Recomendado para você

F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

F3
F3
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

Saiba como configuração de volante da McLaren ajudou Sainz na Ferrari

Detalhe ajudou espanhol desbancar seu ex-time na batalha pela terceira colocação do Mundial de Construtores

Ferrari SF21 steering wheel of Carlos Sainz Jr.

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Carlos Sainz se destacou na Fórmula 1 na temporada de 2021 como o piloto que se adaptou melhor e mais rápido a uma nova equipe.

Sua capacidade de lutar ao lado do companheiro de equipe, Charles Leclerc, foi fundamental para ajudar a Ferrari na batalha com sua antiga equipe, a McLaren, pelo terceiro lugar no campeonato de construtores.

Leia também:

Um aspecto interessante de sua mudança para a Ferrari foi como ele adotou um arranjo de embreagem semelhante ao que ele preferia na equipe britânica.

Em vez de ficar com o arranjo de alavanca única, que foi introduzido pela primeira vez por seu antecessor, Sebastian Vettel, e adotado por Leclerc, Sainz optou por um arranjo de alavanca dupla.

McLaren steering wheel of Carlos Sainz Jr.

McLaren steering wheel of Carlos Sainz Jr.

Photo by: Giorgio Piola

Como a configuração usada durante seu período na McLaren, as alavancas de Sainz também têm um soquete no final, para que ele possa colocar dois dedos dentro para melhorar a ergonomia.

Esta é uma característica em comum com um arranjo usado por Vettel e Kimi Raikkonen, antes da mudança para a configuração de pá única.

Raikkonen perseverou com a versão dupla, e tinha as alavancas na horizontal ao volante. No entanto, Sainz decidiu inseri-las em um ângulo que melhor se adapte às suas necessidades.

Ferrari SF70 steering wheel of Sebastian Vettel

Ferrari SF70 steering wheel of Sebastian Vettel

Photo by: Giorgio Piola

FOTO

Também é interessante notar que, embora as adaptações na frente do volante pareçam ser menos críticas para o conforto de Sainz, ele parece ter encurtado as alavancas no volante quando comparado a Leclerc.

Essas mudanças podem parecer pequenas à primeira vista, mas mesmo assim podem ter um impacto válido no desempenho, especialmente quando consideramos a importância de uma largada na corrida.

 

Ferrari SF1000 steering wheel of Charles Leclerc

Ferrari SF1000 steering wheel of Charles Leclerc

Photo by: Giorgio Piola

Editor revela BASTIDORES da cobertura ESPECIAL no GP DE SÃO PAULO: "Band ABRAÇOU a F1"

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #156 - Mariana Becker traz bastidores de Verstappen x Hamilton na F1 2021

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

 

Artigo anterior ANÁLISE: Como as equipes podem encontrar brechas no novo regulamento da F1
Próximo artigo F1: AlphaTauri é mais uma a passar nos testes de colisão da FIA; carro de 2022 já pode ir à pista

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros