Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: Hamilton se livra de punição por incidente com Russell no quali em Spa

Assim como no classificatório da Espanha, dupla da Mercedes precisou se explicar sob desentendimento no traçado

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, George Russell, Mercedes F1 W14

Pilotos da Mercedes, os britânicos Lewis Hamilton e George Russell foram convocados pelos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para se explicaram a respeito de incidente na pista no quali para o GP da Bélgica de Fórmula 1. O heptacampeão não foi punido.

Leia também:

Hamilton estava à frente de Russell na famosa subida da Eau Rouge, só que o heptacampeão mundial parecia um pouco mais lento e fora do traçado em que seu companheiro vinha logo atrás. Perto do topo da colina, o 44 saiu do circuito, passando por cima da parte pintada da pista antes de voltar novamente na frente de Russell, que tirou o pé do acelerador como resposta para evitar um toque.

Como resultado, Hamilton foi colocado sob investigação e os dois pilotos foram convocados para se apresentarem aos comissários. O multicampeão foi sendo investigado por uma suposta violação do Apêndice L do Código Esportivo Internacional 2023 da FIA.

A cláusula em questão diz o seguinte: "Os pilotos devem usar a pista o tempo todo e não podem sair da pista sem um motivo justificável Para evitar dúvidas, as linhas brancas que definem as bordas da pista são consideradas parte da pista, mas os meios-fios não são."

George Russell, Mercedes F1 W14

George Russell, Mercedes F1 W14

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

"Se um carro sair da pista por qualquer motivo, o piloto poderá retornar. No entanto, isso só pode ser feito quando for seguro e sem ganhar uma vantagem duradoura. Um piloto será considerado como tendo saído da pista se nenhuma parte do carro permanecer em contato com a pista. Um piloto pode ser denunciado aos Comissários Desportivos se realizar qualquer ato que resulte na entrada de detritos na pista."

Hamilton terminou o classificatório para a corrida de domingo em quarto lugar. Porém, ele começará o GP em terceiro devido a uma penalidade de cinco posições no grid para o holandês da Red Bull Max Verstappen, que foi o mais rápido sobre Charles Leclerc, monegasco da Ferrari, por 0.82 segundos. Russell, por sua vez, terminou o Q3 como o oitavo mais rápido.

A dupla da Mercedes também se desentendeu durante o Q2 do GP da Espanha no início desta temporada. Hamilton tentou passar Russell na reta principal, mas o #63 desviou para a borda da pista.

Os W14s tiveram um breve contato e sofreram pequenos danos na carroceria, enquanto Hamilton foi para a grama. Russell e a equipe receberam uma advertência formal por terem "mudado de direção de forma anormal".

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Veja o grid do GP da Bélgica após punição a Kevin Magnussen
Próximo artigo F1: Magnussen toma punição de grid por incidente com Leclerc no quali de Spa

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil