: 1. Pontos: 14. Classificação: 7º
Jackie Stewart, 1977
Vitórias: 0. Pontos: 10 Classificação: 9º
Jackie Stewart, Matra, 1968
Vitórias: 3. Pontos: 36. Classificação: 2º
Jackie Stewart, Matra MS80, 1969
Vitórias: 6. Pontos: 63. Classificação: 1º
Jackie Stewart, Tyrrell 001, 1970
Vitórias: 1. Pontos: 25. Classificação: 5º
Jackie Stewart, Tyrrell 003 Ford, 1971
Vitórias: 6. Pontos: 62. Classificação: 1º
Jackie Stewart, Tyrrell 003, 1972
Vitórias: 4. Pontos: 45. Classificação: 2º
Jackie Stewart, Tyrrell 006 Ford, 1973
Vitórias: 5. Pontos: 71. Classificação: 1º
Stewart Grand Prix Ford SF-1, 1997
Depois de 24 anos fora das pistas, Jackie Stewart montou sua própria equipe na F1, com Rubens Barrichello sendo seu piloto nos três anos de existência.
Vitórias: 0. Pontos: 6. Classificação nos Construtores: 3º
Rubens Barrichello, Stewart SF2-Ford, 1998
Vitórias: 0. Pontos: 5. Classificação nos Construtores: 8º
Rubens Barrichello, Stewart Ford SF3, 1999
Vitórias: 1. Pontos: 36. Classificação: 4º
12

PODCAST Motorsport.com debate a influência de Lewis Hamilton para além das pistas

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Racing Point anuncia teste com carro de 2020 em Silverstone
Próximo artigo Ferrari anuncia parceria com FIA para incentivar jovens mulheres no esporte e oferecer vagas em sua Academia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil