Vencedor de Le Mans, Jani será piloto de simulador da Audi para a F1

Suíço já tem experiência no Grupo Volkswagen, tendo corrido com a Porsche no WEC e na Fórmula E

Neel Jani, Audi simulator driver

Audi Sport

A Audi deu nesta quinta-feira (22) um novo passo em seu projeto de entrada na Fórmula 1 em 2026, anunciando o ex-reserva da Toro Rosso e vencedor das 24 Horas de Le Mans Neel Jani como o piloto de simulador da marca, ajudando no desenvolvimento da unidade de potência.

A montadora alemã voltará ao mundo dos monopostos graças à entrada do novo regulamento de motores, que deixa de lado o caro e complexo MGU-H. Segundo a Audi, desde o ano passado ela já vem testando um 'modelo-mula' de um cilindro. Mas para 2024 a expectativa é de ter uma unidade de potência turbo híbrida 1,6L pronta para testes no dinamômetro.

Leia também:

Para ajudar neste projeto, Jani, que já foi piloto de testes da Sauber e da Red Bull, foi contratado para ajudar no programa de simulador, ná fábrica de Neuberg.

Jani, que foi campeão mundial de endurance em 2016 com a Porsche, disse: "Estou feliz por acompanhar a Audi em seu caminho para a F1. É uma honra e uma grande responsabilidade estar envolvido em um projeto dessa magnitude desde as fases iniciais. Tenho certeza de que minha experiência com a F1 e o projeto de LMP podem forjar boas ligações entre teoria e prática".

Neel Jani, Porsche GT Team

Neel Jani, Porsche GT Team

Photo by: Porsche Motorsport

O suíço já esteve muito envolvido antes em programas de automobilismo do Grupo Volkswagen. Junto de Andre Lotterer, ele liderou o projeto da Porsche na Fórmula E na temporada 2019-20.

Oliver Hoffmann, chefe de desenvolvimento técnico da Audi, disse: "Assim como no desenvolvimento de produção, a simulação tem um papel fundamental em nosso projeto da F1. Nosso simulador é uma ferramenta importante no desenvolvimento da unidade de potência. Exige um piloto de desenvolvimento que, além de conhecer a tecnologia, traz uma experiência versátil ao projeto, especialmente em termos de gerenciamento de energia nas condições de corrida".

A Audi entrará na F1 como uma equipe de fábrica de fato em 2026 em uma compra majoritária das ações da Sauber. O ex-chefe da Porsche no WEC e ex-McLaren Andreas Seidl foi anunciado no começo do ano como CEO.

O alemão trouxe outro ex-McLaren, James Key, como diretor técnico. Sua chegada vem em meio a uma reorganização da estrutura de liderança do time de Woking.

Audi CEO Markus Duesmann during the Audi press conference at Auto Shanghai 2023

Audi CEO Markus Duesmann during the Audi press conference at Auto Shanghai 2023

Photo by: Audi Communications Motorsport

Adam Baker, CEO da Audi Formula Racing, comentou o progresso da marca: "No momento, estamos focado nas questões fundamentais do conceito, com alta relevância à performance. Porém, avaliando várias soluções técnicas não vamos depender somente de métodos digitais. Conhecimento, experiência e desenvolvimento prático relevante são elementos indispensáveis".

"Com essa combinação, podemos avaliar várias estratégias de operação em um estágio inicial, montando o caminho para um gerenciamento de energia mais eficiente do motor".

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - "Sem Vettel, Aston Martin não estaria onde está este ano", diz Horner
Próximo artigo F1: Pérez insinua problema nos freios da Red Bull no Canadá; Horner nega

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil