Fórmula 1
26 set
-
29 set
Evento encerrado
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
6 dias

Não foi só 'ajuda' da Ferrari: veja como Vettel 'voou' e voltou à frente de Leclerc no GP de Singapura

compartilhar
comentários
Não foi só 'ajuda' da Ferrari: veja como Vettel 'voou' e voltou à frente de Leclerc no GP de Singapura
Por:
Co-autor: Felipe Motta
23 de set de 2019 19:44

Apesar de 'empurrão' na estratégia da equipe, alemão foi melhor que Leclerc na hora 'H'

Depois de perder a vitória para Sebastian Vettel no GP de Singapura, Charles Leclerc expressou seu descontentamento com a decisão da Ferrari em levar o companheiro aos boxes uma volta antes dele, pois o chamado "undercut" (quem para antes tem vantagem por voltar mais rápido com pneus mais novos) teria lhe custado a liderança da prova. No entanto, os números mostram que não é bem assim.

Leia também:

Analisando os tempos de volta dos dois pilotos da escuderia italiana, é possível afirmar que embora a estratégia tenha ajudado, o trabalho de Vettel foi fundamental para que o tetracampeão superasse seu companheiro na pista.

O panorama antes da parada

Vettel, que era o terceiro colocado, estava se afastando de Verstappen, o quarto. Na 16ª volta, a diferença entre os dois era de 0s965. Duas voltas depois, já era de 2s046.

A dupla (Vettel - Verstappen) estava perdendo terreno para o líder: Na volta 16 Vettel estava 3s388 atrás de Leclerc. No giro seguinte subiu para 3s872.

Mas antes de parar, Vettel apresentou ritmo forte, o que seria fundamental para a vitória, além claro da vantagem de parar antes. Ele tirou 0s295 de Leclerc, enquanto Verstappen ficava para trás mais 0s629 em relação ao líder (total 5s633 para Leclerc).

Hamilton, por sua vez, tirava vantagem para Leclerc. O então segundo colocado da prova, reduziu a desvantagem de 1s889 na volta 16, para 1s054 na volta 18. Ou seja, nesta volta o monegasco só foi mais rápido que Verstappen entre os quatro primeiros.

Vettel acelera antes de trocar os pneus

Os momentos anteriores à ida de Vettel para o pit stop foram cruciais no resultado da prova. Vettel marcou 1min48s716 na volta anterior à parada. Na volta de entrada registrou 1min56s992 e na de saída 2min06s109.

Para efeito de comparação, Leclerc fez 1min49s610 antes de parar, na volta de entrada marcou 1min57s053 e na de saída 2min07s019

Nessa equação de números, estão registrados os tempos de parada e de passagem no pitlane. Ou Ou seja, poderíamos estar diante de um trabalho melhor da Ferrari melhor com Vettel do que Leclerc. Mas foi exatamente o contrário que aconteceu. A equipe italiana foi mais eficiente com o monegasco.

O tempo total de parada nos boxes (considerando a troca de pneus e passagem completa) de Vettel foi 29.384. A de Leclerc foi 29.168. Ou seja, os mecânicos foram 216 milésimos mais rápidos com o jovem do que com o tetracampeão.

Outro dado mostra o que a análise do Motorsport.com levantou. A DHL em toda corrida divulga relação dos dez pit stops mais velozes da prova. Leclerc está na relação, com o sexto tempo entre todos. Vettel não ficou entre os dez primeiros. 

 

Desempenho no momento decisivo

Vettel ganhou por 0s894 antes da parada, 0s061 na entrada e 0s910 na saída. O ganho total que Vettel ganhou nas três voltas foi de 1s865 em relação a Leclerc, quando se "emparelha" o momento de cada um executando as mesmas tarefas. Some a esse delta de performance a vantagem que Vettel teve ao parar. Essa combinação foi determinante. O gráfico abaixo mostra como nos momentos chaves Vettel foi mais rápido (ou no mínimo, igual) a Leclerc. 

Comparação de desempenho entre Sebastian Vettel e Charles Leclerc nas voltas decisivas do GP de Singapura

Comparação de desempenho entre Sebastian Vettel e Charles Leclerc nas voltas decisivas do GP de Singapura

Photo by: Vital Neto

Fica claro com os dados que Vettel foi determinante ao ganhar as posições. Quando Leclerc saiu dos boxes, ambos estavam quase lado a lado. E o alemão fechou a volta apenas 1s511 à frente do monegasco, diferença menor do que o tempo que ganhou na pista.

Conclusão

A primeira impressão do episódio é que a Ferrari escolheu priorizar Vettel. Os números, no entanto, mostram que ao parar o alemão na frente não era óbvio que Vettel ficaria à frente. O piloto teve peso no resultado final. Ainda assim, números nem sempre mostram o "calor do momento" na decisão de chefes e performance de pilotos.

A transmissão da prova mostrou o momento em que a Red Bull chamou Verstappen para o pit. A reação imediata da Ferrari era proteger o alemão. Parando ao mesmo tempo, a escuderia italiana garantiria que ele ficasse à frente do holandês, talvez passasse Hamilton (a Ferrari não tinha como saber que ele só pararia na volta 26, o que facilitou as coisas) e talvez Leclerc, o que pra ela mudaria pouco. O argumento de que pensou na dobradinha, então, é legítimo.

Mas também é legítimo o argumento de Leclerc de que pedirá mais informações no futuro. Não podemos determinar que o ritmo de Vettel melhor que o dele no momento chave da prova foi pela ausência da informação, mas naquele instante o alemão pisava fundo para se garantir com Verstappen, enquanto o monegasco tinha Hamilton no retrovisor para se preocupar. Quando recebeu a informação que Vettel estava nos boxes, já podia ter sido tarde para recuperar o tempo.

As vitórias de Vettel

Com a conquista em Singapura, o tetracampeão se distancia de Alain Prost e reafirma seus números como terceiro maior vencedor da história, atrás apenas de Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Confira galeria exclusiva do Motorsport.com com todas as vitórias do alemão:

Galeria
Lista

GP da Itália de 2008

GP da Itália de 2008
1/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da China de 2009

GP da China de 2009
2/53

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP da Grã-Bretanha de 2009

GP da Grã-Bretanha de 2009
3/53

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2009

GP do Japão de 2009
4/53

Foto de: XPB Images

GP de Abu Dhabi de 2009

GP de Abu Dhabi de 2009
5/53

Foto de: XPB Images

GP da Malásia de 2010

GP da Malásia de 2010
6/53

Foto de: XPB Images

GP da Europa de 2010

GP da Europa de 2010
7/53

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2010

GP do Japão de 2010
8/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Brasil de 2010

GP do Brasil de 2010
9/53

Foto de: XPB Images

GP de Abu Dhabi de 2010

GP de Abu Dhabi de 2010
10/53

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP da Austrália de 2011

GP da Austrália de 2011
11/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Malásia de 2011

GP da Malásia de 2011
12/53

Foto de: XPB Images

GP da Turquia de 2011

GP da Turquia de 2011
13/53

Foto de: XPB Images

GP da Espanha de 2011

GP da Espanha de 2011
14/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Mônaco de 2011

GP de Mônaco de 2011
15/53

Foto de: XPB Images

GP da Europa de 2011

GP da Europa de 2011
16/53

Foto de: XPB Images

GP da Bélgica de 2011

GP da Bélgica de 2011
17/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 2011

GP da Itália de 2011
18/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Singapura de 2011

GP de Singapura de 2011
19/53

Foto de: XPB Images

GP da Coreia de 2011

GP da Coreia de 2011
20/53

Foto de: XPB Images

GP da Índia de 2011

GP da Índia de 2011
21/53

Foto de: XPB Images

GP do Bahrein de 2012

GP do Bahrein de 2012
22/53

Foto de: XPB Images

GP de Singapura de 2012

GP de Singapura de 2012
23/53

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2012

GP do Japão de 2012
24/53

Foto de: XPB Images

GP da Coreia de 2012

GP da Coreia de 2012
25/53

Foto de: XPB Images

GP da Índia de 2012

GP da Índia de 2012
26/53

Foto de: XPB Images

GP da Malásia de 2013

GP da Malásia de 2013
27/53

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP do Bahrein de 2013

GP do Bahrein de 2013
28/53

Foto de: XPB Images

GP do Canadá de 2013

GP do Canadá de 2013
29/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Alemanha de 2013

GP da Alemanha de 2013
30/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica de 2013

GP da Bélgica de 2013
31/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 2013

GP da Itália de 2013
32/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Singapura de 2013

GP de Singapura de 2013
33/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Coreia de 2013

GP da Coreia de 2013
34/53

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2013

GP do Japão de 2013
35/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Índia de 2013

GP da Índia de 2013
36/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Abu Dhabi de 2013

GP de Abu Dhabi de 2013
37/53

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP dos Estados Unidos de 2013

GP dos Estados Unidos de 2013
38/53

Foto de: XPB Images

GP do Brasil de 2013

GP do Brasil de 2013
39/53

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP da Malásia de 2015

GP da Malásia de 2015
40/53

Foto de: XPB Images

GP da Hungria de 2015

GP da Hungria de 2015
41/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Singapura de 2015

GP de Singapura de 2015
42/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Austrália de 2017

GP da Austrália de 2017
43/53

Foto de: XPB Images

GP do Bahrein de 2017

GP do Bahrein de 2017
44/53

Foto de: LAT Images

GP de Mônaco de 2017

GP de Mônaco de 2017
45/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Hungria

GP da Hungria
46/53

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP do Brasil de 2017

GP do Brasil de 2017
47/53

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

GP da Austrália de 2018

GP da Austrália de 2018
48/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Bahrein de 2018

GP do Bahrein de 2018
49/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Canadá de 2018

GP do Canadá de 2018
50/53

GP da Grã-Bretanha de 2018

GP da Grã-Bretanha de 2018
51/53

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

GP da Bélgica de 2018

GP da Bélgica de 2018
52/53

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

GP de Singapura de 2019

GP de Singapura de 2019
53/53

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Próximo artigo
Leclerc frustrado, Hamilton decepcionado e palavrões: os melhores rádios do GP de Singapura

Artigo anterior

Leclerc frustrado, Hamilton decepcionado e palavrões: os melhores rádios do GP de Singapura

Próximo artigo

Globo tem maior audiência do GP de Singapura da década

Globo tem maior audiência do GP de Singapura da década
Carregar comentários