Relato da corrida

F2: Iwasa vence movimentada corrida 2 da Austrália; Fittipaldi bate e abandona

Brasileiro completa o fim de semana sem pontuar após sequer disputar a prova de sábado devido a uma batida na volta de ida ao grid

Ayumu Iwasa, Dams

Red Bull Content Pool

A Fórmula 2 encerrou neste domingo a terceira etapa da temporada 2023 com a corrida 2 da Austrália. E em uma prova com longas intervenções do safety car, onde a estratégia de parada fez a diferença, a vitória ficou com Ayumi Iwasa, enquanto Theo Pourchaire e Arthur Leclerc completaram o pódio.

Já o brasileiro Enzo Fittipaldi abandonou na voltas finais ao bater com o carro logo após sair dos boxes, completando um fim de semana sem pontuar.

Leia também:
 

Após a corrida do sábado, apenas quatro pontos separam os cinco primeiros. Ralph Boschung lidera com 33, mesmo total de Ayumu Iwasa, enquanto Theo Pourchaire tem 32, Dennis Hauger 30 e Frédrik Vesti tem 29.

Na largada, Iwasa saiu bem, conseguindo fazer a curva um sem ser incomodado. Ao final da volta, o japonês liderava, seguido de Pourchaire, Martins, Hadjar e Bearman. Já Fittipaldi era o 14º.

Aos poucos, Iwasa foi abrindo para Pourchaire mas, com o uso do DRS, ela variava entre 0s4 e 0s9, enquanto o francês era fortemente pressionado por Martins, que fazia as voltas mais rápidas do trio.

 

Na oitava volta, uma disputa entre Crawford e Doohan terminou com o americano no muro e na brita. O australiano tentou passar por dentro na curva e eles acabaram se tocando. Isso forçou a direção de prova a acionar o safety car pela primeira vez. Com isso, a maior parte do grid apostou em fazer a troca de pneus.

Na relargada, na volta 13 de 33, os pilotos que não pararam assumiram a ponta. Vesti era o líder, seguido de Nissany, Fittipaldi, Maini e Iwasa, o melhor colocado entre os que trocaram pneus.

 

Vesti rapidamente abriu uma vantagem de 2s, enquanto Nissany era pressionado por Fittipaldi e Maini, permitindo a aproximação de Iwasa. Em meio à disputa, Nissany e Enzo tiveram uma confusão, permitindo que Maini e Iwasa assumissem P2 e P3, deixando o brasileiro em quarto e o israelense apenas em sexto.

Quando a prova chegava à metade, Vesti se mantinha na ponta mesmo sem fazer a parada ainda, com 4s3 de vantagem para Maini, que já era pressionado por Iwasa. Pourchaire era o quarto e Fittipaldi o quinto, já sofrendo com o desgaste do pneu.

 

A dez voltas do fim, na 23ª de 33, Vesti seguia sem parar, com 6s de vantagem para Iwasa, com Pourchaire em terceiro. Já Fittipaldi era o sexto colocado ainda sem fazer a troca de pneus, assim como o norueguês da Prema na ponta.

Pelo incidente com Nissany, Fittipaldi foi penalizado com 5s por forçar o israelense fora da pista. Sem ter feito a troca de pneus, o brasileiro pagou nos boxes, aproveitando o safety car acionado na volta 26 por causa do próprio Nissany, que enfiou o carro no muro.

Durante o SC, Enzo chegou a fazer a parada, pagando a punição. Mas, na saída dos boxes, o piloto da Carlin acabou indo parar na grama e rodando. Ao sair, perdeu o controle do carro e bateu no muro, pouco à frente de Nissany.

 

No novo reinício, na volta 31 de 33, Iwasa liderava, com Pourchaire, Hauger, Martins e Leclerc completavam o top 5. Com pneus macios, Vesti era o sétimo colocado, atrás ainda de Maloney.

Mas, antes mesmo da bandeira verde, Hauger levou um toque de Martins na chegada à penúltima curva. Ambos escaparam da pista e foram parar no fundo do grid.

 

No final, Ayumu Iwasa conseguiu converter a pole em vitória apesar de uma corrida atribulada, com Theo Pourchare e Arthur Leclerc completando o pódio. Fecharam o top 10: Fréderik Vesti, Zane Maloney, Jehan Daruvala, Richard Verschoor, Jack Doohan e Kush Maini e Roman Stanek.

A Fórmula 2 acompanha a pausa de três semanas da F1, retomando as atividades em abril em Baku, junto do GP do Azerbaijão.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F2: Hauger vence corrida 1 na Austrália afetada pela chuva; Fittipaldi bate antes da largada e não disputa prova
Próximo artigo F2: Veja horários e como assistir etapa do Azerbaijão, em Baku

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil