VÍDEO: Alfa Romeo vai à pista com carro de 2023 pela primeira vez

Equipe foi a primeira das dez a colocar o novo modelo para funcionar em um traçado oficial

O novo Alfa Romeo C43, modelo para temporada 2023 da Fórmula 1, foi para pista pela primeira vez nesta sexta-feira, no shakedown da equipe em Barcelona, e apareceu sem o piso serrilhado que foi possível ver nas renderizações de lançamento no começo da semana.

Leia também:

Valtteri Bottas deu ao carro sua primeira quilometragem em um dia de filmagem no local do GP da Espanha, com Zhou Guanyu programado para experimentá-lo à tarde. Foi a primeira aparição do carro real, visto anteriormente apenas na forma de show car e em renderizações. A equipe suíça prestou atenção especial à traseira do carro, que tem uma nova caixa de câmbio, suspensão traseira e layout de refrigeração muito diferentes em comparação com o C42.

No entanto, o foco principal para todas as equipes, mesmo em shakedowns e nos testes do Bahrein, será o impacto dos novos regulamentos de piso, que foram introduzidos para evitar o porpoising que era uma característica da temporada de 2022.

O C43 está rodando em um piso notavelmente diferente na Espanha em comparação com o visto nas renderizações e no show car, que tinha uma vantagem muito distinta, apresentando recortes.

O diretor técnico da Alfa, Jan Monchaux, espera que as mudanças nas regras e o conhecimento extra que as equipes agora têm tenham resolvido o problema. Ele também alertou que a escuderia precisa fazer um teste sem problemas, principalmente no Bahrein.

“Temos apenas três dias de testes de inverno”, disse ele. “E se fôssemos pegos em uma situação semelhante à do ano passado, seria um pesadelo."

Alfa Romeo C43

Alfa Romeo C43

Photo by: Alfa Romeo

“Porque se passássemos um dia e meio na garagem, tentando consertar o carro, como aconteceu no ano passado durante o primeiro teste em Barcelona, o início da temporada estaria realmente comprometido."

“Portanto, as esperanças são bastante altas, pelo que a FIA disse, e todas as métricas, todos os métodos que desenvolvemos internamente, de que o assunto seja adiado, porque você não pode realmente se livrar totalmente de um fenômeno."

“Você pode simplesmente adiar ou atrasar o momento em que é acionado e espero que com as mudanças das regras e o trabalho que temos feito também desenvolvendo o novo piso, ele seja adiado a ponto de efetivamente nunca chegarmos lá e nunca tenhamos que lidar."

As equipes só podem fazer 100 km nos dois dias de filmagem permitidos por temporada, usando pneus Pirelli de demonstração.

Espera-se que todas os times realizem shakedowns nos próximos dias, com as operações baseadas no Reino Unido em Silverstone. Algumas equipes, incluindo Williams e Aston Martin, devem usar o segundo de seus dois dias de filmagem no Bahrein, pouco antes do início dos testes oficiais.

Como a Red Bull-Ford impacta Honda, Porsche e toda a F1; veja debate

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horner coloca em 'xeque' aspirações de Pérez ao título em 2023
Próximo artigo VIDEO: Red Bull dá amostra de carro para F1 2023 em Silverstone

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil