Tensão entre Leclerc e Vettel foge ao padrão da Ferrari; seria ela capaz de controlá-los?

Embate entre Sebastian Vettel e Charles Leclerc não é comum

Charles Leclerc, Ferrari, 2nd position, Sebastian Vettel, Ferrari, 1st position, and Max Verstappen, Red Bull Racing, 3rd position, in the Press Conference
O Grande Prêmio de Singapura pode ter sido o primeiro episódio de algo realmente importante. A forma como Charles Leclerc se incomodou com a antecipação do pit stop de Sebastian Vettel, que ajudou o alemão a superá-lo nos boxes, gerou ruídos dentro da Ferrari. E por conhecermos o DNA da equipe, é claro que não será fácil administrar esses dois talentos "matadores".

Leia também:

Mostramos no Motorsport.com que Vettel foi determinante naquele momento chave da prova, sendo mais rápido que Leclerc nos momentos decisivos, e que isso foi fator crucial no resultado da prova. Ainda assim, sem ter todos os elementos na mão dentro do carro e no pós-corrida, o monegasco foi firme nas mensagens via rádio, sem ser desrespeitoso, e teve postura fria no pódio (veja abaixo) para celebrar a dobradinha da Ferrari e a vitória do companheiro.
Reações dos pilotos após o GP de Singapura
Ferrari comemora
Leclerc no pódio
Top-3 na coletiva
Leclerc sério
Vettel venceu de forma polêmica
Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel e Max Verstappen
Festa para Vettel
Festa da escuderia Ferrari
Vettel aclamado
Alemão comemora
Tetracampeão quebrou jejum de 22 corridas sem vencer
Imagem da celebração
Verstappen joga champanhe no colega
Vettel e Leclerc bebem
Detalhe dos pneus usados
Verstappen ergue troféu
Holandês ficou feliz pelo pódio
Fogos no pódio
Iñaki Rueda, estrategista da Ferrari
Rueda e Vettel
Troféu do vencedor
Fogos em Marina Bay
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Troféus
Perfil de Vettel
Comemoração com o volante
Vettel exibe volante da Ferrari
Vettel abraça equipe
Vibração de Vettel
Detalhe do capacete
Imagem da festa em Singapura
Punhos em riste
Vettel saindo do carro
Alívio do tetracampeão
Refresco
Top-3 em Marina Bay
Festa da dobradinha ferrarista
Equipe celebra
Euforia italiana
Leclerc e Vettel sorrindo para a foto
O grande vencedor do GP de Singapura
Alegria da equipe com o piloto
Capacete reluzente
Será que Vettel engrena na temporada?
É o que esperam os fãs alemães
Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari
49
Ficou claro que a parada naquele momento não estava prevista. Até para Vettel: "Foi um chamado cedo para os boxes. Fiquei em dúvida se pneus durariam até o final da corrida. Mas Verstappen parou e era o certo a fazer". Sim, a conta da vitória de Vettel vai para a Red Bull e o holandês. A Ferrari foi rápida na resposta, mas não tinha como imaginar que ali estava o caminho da redenção do alemão.

Se Vettel se surpreendeu, imaginem Leclerc. O piloto era naquele momento o líder, administrava Hamilton e imaginava que o momento das paradas não tinha chegado. Piscou os olhos e de repente viu outro carro vermelho na sua frente. Deve ter pensado: "Mas que cazzo, será que me ferraram". Critica-lo por não ficar "sussa", é não entender o calor do momento e o "instinto assassino" que tem, como já disse Gerhard Berger, ex-companheiro de Senna. "O que pedirei nas próximas vezes é estar mais a par da questão de estratégia dos dois carros", disse ainda no paddock de Singapura, ouvido pelo Motorsport.com. Até aí, nada demais.
 
Convenhamos, o episódio seria trivial na realidade da Fórmula 1 não fosse por um "pequeno" aspecto: ambos correm pela Ferrari. E o time italiano, presente desde o início da Fórmula 1 em 1950, não tem histórico de administrar pilotos. É o famoso slogan "a Ferrari está acima dos pilotos". Mas não vai ser fácil segurar dois pilotos desse nível só no gogó, com a filosofia do falecido Enzo Ferrari.
 
Quando apostou em Leclerc, a escuderia italiana não devia imaginar que em seis meses o "fedelho" de Mônaco já estaria à frente de Vettel, tetracampeão atolado em uma má fase sem fim. Leclerc venceu em Spa e em Monza, para delírio dos ferraristas. Enquanto isso, Vettel fez lambança atrás de lambança. Mas se esboçar a reação após a vitória no GP de Singapura, voltará a brigar pelo espaço. E como dizer a Leclerc para voltar a ser o "estagiário" do mês? Não há mais caminho de volta para ele.
 
Se olharmos para trás, veremos que em poucos momentos a Ferrari precisou quebrar a cabeça com assuntos como esse. Niki Lauda e Clay Regazzoni poderiam ser citados, mas não havia igualdade entre ambos. Lauda era melhor e isso resolvia a questão, embora Clay fosse querido no time. Didier Pironi x Gilles Villeneuve era combinação explosiva, mas a morte precoce de Gilles encerrou o que poderia ser um problema de longo prazo.
 
O último momento em que a Ferrari liberou dois pilotos para competir, ambos eram "amistosos": Felipe Massa, um cara de postura amigável, e Kimi Raikkonen, que não se importa muito com vaidade e jogo político.
Raikkonen e Massa na Ferrari em 2007
Massa, Raikkonen e Hamilton
Massa, Raikkonen e Hamilton
Didier Pironi e Gilles Villeneuve
Didier Pironi e Gilles Villeneuve
Gilles Villeneuve
Niki Lauda, Ferrari, e Clay Regazzoni, Ferrari
Luca di Montezemolo, Clay Regazzoni, Niki Lauda, Ferrari
Niki Lauda celebrates with race winner and Ferrari team mate Clay Regazzoni in the Ferrari hospitality area
James Hunt, Hesketh, 1st position, Niki Lauda, Ferrari, 2nd position and Clay Regazzoni, Ferrari, 3r
10
Vettel x Leclerc é um embate com "fôlego". Vettel está longe de ser veterano e Leclerc tem a fome de um animal que não se alimenta a meses. E, além de ter deixado de ser criança, sabe que se não aproveitar a má fase do alemão agora, não aproveitará nunca mais. 
 
Na Fórmula 1 ter dois "machos alpha" na mesma garagem é problema para qualquer um, até para quem gosta de emoção. Mas na Ferrari isso chega a ser impensável. Vai ser divertido ver como os ferraristas se comportarão sem que haja ali um bug mental na hora de decisões em tão pouco tempo para tomar. Para os fãs, a perspectiva é das melhores. Vida longa ao duelo Vettel/Leclerc.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula 1 revela novos detalhes sobre asas para os carros de 2021
Próximo artigo Podcast #011 - Coletta: 'Eu sentiria o mesmo que Leclerc'

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil