Vettel bate Mercedes e vence GP eletrizante em Silverstone
Em corrida movimentada do início ao fim, alemão superou Bottas e chegou à frente de Hamilton, que foi ao pódio mesmo após bater na largada
Sebastian Vettel sorriu por último em uma prova eletrizante da F1 no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, levando a melhor em um mano a mano sobre Valtteri Bottas. Já Lewis Hamilton se recuperou de um choque na largada para fechar em segundo.
Hamilton, que partiu da pole position, sofreu um grande revés logo na largada ao sofrer um toque de Kimi Raikkonen, o que o jogou para o fundo do pelotão. Isso deixou a liderança nas mãos de Vettel, que controlou a ponta na primeira fase da corrida.
Contudo, a entrada do safety car bagunçou as coisas, já que Vettel foi aos boxes para fazer um segundo pitstop, enquanto que Bottas preferiu permanecer na pista e ir até o fim. O finlandês da Mercedes liderava nos trechos finais, mas não resistiu aos ataques de Vettel e ficou de fora do pódio.
Já Hamilton conseguiu se recuperar do revés, levando ao fim uma estratégia de um pitstop para completar em segundo.
Com o resultado, Vettel iguala as 51 vitórias de Alain Prost na F1 e abre oito pontos de vantagem para Hamilton na luta pelo título.
A corrida
Um lance de grande repercussão para a prova – e, possivelmente, para o campeonato – rolou logo nos metros iniciais. Hamilton, o pole position, não teve uma boa partida, de modo que perdeu posições para Vettel e Bottas ainda nas primeiras curvas.
Raikkonen, então, tentou mergulhar por dentro na curva 3 para superar Hamilton, mas travou rodas e os dois colidiram. O piloto da Mercedes levou a pior, rodou e caiu para o fundo do pelotão, em 18º.
A partir dali, Vettel comandou a corrida da ponta, abrindo vantagem confortável para Bottas – em poucas voltas, os dois já estavam separados por 5s. Raikkonen, por sua vez, tentava recuperar terreno após o toque e atacava Verstappen pelo terceiro lugar.
Hamilton, então, iniciou uma recuperação alucinada e emendou ultrapassagens no meio do pelotão. Na volta 12, o inglês já ocupava o sexto lugar, somente atrás dos rivais de Ferrari, Red Bull e Mercedes.
A direção de prova aplicou uma punição de 10s a Raikkonen pelo acidente na largada. O finlandês, que se queixava do comportamento de seu carro, parou nos boxe na volta 14, pagou a penalização e retornou à pista com pneus médios. Verstappen fez seu pitstop pouco depois para se proteger de Kimi, que andava rápido com borracha nova.
Por estar em uma corrida de recuperação, Hamilton adotou uma estratégia levemente diferente dos demais ponteiros, prolongando ao máximo sua permanência com os pneus macios. Ele chegou a ficar em segundo, mas parou na volta 25 e retornou à pista de volta ao sexto lugar.
Na 33ª passagem, Marcus Ericsson sofreu um forte acidente na curva Abbey ao tentar contorná-la com o DRS aberto. Isso provocou a entrada do safety car, o que fez com que Vettel e Verstappen fizessem um segundo pitstop para colocar novamente macios.
Isso colocou Bottas na liderança, seguido de Vettel, Hamilton, Verstappen e Raikkonen. Quando o safety car retornou aos boxes, Raikkonen iniciou um ataque para cima de Verstappen e chegou a ultrapassar, mas o holandês deu o troco por fora na curva Luffield.
Mas as ações em bandeira verde não duraram muito, já que Carlos Sainz e Romain Grosjean bateram na Copse e provocaram um novo safety car.
Removidos os carros, a prova foi novamente liberada. Vettel partiu para cima de Bottas para tentar reaver a liderança, mas o finlandês se defendeu bem em oportunidades distintas.
Mas, na volta 47, não teve jeito: Vettel fez um ataque certeiro ao fim da reta Wellington para assumir a primeira posição. Pouco depois, Hamilton fez o mesmo e superou o finlandês para pular para segundo. Bottas ainda perdeu posição para Raikkonen e ficou fora do pódio, enquanto que Verstappen havia abandonado a prova.
Vettel venceu com 2s de vantagem para Hamilton, enquanto que Raikkonen completou o pódio. Bottas foi quarto, seguido de Ricciardo.
A prova teve seis abandonos: Brendon Hartley (problemas mecânicos), Charles Leclerc (problema em um pitstop), Ericsson (acidente), Carlos Sainz (acidente), Romain Grosjean (acidente) e Verstappen (rodada).
Resultados:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 52 | 1:27'29.784 | ||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 52 | 1:27'32.048 | 2.264 | |
3 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 52 | 1:27'33.436 | 3.652 | |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 52 | 1:27'38.667 | 8.883 | |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 52 | 1:27'39.284 | 9.500 | |
6 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 52 | 1:27'58.004 | 28.220 | |
7 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 52 | 1:27'59.714 | 29.930 | |
8 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 52 | 1:28'00.899 | 31.115 | |
9 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 52 | 1:28'02.972 | 33.188 | |
10 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 52 | 1:28'03.913 | 34.129 | |
11 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 52 | 1:28'04.492 | 34.708 | |
12 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 52 | 1:28'05.558 | 35.774 | |
13 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 52 | 1:28'07.890 | 38.106 | |
14 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 52 | 1:28'17.897 | 48.113 | |
dnf | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 46 | 6 laps | 6 Laps | |
dnf | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 37 | 15 laps | 15 Laps | |
dnf | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 37 | 15 laps | 15 Laps | |
dnf | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 31 | 21 laps | 21 Laps | |
dnf | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 18 | 34 laps | 34 Laps | |
dnf | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 1 | 51 laps | 51 Laps |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.