D’Ambrosio se aproveita de trapalhada da BMW e vence no Marrocos
Belga vê Da Costa batendo com Sims na liderança da prova e conquista sua primeira vitória na categoria em quase três anos; Di Grassi é sétimo

O piloto da Mahindra Jerome D’Ambrosio foi o grande beneficiado de um acidente bastante polêmico entre os dois pilotos da BMW ao final do ePrix de Marraquexe deste sábado.
O belga viu Sims tentando passar por Da Costa, então líder da prova, por fora em uma curva. O português vendeu caro a ultrapassagem: ele retardou a freada, o que fez ambos colidirem e saírem da pista, com o piloto ex-líder do mundial saindo pior, após parar seu carro no muro e abandonar a corrida. Sims saiu da pista e retornou em quarto.
Foi a primeira vitória de D’Ambrosio desde o ePrix dos México da temporada 2015-2016. Sua terceira na categoria. Na verdade, foi a primeira vez que D'Ambrosio fechou uma prova em primeiro, já que em suas duas vitórias anteriores ele foi beneficiado por desclassificações de Lucas di Grassi.
Confira o incidente das BMWs:
A dupla da Virgin, com Robin Frijns e o pole position da prova, Sam Bird, completou o pódio. Mesmo saindo da pista, no fim Alexander Sims manteve o quarto.
Depois de uma rodada na largada enquanto tentava um ataque suicida no pole position Bird, o atual campeão Jean-Eric Vergne caiu para último. No entanto, mostrando grande ritmo, o francês conseguiu chegar em quinto lugar, logo à frente de seu parceiro, Andre Lotterer.
O melhor brasileiro foi Lucas di Grassi, em sétimo lugar. O piloto teve uma corrida difícil, sem conseguir ser combativo no fim, mas se recuperou após sair de 11º e fez a volta mais rápida do ePrix.
Nelsinho Piquet e Felipe Massa fizeram provas muito apagadas. O piloto da Jaguar, prejudicado no enrosco da largada, foi o 14º, enquanto que Felipe foi o 18º e último classificado, após cair várias posições.
Fazendo sua estreia na Fórmula E, Pascal Wehrlein, companheiro de D'Ambrosio na Mahindra, foi acertado por Lucas di Grassi na confusão da primeira curva e abandonou a corrida.
Na largada, Vergne tentou passar por Bird, mas acabou rodando quando tomou uma fechada do britânico. Muitos pilotos, como Buemi e Piquet tiveram que desviar do francês, que caiu para último.
O top 10 na primeira volta era Bird, Sims, Da Costa, Frijns, D’Ambrosio, Di Grassi, Turvey, Lorez, Abt e Rowland, com Massa em 11º. Buemi caiu para 13º e Piquet para 18º.
O primeiro a abandonar a corrida foi Wehrlein, que tomou um toque de Di Grassi na confusão da primeira curva. Outros que abandonaram a corrida no início foram Stoffel Vandoorne e Gary Paffett, que teve um estou de pneu e rodou.
Di Grassi passou D’Ambrosio pelo quinto lugar, enquanto Da Costa superou Sims pelo segundo. O top 6 – Bird, Da Costa, Sims, Frijns, Di Grassi e D’Ambrosio – andava junto no início da corrida.
Com ritmo ruim, Bird foi ultrapassado pela dupla da BMW, Da Costa e Sims, sendo relegado para o terceiro posto. O britânico acabou caindo para sexto em seguida, ficando em último no primeiro grupo.
No fim, a dupla da BMW vinha com uma corrida que parecia muito bem controlada, até que Sims tentou passar por Da Costa, o que fez com que os dois saíssem da pista após uma colisão. Com o português ficando parado na pista, o Safety Car neutralizou a prova. Apenas na última volta veio a bandeira verde.
Frijns bem que tentou, mas D'Ambrosio segurou a vitória.
A próxima etapa da Fórmula E ocorre em duas semanas, em Santiago, no Chile.
Confira o resultado da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Vts. | Tempo | Dif. | Int. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 31 | 46'45.884 | ||||
2 | 31 | 46'46.027 | 0.143 | 0.143 | ||
3 | 31 | 46'46.345 | 0.461 | 0.318 | ||
4 | 31 | 46'46.624 | 0.740 | 0.279 | ||
5 | 31 | 46'47.116 | 1.232 | 0.492 | ||
6 | 31 | 46'47.341 | 1.457 | 0.225 | ||
7 | 31 | 46'47.517 | 1.633 | 0.176 | ||
8 | 31 | 46'48.339 | 2.455 | 0.822 | ||
9 | 31 | 46'48.864 | 2.980 | 0.525 | ||
10 | 31 | 46'49.898 | 4.014 | 1.034 | ||
11 | 31 | 46'50.412 | 4.528 | 0.514 | ||
12 | 31 | 46'51.918 | 6.034 | 1.506 | ||
13 | 31 | 46'52.674 | 6.790 | 0.756 | ||
14 | 31 | 46'52.717 | 6.833 | 0.043 | ||
15 | 31 | 46'53.413 | 7.529 | 0.696 | ||
16 | 31 | 46'55.125 | 9.241 | 1.712 | ||
17 | 31 | 46'55.549 | 9.665 | 0.424 | ||
18 | 31 | 46'56.134 | 10.250 | 0.585 | ||
A | 25 | 34'44.633 | 6 vts | 6 vts | ||
A | HWA Racelab | 3 | 4'26.160 | 28 vts | 22 vts | |
A | 1 | 1'44.873 | 30 vts | 2 vts | ||
A | HWA Racelab | 1 | 2'35.147 | 30 vts | 50.274 |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.