Vettel: "nova classificação vai contra DNA da F1"
Alemão critica decisão da categoria em modificar formato do treino de qualificação. Williams pede paciência
A FIA finalmente aprovou o novo formato eliminatório de classificação para entrar em vigor já para o GP da Austrália, após dias de incerteza sobre quais regras estariam na abertura da temporada.
Na esteira da insatisfação dos pilotos quanto à novidade, Sebastian Vettel veio a público se pronunciar.
"Não acho que a F1 está quebrada. Em termos de show, a F1 vai bem", disse. "Mas no fundo, o que é demonstrado é que existe falta de liderança."
"Acho um pouco caótico você reinventar certas regras algumas semanas antes do campeonato começar bem como o formato da classificação, como vem sendo discutido."
"Não gosto do novo sistema e acredito, falando em nome dos pilotos, que não havia nada errado com o modelo anterior."
"É importante que o esporte continue sendo um esporte. Posso ver a emoção das pessoas pelo imponderável, mas acho importante o esporte permanecer como esporte para que no fim, o piloto mais rápido leve a melhor."
"Esse tem sido o DNA da F1 desde que conheço a categoria. Tentando mudar isso de maneira tão extrema, só fomenta críticas de fãs e pilotos, criando caos."
"É justo dizer que falta liderança."
Williams pede paciência
Mas a vice-presidente da Williams, Claire Williams, acredita que as pessoas precisam esperar como o novo formato vai funcionar antes de criticá-lo.
"As pessoas focam de imediato a parte negativa, mas espere um minuto: não vamos criticar até colocarmos em prática. Nunca se sabe", disse ela.
"Se não funcionar, tudo bem, pelo menos tentamos. Tudo que buscamos fazer é tornar o esporte mais emocionante, que é o que todos querem. Vamos esperar antes de criticar."
A Williams acredita que o sucesso ou fracasso do novo sistema só poderá ser julgado pelo espetáculo que produzirá.
"Acho que é realmente importante lembrar que todo o propósito dessa nova qualificação é tentar sacudir o grid, para que tornemos a corrida um pouco mais emocionante."
"É um pouco cedo demais para julgar. Gostaria de chegar a Melbourne e ver exatamente como vai funcionar e depois vamos comentar sobre isso."
Quando perguntada sobre a novela recente sobre o assunto, Williams acrescentou: "não foi tranquilo, mas isso é a F1."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.