Após punição, Buemi vence no Marrocos; di Grassi é 5º
Sebastien Buemi confirma início forte de temporada e, mesmo com a punição antes da largada, escala pelotão para vencer segunda prova seguida; após troca de carro demorada, Piquet é 16º
Sebastien Buemi mostrou porque é favorito ao bicampeonato na Fórmula E. Neste sábado (12), o suíço superou uma punição pós-classificação e, com uma performance impressionante, venceu o ePrix de Marrakech.
Após a troca de carro, quando já ocupava a terceira posição, Buemi foi ajudado pela punição sofrida por Jean-Eric Vergne, que excedeu a velocidade nos pits, e depois deixou o pole Felix Rosenqvist para trás para vencer a segunda etapa da terceira temporada da F-E, afirmando-se como candidato ao bicampeonato.
Os brasileiros não tiveram muita sorte. Lucas di Grassi, que partiu da 12ª posição, pouco pôde fazer para brigar pela vitória e precisou atuar em uma corrida de recuperação, terminando em quinto. Já Nelsinho Piquet, que largava em terceiro, teve uma troca de carro desastrosa e terminou apenas em 16º.
A corrida
Punido com problemas no extintor, Buemi caiu para sétimo no grid, permitindo a Nelsinho Piquet largar em terceiro. Rosenqvist partiu tranquilo e largou bem, chegando à curva 1 com tranquilidade, seguido por Bird, Nelsinho, Vergne e Abt.
Já di Grassi, preso no meio do pelotão, teve de atuar com mais cautela para sobreviver em meio a disputas acirradas e na quarta volta ocupava o 11º posto. No giro seguinte, o piloto da ABT Audi superou Robin Frijns e entrou na zona de pontuação.
Enquanto isso, Rosenqvist seguia tranquilo na liderança e Piquet, que inicialmente pressionava bastante Bird, ficou para trás e passou a ser bastante pressionado por Vergne na luta para defender o terceiro lugar.
Buemi, por sua vez, seguia ganhando posições e, na sétima volta, deixou Abt para trás para assumir a quinta posição. Na abertura da nona volta, Vergne colocou por dentro na curva 1 e se colocou na terceira posição, relegando Piquet ao quarto posto.
Na 11ª volta, Buemi também superou Nelsinho. No giro seguinte, enquanto o carro de Antonio Felix da Costa ficava parado no meio da pista, Vergne se aproximava perigosamente de Bird na batalha pela segunda posição, com Buemi tentando se juntar à dupla. Na volta 15, repetindo a mesma manobra executada em cima de Piquet, Vergne deixou Bird para trás e se colocou em segundo.
No 16º giro, Rosenqvist, Vergne e Nelsinho foram ao box para a troca de carro, enquanto Buemi superava Bird e assumia provisoriamente a liderança. A troca de carro de Piquet foi muito lenta e o brasileiro saía dos boxes quando Buemi e Bird chegavam ao pitlane.
Após as trocas de carro, Rosenqvist seguia na liderança, com Vergne em segundo e Buemi em terceiro. Di Grassi ocupava a sétima posição, colado em Abt. Piquet, com a troca ruim, despencou para a 18ª posição. Na 23ª volta, Vergne foi punido com um drive through por excesso de velocidade no pitlane e deu adeus à briga pela vitória.
Após pagar a punição, Vergne retornou à pista em quinto, logo atrás de Nicolas Prost. Lá na frente, Buemi apertava o ritmo e, com mais bateria, aproximava-se perigosamente de Rosenqvist. Na 27ª volta, Buemi supera o sueco por fora para assumir a liderança.
A duas voltas do final da prova, Bird também superou Rosenqvist e subiu para segundo. Não havia tempo, entretanto, para disputar a primeira posição com Buemi, que seguiu tranquilo para a vitória. Bird foi o segundo e Rosenqvist completou o pódio. Di Grassi recuperou-se até o quinto lugar e Piquet, sofrendo as consequências da troca de carro, terminou em 16º.
Confira o resultado final:
Pos. | Num. | Piloto | Equipe | Voltas | Dif. | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 9 | Sébastien Buemi | DAMS | 33 | 25 | |
2 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 33 | 2.457 | 18 |
3 | 19 | Felix Rosenqvist | Mahindra Racing | 33 | 7.195 | 15 |
4 | 8 | Nicolas Prost | DAMS | 33 | 11.586 | 12 |
5 | 11 | Lucas di Grassi | Team Abt | 33 | 13.771 | 10 |
6 | 66 | Daniel Abt | Team Abt | 33 | 18.233 | 8 |
7 | 88 | Oliver Turvey | NEXTEV NIO | 33 | 21.710 | 6 |
8 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 33 | 28.011 | 4 |
9 | 23 | Nick Heidfeld | Mahindra Racing | 33 | 33.699 | 2 |
10 | 37 | Jose Maria Lopez | Virgin Racing | 33 | 33.863 | 1 |
11 | 27 | Robin Frijns | Andretti Autosport | 33 | 37.092 | |
12 | 4 | Stéphane Sarrazin | Venturi | 33 | 40.683 | |
13 | 7 | Jérôme d'Ambrosio | Dragon Racing | 33 | 42.034 | |
14 | 47 | Adam Carroll | Jaguar Racing | 33 | 49.026 | |
15 | 33 | Ma Qing Hua | Techeetah | 33 | 50.433 | |
16 | 3 | Nelson Piquet Jr. | NEXTEV NIO | 33 | 1'15.452 | |
17 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 32 | 1 volta | |
18 | 6 | Loic Duval | Dragon Racing | 30 | 3 voltas | |
Não Completou | 5 | Maro Engel | Venturi | 26 | 7 voltas | |
Não Completou | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 21 | 12 voltas |
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