Com montadoras e estrelas, Fórmula E ganha protagonismo no mundo da velocidade
Inicialmente vista como alternativa para ex-pilotos de F1 e IndyCar, categoria de monopostos elétricos cresce cada vez mais

A temporada 2019/2020 da Fórmula E começa neste fim de semana, com o ePrix da Arábia Saudita. A rodada dupla disputada no circuito da rua de Riyadh representa mais um passo adiante na categoria de monopostos elétricos, que terá montadoras de peso no novo campeonato.
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Além das já tradicionais Audi, Nissan, Jaguar e BMW, a F-E terá em 2019/2020 a chegada oficial de Porsche e Mercedes, duas gigantes do automobilismo mundial. Há ainda a participação de nomes de peso do esporte a motor, como Penske, Andretti, DS e Mahindra.
No outro espectro da categoria elétrica, teremos pilotos de renome na próxima temporada. Além dos brasileiros Felipe Massa, vice-campeão da Fórmula 1, e Lucas di Grassi, campeão da F-E, há o francês e atual bicampeão Jean-Éric Vergne, também egresso da F1. Confira o grid completo e os carros de 2019/2020:
Audi - Lucas Di Grassi

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
Audi - Daniel Abt

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Porsche - Neel Jani

Foto de: Porsche
Porsche - Andre Lotterer

Foto de: Porsche Motorsport
Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images
Techeetah - Jean-Eric Vergne

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Techeetah - Antonio Felix da Costa

Foto de: Techeetah
Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Virgin - Robin Frijns

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Virgin - Sam Bird

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images
Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Venturi - Felipe Massa

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images
Venturi - Edoardo Mortara

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Felipe Massa, Venturi Formula E, EQ Silver Arrow 01

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Nissan - Sébastien Buemi

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images
Nissan - Oliver Rowland

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Nissan e.Dams, Nissan IMO2

Foto de: Nissan Motorsports
Mahindra - Jerome d'Ambrosio

Foto de: XPB Images
Mahindra - Pascal Wehrlein

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Mercedes - Nyck de Vries

Foto de: Mercedes-Benz
Mercedes - Stoffel Vandoorne

Foto de: Mercedes-Benz
Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
BMW - Maximilian Günther

Foto de: BMW
BMW - Alexander Sims

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Dragon - Brendon Hartley

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Dragon - Nico Müller

Foto de: Dragon Racing
Nico Müller, Dragon Racing, Penske EV-4 exits the pit lane

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Jaguar - James Calado

Jaguar - Mitch Evans

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
NIO - Oliver Turvey

Foto de: Dan Bathie
NIO - Ma Qinghua

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Di Grassi, aliás, aponta por que a F-E é uma boa opção para os competidores: "O que atrai o piloto para uma categoria são os salários. Hoje em dia, o salário mediano da F-E já é muito próximo ao da F1. As equipes da F-E já pagam salários muito bom (cerca de milhões de euros por ano)".
"O salário da F-E já passou o da IndyCar. O nível de risco é muito menor e é um campeonato mundial. Sou muito fã da Indy 500, apesar de achar que tem um risco muito grande. Mas tem uma técnica diferente da F1 e da F-E", afirma di Grassi.
Outros nomes de destaque da F-E também já passaram pela categoria máxima do automobilismo, como o suíço Sébastien Buemi, também vencedor de uma temporada do campeonato de monopostos elétricos, além do alemão Pascal Wehrlein e o belga Stoffel Vandoorne, entre outros.
Entretanto, a chegada de um novato é o que mais chama atenção na jornada 2019/2020 da F-E: campeão da Fórmula 2, o holandês Nyck de Vries foi contratado pela Mercedes para correr ao lado de Vandoorne, que fez sua estreia na categoria elétrica em 2018/2019.
Na visão de di Grassi, a opção do holandês faz todo sentido: "A F-E hoje tem muitas montadoras, patrocinadores e paga bons salários, então faz sentido o de Vries, que ganhou a F2, vir para cá ao invés de ser reserva na F1 e ficar 'tomando café'."
"Ele não tinha a oportunidade de ir para uma equipe de ponta da F1, então acho que faz sentido ele ter escolhido a F-E, o que não fecha as portas para ele. Se ele fizer um bom campeonato na F-E, ainda tem chances de ir para a F1", pondera di Grassi.
A chegada de de Vries, aliada às entradas de Mercedes e Porsche, é bastante representativa do status alcançado pela Fórmula E depois de apenas cinco temporadas. Vista como alternativa à Fórmula 1 e à IndyCar nos primeiros anos, a F-E de fato é uma protagonista no cenário atual.
Não à toa, nomes como o do britânico Lewis Hamilton, hexacampeão da F1, são recorrentemente questionados sobre uma possível ida para a F-E. Há, também, o fator ambiental, tendo em vista o caráter ecológico da categoria de monopostos elétricos.
Além de tudo isso, a grande competitividade faz da F-E uma atração garantida para os fãs do automobilismo. Com quatro campeões diferentes em cinco temporadas e a entrada de novas montadoras, 2019/2020 promete emoções.
A saga brasileira na Fórmula E
O Brasil não fará parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile deve ser o único representante sul-americano para o próximo campeonato. Confira a saga brasileira na categoria:
O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso

Foto de: IndyCar Series
Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a Fórmula E

Assim como Punta del Este e...

Foto de: Fabian Lujan/ASN Media
Santiago, no Chile

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images
Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera

Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...

Foto de: FIA Formula E
E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história

Foto de: Molly Darlington / Motorsport Images
Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente.

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

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Categoria | Fórmula E |
Autor | Carlos Costa |