VÍDEO: Gasly mostra como um piloto controla acelerador e freio nos carros da F1 2022

AlphaTauri publicou um vídeo do francês ao longo de uma volta no circuito de Misano

VÍDEO: Gasly mostra como um piloto controla acelerador e freio nos carros da F1 2022
Carregar reprodutor de áudio

A Fórmula 1 é o pináculo do automobilismo, e cada detalhe nos carros conta para ganhar milésimos preciosos. E em meio a um campeonato cada vez mais tecnológico, há apenas dois componentes que os pilotos podem acionar somente quando estão dentro do carro: o volante e os pedais. Por isso está chamando a atenção um vídeo da AlphaTauri que mostra como os pilotos controlam os pedais de aceleração e frenagem.

É comum dizer que um piloto é "brilhante ao volante" quando demonstra sua habilidade com o carro, mas algo que não se vê nas câmeras onboard e que são igualmente importantes são os pedais.

Leia também:

A habilidade de um piloto de F1 com os pés acaba sendo um fator pouco valorizado, já que graças a eles é possível manter o controle de um carro na pista sem acelerar demais, ou frear em excesso a ponto de prejudicar os pneus.

Por isso, a AlphaTauri publicou um vídeo espetacular em seu canal no YouTube mostrando como que um piloto de F1 comanda os pedais ao longo de uma volta. Pierre Gasly foi o encarregado de mostrar isso no volante do AT03, carro deste ano, durante um dia de filmagem da equipe no circuito de Misano, na Itália.

O regulamento da F1 permite que cada equipe tenha um máximo de 100km de rodagem em sessões do tipo para atos promocionais, e a equipe aproveitou uma dessas voltas para captar o movimento dos pés do francês.

Em uma manhã passada na pista da região de Rímini, o francês saiu do pitlane com cautela, porque seus pneus e freios estavam frios, e é conhecido que é necessário temperaturas altas para colocar um carro na janela ideal de funcionamento.

E é por isso que o vídeo é interessante, já que Gasly se vê obrigado a acionar os pedais de maneira progressiva. O acelerador, no lado direito, tem um movimento linear nas retas até chegar ao fundo, enquanto o freio se ativa com máxima potência no primeiro ponto de frenagem, sendo liberado a medida que o francês se aproxima do ápice das curvas, para não prejudicar os pneus.

Após uma volta na chuva com duas câmeras incluídas no carro, uma mostrando a pista e outra dentro do cockpit captando o movimento dos pés, o engenheiro de Gasly mandou ele voltar aos boxes, concluindo a gravação, que permite aos fãs disfrutarem de algo que pudemos ver pouquíssimas vezes.

F1 DEBATE: Quais as CERTEZAS e DÚVIDAS sobre a pré-temporada da Espanha

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
Norris sente que novos carros da F1 estão mais pesados com novo regulamento
Artigo anterior

Norris sente que novos carros da F1 estão mais pesados com novo regulamento

Próximo artigo

VÍDEO: Sky 'põe' Fittipaldi na vaga de Mazepin, Bild vê Giovinazzi favorito e Motorsport.com apura bastidores da Haas F1; veja

VÍDEO: Sky 'põe' Fittipaldi na vaga de Mazepin, Bild vê Giovinazzi favorito e Motorsport.com apura bastidores da Haas F1; veja