Recomendado para você

Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026

Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026

Indy
Indy
Indy October Testing
Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026
Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star

Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star

Geral
Geral
Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star
F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"

F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"
 EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1

EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1
Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual

Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual

Geral
Geral
Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual
F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"

F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"
Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Rally
Rally
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Sem apoio brasileiro e versus 'promoção' da Ferrari: Pietro tem preferência da Haas, mas Giovinazzi leva vantagem 'comercial'

Entenda em que situação está a briga pela vaga de piloto titular da Haas F1 depois de Mazepin ser oficialmente dispensado da equipe

Em meio à briga pela vaga de titular da Haas na Fórmula 1, após a dispensa do russo Nikita Mazepin pelo time norte-americano, o brasileiro Pietro Fittipaldi enfrenta um obstáculo: a questão comercial, que passa diretamente pela falta de apoio financeiro de governo e empresas do Brasil.

O editor recomenda:

Assim, o piloto de testes da Haas, que estará na pré-temporada do Bahrein no fim desta semana, pode ver uma 'oportunidade única' escapar. E não por falta de talento: segundo apurou o Motorsport.com, ele é o favorito da equipe para a vaga, mas o aspecto econômico será o principal.

Neste sentido, a concorrência do italiano Antonio Giovinazzi, que tem apoio da Ferrari (fornecedora de unidades de potência para a Haas) e de empresas do país, é um elemento fundamental. Com ele, o time dos EUA teria um substancial desconto nos valores pagos pelos motores e peças vermelhos.

Além disso, o ex-Sauber/Alfa Romeo também levaria potenciais patrocinadores. O australiano Oscar Piastri, reserva da Alpine e vinculado à Renault, é uma opção -- e poderia atrair cifras milionárias, inclusive do pai, o empresário Chris Piastri, da HP Tuners --, mas corre por fora, embora não possa ser descartado como uma possibilidade real. Outro nome ocasionalmente cotado é o de Jehan Daruvala, indiano da F2 e membro da academia da Red Bull.

O 'preço' da vaga

Haas VF-22

Haas VF-22

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Segundo apurou o Motorsport.com, os candidatos a titular da Haas precisariam levar cerca de 15 milhões de euros, o que vale pouco menos de 83 milhões de reais. Para se ter uma ideia, em 2021, Mazepin teria aportado, via Uralkali, aproximadamente 30 milhões de euros, cerca de R$ 165 mi.

De acordo com a reportagem, Fittipaldi tem como obstáculo a falta de apoio do Brasil -- seja por intermédio governamental ou privado. Pietro conta com o patrocínio pessoal da empresa de telefonia Claro e das baterias Moura, mas faltaria uma quantia considerável para 'seduzir' a Haas.

Nos bastidores da F1, é consenso que a Haas não deve deixar o aspecto financeiro em segundo plano, apesar da grande reputação de Fittipaldi na equipe -- ele está há três temporadas no time e já disputou dois GPs, além de ter vasto conhecimento de toda a escuderia e de como ela funciona. 

As contas da Haas

Haas logo

Haas logo

Photo by: Andrew Hone / Motorsport Images

Por ter recebido parte dos valores referentes a 2022 adiantados por Mazepin, o time não enfrenta grandes dificuldades, segundo o próprio dono, Gene Haas. É justamente por isso que a organização não estaria 'exigindo' a fortuna paga pelo clã russo em 2021. Porém, dinheiro é sempre bem-vindo.

Tendo isso em vista, fontes do Motorsport.com apontaram que Giovinazzi tem uma grande 'carta na manga': pelo vínculo com a Ferrari, a titularidade do italiano poderia gerar à Haas um desconto no valor pago anualmente ao time de Maranello por motores e peças -- algo em torno de € 20 mi.

Outro aspecto também pesa, conforme apontado pelo jornalista Roberto Chinchero, repórter do Motorsport.com Itália e um dos mais respeitados da Europa, especialmente no que diz respeito aos bastidores do esporte a motor. "O relacionamento entre a Haas e a Ferrari cresceu bastante, com colaboração técnica maior, confirmada pela chegada do novo diretor técnico [da Haas], Simone Resta", diz.

Chinchero, porém, pondera: "Após o fim da história entre Antonio e a Alfa Romeo, a Ferrari anunciou que seguiria apoiando Giovinazzi e isso sugere que Maranello tentará apoiá-lo junto à Haas. Mas, obviamente, todos sabem que a Haas analisará o acordo considerando outros lados".

Como o mercado vê o patrocínio a um brasileiro na Haas?

Pietro Fittipaldi

Pietro Fittipaldi

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

O Motorsport.com conversou com fontes que estão no mercado de patrocínios esportivos e alguns obstáculos foram mencionados. O principal deles é o tempo, pois 'achar' quase R$ 90 mi no orçamento do marketing de uma grande empresa não é comum. Grandes cifras normalmente são planejadas no ano anterior e a F1, como plataforma global, pode ser 'vista com bons olhos' para algumas companhias, mas isso não seria tão atrativo para empresas cujo mercado é apenas nacional.

De todo modo, o principal jornalista de F1 do País, Reginaldo Leme, alerta para a necessidade de apoio de marcas brasileiras a Fittipaldi. "Acorda, Brasil! Chegou a hora de uma empresa brasileira apoiar Pietro a conseguir a vaga na equipe Haas", escreveu o comentarista da Band no Instagram.

 

Em meio a tudo isso, os fãs brasileiros clamam pela confirmação do piloto do País na Haas. Alheio aos apelos dos torcedores, o dono da equipe falou neste domingo sobre a briga pela vaga. “Estamos analisando candidatos, veremos quem está disponível e com o que temos que lidar, mas teremos alguém até quarta-feira. E Pietro definitivamente estará lá (no Bahrein)", afirmou Gene Haas. Quem será o companheiro do alemão Mick Schumacher? Agora, é torcer por Fittipaldi.

Wolff com PENA de Verstappen, Hamilton CRITICA Max e título de 2021 é posto na conta de DIRIGENTE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ímola garante novo contrato até temporada 2025
Próximo artigo RETA FINAL: Pietro Fittipaldi tem reais chances de garantir vaga na Haas? Saiba tudo sobre testes no Bahrein

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros