Villeneuve: "Alguns pilotos são fantásticos em times pequenos e inúteis nos grandes"
Para ele, Gasly e Kvyat não são pilotos do nível que a Red Bull precisa e especulações mostram que equipe está sem opção
Campeão mundial de Fórmula 1 de 1997 e lembrado por seu capacete (veja o desenho do 'casco' em galeria especial no fim desta matéria), Jacques Villeneuve disse não acreditar que Daniil Kvyat seja um candidato adequado para a vaga de Pierre Gasly na Red Bull. Para o canadense, existem pilotos que só apresentam bom desempenho em equipes menores e falham quando recebem oportunidades nos times de ponta.
Kvyat guiou pelo time principal da Red Bull entre 2015 e o começo de 2016, mas foi rebaixado para a equipe afilhada da marca, a Toro Rosso, para dar espaço a Max Verstappen no time principal. No fim de 2017, o russo foi demitido em definitivo.
Mas o russo voltou para a Toro Rosso nesta temporada, depois de um ano como piloto de testes da Ferrari, e conquistou um surpreendente pódio no GP da Alemanha, o que, de acordo com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, coloca mais pressão em Gasly.
O francês foi promovido à equipe nesta temporada, após um bom ano no time afilhado, mas não mostrou resultados satisfatórios na escuderia principal. No momento, Gasly tem 55 pontos no mundial, contra 162 do companheiro, Verstappen.
Em conversa com o Motorsport.com, Villeneuve expressou dúvidas de que Gasly fosse capaz de entregar o desempenho exigido pela Red Bull: “Ele tem sorte de ainda estar lá”.
“Red Bull e Marko já foram mais agressivos com seus pilotos antes, e isto mostra que eles não têm ninguém com desempenho suficiente para uma troca, por isso não sabem quem colocar no lugar dele”.
Ele então descartou que Kvyat seja um candidato obvio para o assento: “Ele já teve a vaga. Por que eles deveriam colocar ele de volta? Isso não é como as coisas deveriam ser”.
Após o GP da Alemanha, o chefe da Toro Rosso, Franz Tost, disse que esperava que Gasly tivesse mais tempo na equipe, mas também expressou sua confiança de que Kvyat está pronto para retornar à Red Bull.
Mas quando o argumento de Tost chegou ao conhecimento de Villeneuve, o canadense disse: “Alguns pilotos são fantásticos em times pequenos e inúteis nos grandes. Mesmo com dez anos de experiência. Vimos isso ao longo dos anos”.
“Vocês sabem, viram isso mesmo com pilotos experientes. Eles poderiam vencer corridas em times menores, mas bastaria chegar em uma das maiores equipes e se tornaria inútil. E se voltassem para os pequenos, começariam a vencer novamente”.
Veja galeria com capacetes marcantes de pilotos da F1:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.