Fórmula E
22 nov
-
22 nov
Evento encerrado
R
ePrix de Santiago
17 jan
-
18 jan
Próximo evento em
41 dias
R
ePrix da Cidade do México
14 fev
-
15 fev
Próximo evento em
69 dias
R
ePrix de Marraquexe
27 fev
-
29 fev
Próximo evento em
82 dias
R
ePrix de Sanya
20 mar
-
21 mar
Próximo evento em
104 dias
R
ePrix de Roma
03 abr
-
04 abr
Próximo evento em
118 dias
R
ePrix de Paris
17 abr
-
18 abr
Próximo evento em
132 dias
R
ePrix de Seul
02 mai
-
03 mai
Próximo evento em
147 dias
R
ePrix de Jacarta
05 jun
-
06 jun
Próximo evento em
181 dias
R
ePrix de Berlim
20 jun
-
21 jun
Próximo evento em
196 dias
R
ePrix de Nova York
10 jul
-
11 jul
Próximo evento em
216 dias
R
ePrix de Londres
25 jul
-
25 jul
Próximo evento em
231 dias

Com montadoras e estrelas, Fórmula E ganha protagonismo no mundo da velocidade

compartilhar
comentários
Com montadoras e estrelas, Fórmula E ganha protagonismo no mundo da velocidade
Por:
, Repórter
Co-autor: Gustavo Faldon
21 de nov de 2019 10:31

Inicialmente vista como alternativa para ex-pilotos de F1 e IndyCar, categoria de monopostos elétricos cresce cada vez mais

A temporada 2019/2020 da Fórmula E começa neste fim de semana, com o ePrix da Arábia Saudita. A rodada dupla disputada no circuito da rua de Riyadh representa mais um passo adiante na categoria de monopostos elétricos, que terá montadoras de peso no novo campeonato.

Leia também:

Além das já tradicionais Audi, Nissan, Jaguar e BMW, a F-E terá em 2019/2020 a chegada oficial de Porsche e Mercedes, duas gigantes do automobilismo mundial. Há ainda a participação de nomes de peso do esporte a motor, como Penske, Andretti, DS e Mahindra.

No outro espectro da categoria elétrica, teremos pilotos de renome na próxima temporada. Além dos brasileiros Felipe Massa, vice-campeão da Fórmula 1, e Lucas di Grassi, campeão da F-E, há o francês e atual bicampeão Jean-Éric Vergne, também egresso da F1. Confira o grid completo e os carros de 2019/2020:

Galeria
Lista

Audi - Lucas Di Grassi

Audi - Lucas Di Grassi
1/36

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Audi - Daniel Abt

Audi - Daniel Abt
2/36

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06
3/36

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Porsche - Neel Jani

Porsche - Neel Jani
4/36

Foto de: Porsche

Porsche - Andre Lotterer

Porsche - Andre Lotterer
5/36

Foto de: Porsche Motorsport

Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric

Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric
6/36

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images

Techeetah - Jean-Eric Vergne

Techeetah - Jean-Eric Vergne
7/36

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Techeetah - Antonio Felix da Costa

Techeetah - Antonio Felix da Costa
8/36

Foto de: Techeetah

Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20

Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20
9/36

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Virgin - Robin Frijns

Virgin - Robin Frijns
10/36

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Virgin - Sam Bird

Virgin - Sam Bird
11/36

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images

Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06

Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06
12/36

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Venturi - Felipe Massa

Venturi - Felipe Massa
13/36

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Venturi - Edoardo Mortara

Venturi - Edoardo Mortara
14/36

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Felipe Massa, Venturi Formula E, EQ Silver Arrow 01

Felipe Massa, Venturi Formula E, EQ Silver Arrow 01
15/36

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Nissan - Sébastien Buemi

Nissan - Sébastien Buemi
16/36

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Nissan - Oliver Rowland

Nissan - Oliver Rowland
17/36

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Nissan e.Dams, Nissan IMO2

Nissan e.Dams, Nissan IMO2
18/36

Foto de: Nissan Motorsports

Mahindra - Jerome d'Ambrosio

Mahindra - Jerome d'Ambrosio
19/36

Foto de: XPB Images

Mahindra - Pascal Wehrlein

Mahindra - Pascal Wehrlein
20/36

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro

Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro
21/36

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Mercedes - Nyck de Vries

Mercedes - Nyck de Vries
22/36

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes - Stoffel Vandoorne

Mercedes - Stoffel Vandoorne
23/36

Foto de: Mercedes-Benz

Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01

Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01
24/36

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

BMW - Maximilian Günther

BMW - Maximilian Günther
25/36

Foto de: BMW

BMW - Alexander Sims

BMW - Alexander Sims
26/36

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20

Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20
27/36

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Dragon - Brendon Hartley

Dragon - Brendon Hartley
28/36

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Dragon - Nico Müller

Dragon - Nico Müller
29/36

Foto de: Dragon Racing

Nico Müller, Dragon Racing, Penske EV-4 exits the pit lane

Nico Müller, Dragon Racing, Penske EV-4 exits the pit lane
30/36

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Jaguar - James Calado

Jaguar - James Calado
31/36

Jaguar - Mitch Evans

Jaguar - Mitch Evans
32/36

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane

James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane
33/36

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

NIO - Oliver Turvey

NIO - Oliver Turvey
34/36

Foto de: Dan Bathie

NIO - Ma Qinghua

NIO - Ma Qinghua
35/36

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005

Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005
36/36

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Di Grassi, aliás, aponta por que a F-E é uma boa opção para os competidores: "O que atrai o piloto para uma categoria são os salários. Hoje em dia, o salário mediano da F-E já é muito próximo ao da F1. As equipes da F-E já pagam salários muito bom (cerca de milhões de euros por ano)".

"O salário da F-E já passou o da IndyCar. O nível de risco é muito menor e é um campeonato mundial. Sou muito fã da Indy 500, apesar de achar que tem um risco muito grande. Mas tem uma técnica diferente da F1 e da F-E", afirma di Grassi.

Outros nomes de destaque da F-E também já passaram pela categoria máxima do automobilismo, como o suíço Sébastien Buemi, também vencedor de uma temporada do campeonato de monopostos elétricos, além do alemão Pascal Wehrlein e o belga Stoffel Vandoorne, entre outros.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Entretanto, a chegada de um novato é o que mais chama atenção na jornada 2019/2020 da F-E: campeão da Fórmula 2, o holandês Nyck de Vries foi contratado pela Mercedes para correr ao lado de Vandoorne, que fez sua estreia na categoria elétrica em 2018/2019.

Na visão de di Grassi, a opção do holandês faz todo sentido: "A F-E hoje tem muitas montadoras, patrocinadores e paga bons salários, então faz sentido o de Vries, que ganhou a F2, vir para cá ao invés de ser reserva na F1 e ficar 'tomando café'."

"Ele não tinha a oportunidade de ir para uma equipe de ponta da F1, então acho que faz sentido ele ter escolhido a F-E, o que não fecha as portas para ele. Se ele fizer um bom campeonato na F-E, ainda tem chances de ir para a F1", pondera di Grassi.

A chegada de de Vries, aliada às entradas de Mercedes e Porsche, é bastante representativa do status alcançado pela Fórmula E depois de apenas cinco temporadas. Vista como alternativa à Fórmula 1 e à IndyCar nos primeiros anos, a F-E de fato é uma protagonista no cenário atual.

Não à toa, nomes como o do britânico Lewis Hamilton, hexacampeão da F1, são recorrentemente questionados sobre uma possível ida para a F-E. Há, também, o fator ambiental, tendo em vista o caráter ecológico da categoria de monopostos elétricos.

Além de tudo isso, a grande competitividade faz da F-E uma atração garantida para os fãs do automobilismo. Com quatro campeões diferentes em cinco temporadas e a entrada de novas montadoras, 2019/2020 promete emoções.

A saga brasileira na Fórmula E

O Brasil não fará parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile deve ser o único representante sul-americano para o próximo campeonato. Confira a saga brasileira na categoria:

Galeria
Lista

O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso

O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
1/8

Foto de: IndyCar Series

Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a Fórmula E

Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a Fórmula E
2/8

Assim como Punta del Este e...

Assim como Punta del Este e...
3/8

Foto de: Fabian Lujan/ASN Media

Santiago, no Chile

Santiago, no Chile
4/8

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera

Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
5/8

Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...

Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
6/8

Foto de: FIA Formula E

E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história

E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
7/8

Foto de: Molly Darlington / Motorsport Images

Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente.

Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente.
8/8

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Próximo artigo
Nelsinho Piquet confirma disponibilidade para participar do Extreme E

Artigo anterior

Nelsinho Piquet confirma disponibilidade para participar do Extreme E

Próximo artigo

Di Grassi busca novo título na F-E e lembra pioneirismo na categoria: "Hoje é a 2ª mais importante"

Di Grassi busca novo título na F-E e lembra pioneirismo na categoria: "Hoje é a 2ª mais importante"
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula E
Autor Carlos Costa