F-E: Pilotos esperam que corrida em Valencia seja a mais difícil da história
Estratégia de corrida na Espanha foi comparada a um pelotão em uma prova de ciclismo
Os pilotos da Fórmula E esperam que a rodada dupla do ePrix de Valência seja a mais difícil da história do campeonato e que se assemelhe a um pelotão em uma corrida de ciclismo.
Os pilotos são obrigados a economizar entre 30% e 35% de energia para fazer a finalização de uma prova regular de F-E em uma pista de rua convencional, mas poderia estar mais perto de 45% na Espanha.
Apesar da adição de uma chicane na reta principal para adicionar uma zona de frenagem pesada, o circuito de alta velocidade Ricardo Tormo oferece muito menos lugares para regenerar energia. Isso contribuirá para que o ePrix de Valência seja a mais difícil de todas as 73 corridas disputadas até a data, de acordo com Sam Bird e Lucas di Grassi.
O piloto da Jaguar, Bird, disse à Autosport: “Isso certamente será o mais difícil em termos de acertar os números."
“Como uma porcentagem do tempo de aceleração total, normalmente as pistas que visitamos podem ser de 64%."
“Isso é mais para 54%. Você realmente sente isso. Parece uma redução massiva."
“De alguma forma, temos que encontrar [o equivalente a] sete minutos de energia por corrida para terminar.”
Quando questionado se Valência seria a corrida mais dura da categoria, o piloto da Audi, di Grassi, disse: “Definitivamente em termos de gestão de energia, em termos da porcentagem que você tem que economizar para terminar a corrida.”
Di Grassi acrescentou que, devido às altas demandas de energia, pode ser desvantajoso liderar a primeira parte.
"Se você ficar para trás, com certeza você economiza energia."
“Definitivamente, há um meio-termo entre o quanto você economiza energia."
"Você podia ver alguém chegando da última para a primeira em cinco voltas, mas eles iam da primeira para a última nas últimas duas voltas."
“Aqui, a economia de energia e o equilíbrio do carro, é uma técnica diferente.”
Muitos pilotos compararam a estratégia de corrida a um pelotão em uma prova de ciclismo, em que se rompe na frente com os pilotos do grupo mais propensos a economizar energia do que os líderes definitivos e então montar um desafio pela liderança nos momentos finais.
Questionado sobre essa comparação, Bird respondeu: “Isso é exatamente o que eu disse outro dia."
“Não quero dizer que você não quer ser o primeiro, mas se não conseguir se afastar, essa pode não ser a estratégia mais sábia", concluiu.
Ex-companheiro de SENNA POLEMIZA sobre o que Ayrton acharia da F1 atual em ÍMOLA e cita RATZENBERGER
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Por que temporada de 2021 promete ser a mais equilibrada dos últimos anos?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.