Alexander Sims vence corrida empolgante na Arábia Saudita
Lucas di Grassi terminou em terceiro, mas herdou segunda posição após punição a Maximilian Gunther
Alexander Sims aproveitou a pole e os incidentes entre os rivais para faturar sua primeira vitória na Fórmula E. Max Günther terminou na segunda posição, garantindo uma dobradinha para a BMW Andretti. Lucas di Grassi, que teve uma corrida 'pegada', fechou o pódio. No entanto, horas depois Günther foi punido e o brasileiro subiu uma posição no resultado final.
Stoffel Vandoorne e Edoardo Mortara fizeram uma corrida de preservação e 'sobreviveram' aos incidentes para fechar o top-5. Felipe Massa, que largou em 17º, fez bela prova e chegou a ocupar a sétima posição, mas acabou sendo punido por queimar a largada e terminou em 20º.
ATUALIZAÇÃO: Maximilian Gunther foi punido em 24 segundos por ultrapassar Lucas di Grassi e Stoffel Vandoorne durante período de safety car. Com isso, o alemão caiu para a 11ª posição e o brasileiro subiu para o segundo posto. Clique aqui para mais detalhes.
O início da prova
Na volta de apresentação, Jerome D’ambrosio teve um problema no carro e acabou ficando de fora da prova. Quando as luzes se apagaram os líderes conseguiram manter a posição. Nos dez primeiros, apenas a posição herdada de D’ambrosio causou movimentação.
No entanto, a primeira volta foi movimentada no meio do pelotão: James Calado ultrapassou Qing Hua Ma, Neel Jani e Brendom Hartley, subindo para 18º. Stoffel Vandoorne e Pascal Wehrlein, passando de 12º e 14º para 9º e 10º. Massa também teve bom início e passou de 16º para 13º.
Acidentes e modo ataque embolam a corrida
Depois de 5 minutos de prova, o pole, Sims, já abria 1s8 de vantagem para Sébastien Buemi, que era pressionado pelo terceiro, Lucas di Grasi. Os ponteiros giravam voltas rápidas, na cada de 1min14s. No entanto, o brasileiro da Audi teve um problema pontual e virou 1min16s, perdeu a terceira posição para António Félix da Costa e passou a ser atacado por Mitch Evans.
Na sétima volta, Sam Bird passou Evans e foi para cima de di Grassi. Na frente, Sims pegou o modo ataque e passou a abrir dos rivais. Da Costa, tentou passar Buemi e acabou tocando na traseira do piloto da Nissan, fazendo o suíço cair para o meio do pelotão e perdendo a posição para di Grassi, que subiu para segundo. Sims se aproveitou para abrir 3s1 para o brasileiro.
Com 18 minutos de prova, Sam Bird cometeu um erro e foi parar no muro, causando a entrada do safety car. Na relargada, da Costa voltou a ser excessivamente agressivo, o que lhe causou uma punição, fazendo di Grassi subir para a segunda posição, 2s8 atrás de Sims. Max Günther, que vinha mantendo uma corrida de preservação, subiu para terceiro.
Logo após os três primeiros pegarem o modo ataque, Robin Frijns sofreu um acidente similar ao de Bird e causou novo safety car, pouco depois de Lucas di Grassi fazer a melhor volta da prova.
Nesse momento, faltavam 15 minutos para o fim da prova e os primeiros eram: Sims, di Grassi, Günther, Vandoorne, Edoardo Mortara, André Lotterer, Massa, Oliver Rowland, Buemi e Nick de Vries.
Enquanto o carro de segurança estava na pista, Massa recebeu uma punição e precisou parar pelos boxes por ter queimado a largada. Com isso, o brasileiro caiu para 17º.
Os pilotos relargaram quando restavam 10 minutos de prova, mas um erro grave foi cometido: a equipe de pista ainda estava removendo o carro de Frijns. Por sorte, o erro foi notado antes dos carros chegarem no ponto em que a equipe trabalhava.
O fim da prova
Na relargada, di Grassi pegou o modo ataque, mas por precisar sair do traçado caiu para quarto. O brasileiro conseguiu brevemente recuperar a terceira posição, passando Vandoorne, único entre os ponteiros a pegar o Fanboost. Em seguida ele foi para cima de Günther, mas perdeu muito tempo e não conseguiu passar o rival.
Com isso, Vandoorne aproveitou para atacar o brasileiro nos três minutos finais. Apesar das tentativas do belga da Mercedes, do Grassi conseguiu se manter em terceiro. Na frente, Sims e Günther passaram a preservar seus carros por ordem da equipe, e fecharam a prova com uma dobradinha para a BMW Andretti.
Depois da corrida, Andre Lotterer e Felipe Massa receberam punições por irregularidades cometidas durante a presença do safety car. Com isso, o alemão e o brasileiro perderam as posições em que terminaram e caíram para o fim do grid.
Atualização: Algumas horas após a corrida, Max Günther foi punido por fazer ultrapassagens quando o safety car estava na pista e caiu para 11º. Com isso, Lucas di Grassi herdou a segunda posição e Stoffel Vandoorne a terceira.
Veja o resultado completo da corrida 2 em Al Diriyah:
Cla | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Alexander Sims | Andretti Autosport | 30 | 46'48.327 | 96.7 | 28 | ||
2 | Maximilian Gunther | Andretti Autosport | 30 | 46'49.710 | 1.383 | 1.383 | 96.6 | 18 |
3 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 30 | 46'51.144 | 2.817 | 1.434 | 96.6 | 16 |
4 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 30 | 46'51.908 | 3.581 | 0.764 | 96.5 | 12 |
5 | Edoardo Mortara | Venturi | 30 | 46'52.621 | 4.294 | 0.713 | 96.5 | 10 |
6 | Oliver Rowland | Nissan e.dams | 30 | 46'53.802 | 5.475 | 1.181 | 96.5 | 8 |
7 | Nick de Vries | Mercedes | 30 | 47'00.645 | 12.318 | 6.843 | 96.2 | 6 |
8 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 30 | 47'04.871 | 16.544 | 4.226 | 96.1 | 4 |
9 | Daniel Abt | Audi Sport Team Abt | 30 | 47'05.269 | 16.942 | 0.398 | 96.1 | 2 |
10 | James Calado | Jaguar Racing | 30 | 47'05.548 | 17.221 | 0.279 | 96.1 | 1 |
11 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 30 | 47'07.721 | 19.394 | 2.173 | 96.0 | |
12 | Brendon Hartley | Dragon Racing | 30 | 47'09.029 | 20.702 | 1.308 | 96.0 | |
13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah | 30 | 47'10.961 | 22.634 | 1.932 | 95.9 | 1 |
14 | Sébastien Buemi | Nissan e.dams | 30 | 47'14.618 | 26.291 | 3.657 | 95.8 | |
15 | Neel Jani | Porsche Team | 30 | 47'15.820 | 27.493 | 1.202 | 95.7 | |
16 | Andre Lotterer | Porsche Team | 30 | 47'17.373 | 29.046 | 1.553 | 95.7 | |
17 | Pascal Wehrlein | Mahindra Racing | 30 | 47'23.617 | 35.290 | 6.244 | 95.5 | |
18 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 30 | 47'25.432 | 37.105 | 1.815 | 95.4 | |
19 | Felipe Massa | Venturi | 30 | 47'34.085 | 45.758 | 8.653 | 95.1 | |
20 | Ma Qing Hua | NIO Formula E Team | 30 | 47'52.492 | 1'04.165 | 18.407 | 94.5 | |
Nico Müller | Dragon Racing | 28 | 45'09.814 | 2 Laps | 2 Laps | |||
Robin Frijns | Virgin Racing | 18 | 27'09.645 | 12 Laps | 10 Laps | |||
Sam Bird | Virgin Racing | 13 | 16'45.189 | 17 Laps | 5 Laps | |||
Jérôme d'Ambrosio | Mahindra Racing | 0 | ||||||
Ver resultados completos |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.