Recomendado para você

OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?

OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?
F1: "Apenas uma questão de tempo" até Tsunoda ser substituído na Red Bull

F1: "Apenas uma questão de tempo" até Tsunoda ser substituído na Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: "Apenas uma questão de tempo" até Tsunoda ser substituído na Red Bull
Pódio na despedida da F4 Italiana garante vice-campeonato a Gabriel Gomez

Pódio na despedida da F4 Italiana garante vice-campeonato a Gabriel Gomez

Fórmula 4
Fórmula 4
Pódio na despedida da F4 Italiana garante vice-campeonato a Gabriel Gomez
F1: Como as simulações de corrida da Cadillac a preparam para estreia em 2026

F1: Como as simulações de corrida da Cadillac a preparam para estreia em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Como as simulações de corrida da Cadillac a preparam para estreia em 2026
F1 - Calor em Austin deve obrigar uso do colete de resfriamento: já é uma batalha perdida para os pilotos?

F1 - Calor em Austin deve obrigar uso do colete de resfriamento: já é uma batalha perdida para os pilotos?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Calor em Austin deve obrigar uso do colete de resfriamento: já é uma batalha perdida para os pilotos?
MotoGP: Pol Espargaró substituirá Viñales na Austrália e Malásia

MotoGP: Pol Espargaró substituirá Viñales na Austrália e Malásia

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Pol Espargaró substituirá Viñales na Austrália e Malásia
F1: Cadillac expressa interesse em Leclerc para futuro; entenda

F1: Cadillac expressa interesse em Leclerc para futuro; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac expressa interesse em Leclerc para futuro; entenda
MotoGP: Marc Márquez passa por cirurgia no ombro direito

MotoGP: Marc Márquez passa por cirurgia no ombro direito

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Marc Márquez passa por cirurgia no ombro direito

F-E: Característica do circuito pode deixar decisão do ePrix de São Paulo "para a última volta"

Estratégia com relação ao uso do vácuo pode ser determinante

A view of Sao Paulo

Após nove anos, a Fórmula E finalmente vai correr no Brasil pela primeira vez. E, para muitos pilotos, a edição inaugural do ePrix de São Paulo pode ser decidida apenas na volta final, devido a uma batalha tática envolvendo o vácuo, uma característica particular do circuito paulista.

Uma questão-chave do circuito é o uso de quatro retas, algo que não é muito comum em outros locais nos quais a Fórmula E corre.

Leia também:

"As chances de ultrapassagem aqui devem ser melhores em comparação a outras pistas, então não consigo imaginar alguém desgarrando do resto do grid. Acho que será uma disputa de xadrez", disse Mitch Evans, da Jaguar.

"Normalmente, corremos em circuitos apertados, tortuosos. Mas esse aqui, olhando no papel, pode parecer condensado, mas são várias longas retas, o que temos na Fórmula E, mas não tanto quanto aqui. A corrida deve ser emocionante, decidida apenas na última volta, nas últimas curvas, por causa do layout".

António Félix da Costa, que venceu o último ePrix, na Cidade do Cabo, reconhece que os pilotos tentarão evitar a liderança até o mais tarde possível, para conservar a energia usando o vácuo dos rivais.

"Veremos como que a corrida se desenvolve mas, obviamente, ficando atrás de alguém, você se torna mais eficiente. Você precisa ser inteligente na forma como fazer isso, assim como as ativações do Modo Ataque".

A view of the track, Sao Paulo

A view of the track, Sao Paulo

Photo by: Sam Bagnall / Motorsport Images

"Eu já venci algumas corridas por pura estratégia. Marraquexe [2019-20], eu desisti da liderança de propósito. Na última corrida foi similar. Mas eu acho que o problema, naquele momento, é que eu era um dos poucos cientes disso. E acho que agora todos têm noção".

Correndo em casa, Lucas di Grassi acredita que o ePrix pode ser "uma corrida incrível", com o circuito passando por um recapeamento há poucas semanas para eliminar as ondulações.

"Se conseguirmos acertar tudo, podemos bater os outros caras. E, nessa pista, por causa das características, acho que a corrida será bem complicada por causa do vácuo, a estratégia, o calor. Podemos ter uma corrida incrível aqui".

Di Grassi e Sette Câmara falam da Fórmula E no Brasil

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: 'Buraco' da Ferrari é maior que o da Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Cofundador da Fórmula E revela presença de Emerson Fittipaldi no eP de SP e celebra corrida no Brasil: "Objetivo prioritário"
Próximo artigo F-E: Vandoorne 'volta atrás' ao comentar sobre Drugovich e Aston Martin

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros