Di Grassi dá show, vence em Berlim e pode ser bicampeão da Fórmula E

Outro brasileiro do campeonato de monopostos elétricos, Sette Câmara terminou em 18º com a Dragon

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE07

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Na primeira de duas corridas da rodada final da temporada 2021 da Fórmula E, quem deu show em Berlim foi Lucas di Grassi.

O editor recomenda:

O brasileiro da Audi fez grande corrida para vencer na Alemanha e, assim, está forte na briga por seu segundo título na categoria elétrica.

 

Ele largou em terceiro e teve atuação irretocável para vencer a disputa inaugural do fim de semana. O pódio foi completado pelo ítalo-suíço Edoardo Mortara, que chegou 'na cola' de di Grassi com a Venturi, e pelo neozelandês Mitch Evans, da Jaguar. Veja a tabela do campeonato da F-E em 2021:

Posição Piloto Pontos Saudi Arabia Saudi Arabia Italy Italy Spain Spain Monaco Mexico Mexico United States United States United Kingdom United Kingdom Germany Germany
1 Netherlands Nyck de Vries 95 29/1 3/9 - - 25/1 - - 2/9 - - - 18/2 18/2 - -
2 Switzerland Edoardo Mortara 92 18/2 - - 12/4 - 2/9 - 15/3 25/1 - - 2/9 - 18/2 -
3 United Kingdom Jake Dennis 91 - - - - 4/8 29/1 - 10/5 11/5 - - 25/1 2/9 10/5 -
4 New Zealand Mitch Evans 90 15/3 - 16/3 8/6 - - 15/3 4/8 2/9 - - - 15/3 15/3 -
5 Netherlands Robin Frijns 89 - 22/2 12/4 - 9/6 - 19/2 - - 10/5 4/8 - 13/4 - -
6 Brazil Lucas di Grassi 87 2/9 4/8 - - 6/7 1/10 1/10 25/1 - 15/3 - 8/6 - 25/1 -
7 Portugal António Félix da Costa 86 - 15/3 - 6/7 3 - 28/1 8/6 - - 16/3 4/8 - 6/7 -
8 United Kingdom Sam Bird 81 - 25/1 18/2 - - - 6/7 - - 3/9 29/1 - - - -
9 France Jean-Éric Vergne 80 - - 25/1 - 2/9 6/7 13/4 - 4/8 18/2 - - - 12/6 -
10 United Kingdom Alex Lynn 78 - - 4/8 - 1 16/3 2/9 1/10 8/6 - 2/9 18/3 26/1 - -
11 New Zealand Nick Cassidy 76 - - - 3 12/4 - 4/8 - 18/2 15/4 18/2 - 6/7 - -
12 Germany René Rast 75 13/4 - 8/6 - 10/5 8/6 - 19/2 2/10 1/10 - 11/5 - 3/9 -
13 Germany Pascal Wehrlein 71 10/5 1/10 6/7 15/3 - - - 4 12/4 - 12/4 1/10 10/5 - -
14 Germany Maximilian Gunther 66 - - 2/9 10/5 - - 10/5 - 6/7 25/1 1/10 - 8/6 4/8 -
15 Belgium Stoffel Vandoorne 63 4/8 - 3 26/1 15/3 - - 6/7 - - - 6/7 3/15 - -
16 United Kingdom Oliver Rowland 59 8/6 6/7 1/12 - - 12/4 8/6 - 18/3 6/7 - - - - -
17 Germany Andre Lotterer 46 - - - - - 18/2 - - - 4/8 10/5 13/4 - 1/10 -
18 United Kingdom Alexander Sims 44 6/7 - - 18/2 - - - 12/4 - - 8/6 - - - -
19 Switzerland Nico Müller 30 - 10/5 - 2/9 18/2 - - - - - - - - - -
20 France Norman Nato 29 - - - 1 - 10/5 - - - - 6/7 - - 12/4 -
21 Switzerland Sébastien Buemi 20 - - 10/5 1/10 - - - - - 9/6 - - - - -
22 Brazil Sérgio Sette Câmara 16 - 12/4 - - - - - - - - - - 4/8 - -
23 United Kingdom Oliver Turvey 13 1/10 8/6 - - - 4/8 - - - - - - - - -
24 United Kingdom Tom Blomqvist 5 - - 1/10 4/8 - - - - - - - - - - -
25 Sweden Joel Eriksson 1 - - - - - - - - - - - - 1/10 - -

A corrida

A largada foi limpa no pelotão da frente, com os líderes mantendo suas posições de grid: Jean-Éric Vergne, francês da Techeetah, na ponta, seguido por seu companheiro português António Félix da Costa e, logo na sequência, por di Grassi. Mais atrás, o holandês Nyck de Vries, que largou em 19º com a Mercedes, conseguiu galgar postos e já aparecia em 17º após cinco minutos de prova. Assista abaixo como foi o salto inicial na Alemanha:

 

O líder do campeonato, porém, tinha muitas posições para escalar ao longo dos 45min + 1 volta da primeira de duas corridas deste fim de semana (clique para ver a programação) no aeroporto Tempelhof, em Berlim. No domingo, a prova é no sentido oposto da pista alemã.

Com cerca de 10min de prova decorridos, o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, teve furo de pneu. Logo na sequência, outro abandono importante, desta vez com o piloto Sam Bird, britânico da Jaguar. A bandeira amarela, portanto, foi acionada localizadamente. 

 

Pouco depois, o safety car foi para a pista, já que o carro de Bird ficou parado em posição perigosa na reta. Assim, os pilotos que tinha acionado o modo ataque -- excepcionalmente configurado com acionamento único de 8min nesta rodada final -- tiveram prejuízo.

No pelotão do fundo, o outro brasileiro do grid, Sérgio Sette Câmara, da Dragon Penske, aparecia em 20º. Faltando pouco mais de 25min. Cerca de três minutos depois, da Costa surpreendeu Vergne e ultrapassou o companheiro para assumir a liderança.

Logo na sequência, o francês voltou a se dar mal e perdeu posições para di Grassi e para o alemão René Rast, companheiro de equipe do ex-Fórmula 1 na Audi. Assim, da Costa passou a sofrer pressão e foi ultrapassado pelos dois pilotos da marca alemã, com o brasileiro à frente.

 

Pouco depois, a cerca de 18min do fim do 'tempo regulamentar' da corrida germânica, Mortara e seu companheiro francês Norman Nato aproveitaram o modo ataque e ultrapassaram os rivais da Audi para chegar às duas posições da liderança.

 

Seis minutos depois, di Grassi começou a dar o troco, sendo o beneficiário da vez em relação ao modo ataque: passou Nato para ser o vice-líder e, logo após, também deixou Mortara para trás. No fim, Evans ainda chegou em terceiro. Veja o resultado completo na tabela mais abaixo:

 

Resultado final

Cla # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo
1 11 Brazil Lucas di Grassi Germany Audi Sport Team Abt 38 46'22.528    
2 48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Venturi 38 46'22.669 0.141 0.141
3 20 New Zealand Mitch Evans United Kingdom Jaguar Racing 38 46'28.027 5.499 5.358
4 71 France Norman Nato Monaco Venturi 38 46'28.117 5.589 0.090
5 27 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport 38 46'28.358 5.830 0.241
6 25 France Jean-Eric Vergne China Techeetah 38 46'28.939 6.411 0.581
7 13 Portugal Antonio Felix da Costa China Techeetah 38 46'29.305 6.777 0.366
8 28 Germany Maximilian Gunther United States Andretti Autosport 38 46'30.090 7.562 0.785
9 33 Germany René Rast Germany Audi Sport Team Abt 38 46'30.326 7.798 0.236
10 36 Germany Andre Lotterer Germany Porsche Team 38 46'36.652 14.124 6.326
11 23 Switzerland Sébastien Buemi France DAMS 38 46'38.074 15.546 1.422
12 5 Belgium Stoffel Vandoorne Germany Mercedes 38 46'38.742 16.214 0.668
13 22 United Kingdom Oliver Rowland France DAMS 38 46'39.342 16.814 0.600
14 37 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Virgin Racing 38 46'39.445 16.917 0.103
15 4 Netherlands Robin Frijns United Kingdom Virgin Racing 38 46'43.806 21.278 4.361
16 6 Sweden Joel Eriksson United States Dragon Racing 38 46'46.194 23.666 2.388
17 29 United Kingdom Alexander Sims India Mahindra Racing 38 46'51.547 29.019 5.353
18 7 Brazil Sergio Camara United States Dragon Racing 38 46'53.490 30.962 1.943
19 8 United Kingdom Oliver Turvey United Kingdom NIO Formula E Team 38 46'55.727 33.199 2.237
20 94 United Kingdom Alex Lynn India Mahindra Racing 38 46'55.966 33.438 0.239
21 99 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche Team 38 46'56.309 33.781 0.343
22 17 Netherlands Nick de Vries Germany Mercedes 37 46'40.147 1 Lap 1 Lap
  88 United Kingdom Tom Blomqvist United Kingdom NIO Formula E Team 32 47'05.116 6 Laps 5 Laps
  10 United Kingdom Sam Bird United Kingdom Jaguar Racing 8 9'33.037 30 Laps 24 Laps

O que esperar do mercado de pilotos para 2022 na F1? Veja no vídeo abaixo:

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual piloto merece uma segunda chance na F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Dennis lidera primeiro treino livre em Berlim; Sette Câmara é 18º
Próximo artigo F-E: Confira classificação do mundial para última corrida do ano; de Vries lidera e di Grassi pode ser campeão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil