Vips permanecerá na Hitech após insulto racial; F2 se diz "surpresa" com decisão

Estoniano continuará em time até o final da temporada, mesmo após Red Bull ter desligado piloto de suas atividades

Vips permanecerá na Hitech após insulto racial; F2 se diz "surpresa" com decisão
Carregar reprodutor de áudio

Juri Vips terminará a temporada 2022 da Fórmula 2 com a equipe Hitech Grand Prix, apesar da Red Bull ter retirado de seu programa de desenvolvimento de pilotos da Fórmula 1, após uso de termo racista durante um jogo online.

A Red Bull inicialmente o suspendeu como piloto de teste e reserva para conduzir uma investigação completa, antes de abandoná-lo completamente na terça-feira, enfatizando que a equipe “não tolera nenhuma forma de racismo”.

Leia também:

No entanto, Vips continuará a pilotar pela Hitech pelo resto da temporada de F2, em que atualmente ocupa o sétimo lugar no campeonato com três pódios e duas pole positions nas seis primeiras rodadas.

Em um comunicado, o chefe da Hitech, Oliver Oakes, disse que, embora a equipe “debatesse” se deveria manter Vips na F2, sentiu que deveria oferecer ao jovem de 21 anos uma chance de se redimir.

“Tomei a decisão de Juri manter sua vaga na F2 com a Hitech pelo restante da temporada, uma decisão que debatemos seriamente. Permitir que ele complete sua temporada na Hitech é uma oportunidade para ele demonstrar, por meio de suas ações, o tipo de propósito que ele tem”, disse Oakes.

“Deixei claro que acho que a linguagem usada foi totalmente inaceitável, mas escolho dar a ele a chance de se redimir.”

A F2 expressou surpresa depois que a Hitech optou por manter Vips, afirmando que é uma decisão que o campeonato não teria tomado se estivesse no comando da equipe.

“Após o recente incidente envolvendo Juri Vips, a F2 gostaria de reafirmar que o uso de linguagem racista ou discriminatória não pode ser tolerado em nenhum ambiente”, disse o comunicado.

A decisão da Hitech Grand Prix hoje é surpreendente e não seria uma decisão que teríamos tomado. Vamos monitorar a situação cuidadosamente com eles para garantir que tal comportamento seja abordado adequadamente.”

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

compartilhar
comentários
Red Bull rescinde contrato de Vips após investigação sobre insulto racial
Artigo anterior

Red Bull rescinde contrato de Vips após investigação sobre insulto racial

Próximo artigo

Em boa fase na F2, Enzo Fittipaldi corre pela primeira vez em Silverstone

Em boa fase na F2, Enzo Fittipaldi corre pela primeira vez em Silverstone