Tarifas dos EUA causam prejuízo de R$28 bi, mas não afetam Cadillac na F1, diz CEO da GM
Futura 11ª equipe da categoria está se preparando para a temporada 2026 em um cenário de incerteza financeira global

Motorsport Business
Covers any motorsport business related content
O presidente da General Motors, Mark Reuss, revelou um possível prejuízo de mais de 5 bilhões de dólares, ou de mais de R$ 28 bilhões em conversão direta, com as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - mas insiste que isso não afetará a futura equipe da Cadillac na Fórmula 1.
Tendo cortado sua previsão de lucro devido à incerteza na indústria automotiva causada pelos planos tarifários de Trump, Reuss disse que a GM - a empresa controladora da Cadillac - poderia estar prestes a sofrer um enorme buraco em suas finanças como resultado.
Isso ocorre quando a Cadillac está preparando sua entrada na F1 em 2026 e suas próprias unidades de potência três anos depois. Enquanto isso, a própria série ainda está esperando para ver qual será o impacto das tarifas globais anunciadas em abril e posteriormente adiadas em grande parte.
Reuss, no entanto, está convencido de que a equipe não sentirá o aperto. Quando perguntado se isso afetaria a Cadillac, ele respondeu: "Não, não afeta, é uma questão importante, estamos trabalhando muito duro".
"Essas são pegadas de longo prazo que temos, que são muito antigas em alguns casos, que estão lá há muito tempo, e por isso estamos trabalhando para trazer o máximo que pudermos para os Estados Unidos e evitar as tarifas, mas não a todo custo e isso não acontece da noite para o dia".
"Não há um interruptor de luz que diga: 'oh, de repente estamos livres de tarifas'. Você provavelmente deve ter visto nos últimos dias que tivemos ganhos no início da semana e, depois, voltamos e fizemos a revisão e a orientação dos ganhos, e, portanto, nesse segundo caso, há um impacto de cerca de 5 bilhões de dólares para nós, mas isso não afetará esse projeto".
Com a certeza de Reuss de que a - internamente, pelo menos - Cadillac não sofrerá, a escuderia novata da F1 também recebeu muito interesse de possíveis patrocinadores e parceiros.
Dan Towriss - executivo-chefe da TWG Motorsports, a empresa guarda-chuva que abriga a Cadillac - disse ao Motorsport.com durante uma mesa redonda no GP de Miami que ter um patrocinador máster é "parte da estratégia comercial", sendo a McLaren a única equipe atual que não tem um.
Perguntado se os parceiros americanos seriam fundamentais, Towriss disse: "Sim, mas acho que não exclusivamente. Certamente queremos ter as principais marcas americanas como âncoras como parte de nosso plano, mas estamos em um cenário global, portanto, não se trata de uma estratégia exclusivamente americana".
"Portanto, há muitas conversas acontecendo. O interesse também tem sido enorme desse ponto de vista e, portanto, muito desse trabalho está sendo realizado".
"Há muitas conversas acontecendo durante o fim de semana também e, portanto, certamente haverá coisas para anunciar em breve, mas eu não poderia estar mais feliz com a resposta à equipe Cadillac de Fórmula 1", concluiu.
Piastri REINA e vence em Miami! Ferrari FIASCO, Norris mostra DEDO DO MEIO a Max, BORTOLETO ABANDONA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.