Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: Verstappen fala sobre 'treta' com engenheiro no quali de Spa

Max e Gianpiero Lambiase tiveram discussão acalorada após o piloto 'se livrar' de eliminação no Q2 belga

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Piloto holandês da Red BullMax Verstappen disse que vai falar com a equipe taurina sobre o acalorado 'desentendimento' que teve com seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, na classificação para o GP da Bélgica de Fórmula 1, mas não prevê que isso afete a relação com o ítalo-britânico.

O editor recomenda:

Os dois tiveram uma troca de palavras ríspida no final do Q2, quando Verstappen avançou apenas em 10º, a última posição possível para se classificar ao Q3 e brigar pelas posições da frente em Spa-Francorchamps.

Quando retornou aos boxes após o Q2, Max estava aparentemente irritado com a insistência da Red Bull para que ele desse uma volta completa em velocidade mais baixa para recarregar a bateria antes de uma tentativa final no Q2, depois de sua saída da curva 9 no final do segundo segmento.

Max Verstappen, Red Bull Racing, Gianpiero Lambiase, Red Bull Racing race engineer

Max Verstappen, Red Bull Racing, Gianpiero Lambiase, engenheiro de corrida da Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Max queria fazer imediatamente a segunda volta voadora consecutiva após o erro, mas Lambiase disse que a RBR achava que seus pneus macios estariam muito quentes ao fim do segundo giro rápido seguido.

O engenheiro também estava preocupado com o fator significativo de evolução da pista e com a possibilidade de os rivais de Verstappen serem mais rápidos, enquanto ele teria usado todo o impulso de acionamento elétrico de sua unidade de potência com duas voltas rápidas seguidas.

Verstappen: "P****, nós deveríamos ter apenas feito as duas voltas seguidas, como eu disse".

Lambiase: "Você avançou [ao Q3], Max".

Verstappen: "Sim, não dou a mínima, amigo, se estou em décimo. Foi uma execução ruim".

Lambiase: "OK, e quando a pista estava dois segundos mais rápida na sua última volta, imagina se você não tivesse mais energia, o que teria acontecido? Mas me diga o que você quer fazer no Q3 e nós faremos isso. Diga-me: conjuntos, combustível, plano de corrida...".

No fim das contas, Verstappen foi o mais rápido no Q3 e só não largará da pole position pois pagará punição de cinco posições no grid por troca da caixa de câmbio de seu RB19. O holandês pediu desculpas a Lambiase via rádio.

Verstappen: "Pelo menos tivemos um bom Q3! E, desculpe, 'GP', por um discurso tão... tão longo".

Lambiase: "[Estou] lentamente me acostumando, Max. Foram oito décimos para Leclerc".

Verstappen: "Felizmente, temos mais alguns anos [juntos], amigo. Então, está tudo bem".

Questionado questionado pelo Motorsport.com sobre o incidente e sobre se ele e a Red Bull poderiam ter trabalhado melhor na ocasião, Verstappen respondeu: "Honestamente, não há necessidade de eu comentar sobre isso aqui, vou discutir o assunto com ele [Lambiase]".

"Acho que nós dois às vezes podemos ser bastante 'vocais' ou 'emocionais' mas sempre resolvemos tudo depois. Então, está tudo bem", disse Max. O relacionamento entre Verstappen e Lambiase tem sido uma fonte de interesse na F1 há muito tempo, devido à abordagem calma e impassível do engenheiro ítalo-britânico para lidar com as mensagens de rádio frequentemente explosivas de seu piloto holandês.

Eles trabalham juntos desde que o holandês foi promovido para a Red Bull, vindo da então Toro Rosso, após 4 GPs em 2016. Lambiase já estava na equipe taurina, tendo sido contratado junto à então Force India para trabalhar com Sebastian Vettel antes de o alemão ir à Ferrari em 2015.

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Magnussen toma punição de grid por incidente com Leclerc no quali de Spa
Próximo artigo F1: Mercedes tem configurações diferentes para Hamilton e Russell, com George 'levando a pior'

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil