Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Vettel: "nova classificação vai contra DNA da F1"

Alemão critica decisão da categoria em modificar formato do treino de qualificação. Williams pede paciência

Sebastian Vettel, Ferrari
Claire Williams, Williams F1 Team 30
Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari
Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Lewis Hamilton Mercedes AMG F1 W07 Hybrid

A FIA finalmente aprovou o novo formato eliminatório de classificação para entrar em vigor já para o GP da Austrália, após dias de incerteza sobre quais regras estariam na abertura da temporada.

Na esteira da insatisfação dos pilotos quanto à novidade, Sebastian Vettel veio a público se pronunciar. 

"Não acho que a F1 está quebrada. Em termos de show, a F1 vai bem", disse. "Mas no fundo, o que é demonstrado é que existe falta de liderança."

"Acho um pouco caótico você reinventar certas regras algumas semanas antes do campeonato começar bem como o formato da classificação, como vem sendo discutido."

"Não gosto do novo sistema e acredito, falando em nome dos pilotos, que não havia nada errado com o modelo anterior."

"É importante que o esporte continue sendo um esporte. Posso ver a emoção das pessoas pelo imponderável, mas acho importante o esporte permanecer como esporte para que no fim, o piloto mais rápido leve a melhor." 

"Esse tem sido o DNA da F1 desde que conheço a categoria. Tentando mudar isso de maneira tão extrema, só fomenta críticas de fãs e pilotos, criando caos."

"É justo dizer que falta liderança."

Williams pede paciência

Mas a vice-presidente da Williams, Claire Williams, acredita que as pessoas precisam esperar como o novo formato vai funcionar antes de criticá-lo.

"As pessoas focam de imediato a parte negativa, mas espere um minuto: não vamos criticar até colocarmos em prática. Nunca se sabe", disse ela.

"Se não funcionar, tudo bem, pelo menos tentamos. Tudo que buscamos fazer é tornar o esporte mais emocionante, que é o que todos querem. Vamos esperar antes de criticar."

A Williams acredita que o sucesso ou fracasso do novo sistema só poderá ser julgado pelo espetáculo que produzirá.

"Acho que é realmente importante lembrar que todo o propósito dessa nova qualificação é tentar sacudir o grid, para que tornemos a corrida um pouco mais emocionante." 

"É um pouco cedo demais para julgar. Gostaria de chegar a Melbourne e ver exatamente como vai funcionar e depois vamos comentar sobre isso."

Quando perguntada sobre a novela recente sobre o assunto, Williams acrescentou: "não foi tranquilo, mas isso é a F1."

Artigo anterior FIA indica classificação 100% eliminatória já para Austrália
Próximo artigo Mudanças finais da McLaren 2016 estreiam só na Austrália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros