Sainz: “A F1 precisa que metade do grid lute pelo pódio”
Piloto da Toro Rosso quer que tempos de classificação sejam mais próximos
Na opinião de Carlos Sainz Jr, a Fórmula 1 precisa se preocupar com o desempenho de metade do grid, e ele acredita que as equipes de meio da tabela devem ter pelo menos a oportunidade de lutar regularmente por pódios.
Ferrari, Mercedes e Red Bull completaram dez dos 11 pódios que a Fórmula 1 teve até agora em 2017, com exceção Lance Stroll com o surpreendente terceiro lugar na corrida caótica em Baku.
Sainz, piloto da Toro Rosso, admitiu no início desta temporada, que foi desencorajado pela diferença entre as equipas de topo e do pelotão intermediário e agora está pedindo que o classificatório da F1 seja mais apertado.
"Eu acredito na igualdade, muito mais igualdade", disse. "Eu acho que Mercedes, Ferrari e Red Bull devem continuar ganhando o campeonato. Mas acredito que deveria ser mais emocionante. Poderiam incluir pelo menos para metade do grid a chance de luta pelo pódio."
"No momento, isso não está acontecendo. Sem chance. Nenhum dos times de médio porte pode chegar ao pódio em circunstâncias normais".
Sainz está em seu terceiro ano com a Toro Rosso e marcou 99 pontos desde a sua estreia em 2015, sendo o sexto lugar em uma corrida o seu melhor resultado.
Desde que a Toro Rosso se tornou uma equipe que regularmente ocupa a metade do pelotão, a vitória de Sebastian Vettel no GP da Itália de 2008 continua sendo seu único pódio em 12 anos de história.
"Eu acho que se você fizer um fim de semana perfeito, como eu tive em Monaco (onde Sainz terminou em sexto), deve ser capaz de conseguir um pódio tornando, mas tem que fazer tudo perfeito", disse Sainz.
"Grosjean (piloto Haas) na Áustria fez um bom fim de semana e foi o sexto. Eu acho que deveria haver mais oportunidades para brilhar, para as equipes a partir da metade do grid, o que no momento não temos."
Perguntado se é possível equilibrar a categoria usando um teto orçamentário, Sainz disse: "Eu não sei, pois não entendo de política, por isso não vou entrar nessa discussão, mas eu acho que eles precisam encontrar uma solução para que os tempos de volta sejam mais próximos entre as dez equipes".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.