Relato da corrida
Fórmula E ePrix de Ad Diriyah

Félix da Costa vence em prova marcada por punições; Di Grassi é 9º

Português vê dupla da Techeetah sendo penalizada e fica com primeira vitória da temporada. Punido, Massa cai de oitavo para 14º

Podium: race winner Antonio Felix da Costa, BMW I Andretti Motorsports, second place, Jean-Eric Vergne, DS TECHEETAH, third place, Jérôme d'Ambrosio, Mahindra Racing

Em grande apresentação, o francês Jean-Éric Vergne – campeão da última temporada da Fórmula E – conseguiria a primeira vitória da nova era do campeonato de carros elétricos. Ele foi bastante agressivo na prova deste sábado na Arábia Saudita. Mas não foi o dia do piloto Techeetah.

Ele, ao lado do companheiro André Lotterer, Felipe Massa, Alexander Sims e Gary Paffett foram punidos com drive-through no meio da prova por infrações técnicas.

Com isso, o triunfo caiu no colo do pole position, o piloto português da BMW Antonio Félix da Costa. Mesmo com Vergne se recuperando até segundo após um Safety Car no final da corrida, o português utilizou o Fan Boost para se defender de Vergne, que ganhou o segundo lugar de Jerome D’Ambrosio com o Modo Ataque nas últimas voltas.

No fim, Vergne chegou em Da Costa, mas o português se defendeu bem.

O quarto foi Mitch Evans, com André Lotterer em quinto.

Saindo de 12º, Felipe Massa fez boa corrida de recuperação, mas a punição o jogou para 14º lugar. Lucas di Grassi, punido no treino classificatório, foi o nono, com Nelsinho Piquet em décimo. Ambos inclusive chegaram a se tocar no fim da prova, quando Nelsinho utilizou o Modo Ataque para tentar superar o compatriota da Audi, que se defendeu bem.

Antes mesmo da largada, o grid mudou. Após não respeitar o número máximo de voltas na classificação, Tom Dillmann foi jogado de segundo para a última posição do grid, elevando o argentino José Maria Lopez - que provocou o Safety Car na parte final da prova - para a primeira fila ao lado de Félix da Costa.

Também foram penalizados após a qualificação de Lucas di Grassi, da Audi, e Sam Bird e Robin Frijns, da Virgin Racing. Todos os três pilotos tiveram seus melhores tempos na qualificação eliminados após passarem do limite máximo de potência de 250kW em suas voltas mais velozes.

A corrida

Na saída, Félix da Costa manteve o primeiro lugar mesmo tendo que recuar após alinhar de maneira errada no grid. Buemi passou por Pechito Lopez pelo segundo posto. Felipe Massa, que ganhou posições após as punições de grid, indo para 12º depois de ser 19º, foi para decimo depois da largada. Mortara acabou errando ainda no primeiro giro e batendo nos pneus.

O top-10 era Da Costa, Buemi, Lopez, Vergne, Lotterer, D’Ambrosio, Vandoorne, Evans, Sims e Massa.

Lopez acabou caindo para quinto após ser ultrapassado pelos carros da Techeetah. Vergne seguiu na recuperação, e três voltas depois passou por Buemi para ser o segundo. Vandoorne caiu para décimo após perder desempenho. Ele perdeu posições para Evans, Sims e Massa.

Duas voltas depois do parceiro, Lotterer seguiu o parceiro Vergne e se livrou de Buemi, indo para terceiro.

Com 26 minutos para o fim, Vergne passou por Da Costa e assumiu a liderança da corrida.

Com 15 minutos para oi fim o top-10 era Vergne, Lotterer, Da Costa Lopez, Buemi, D’Ambrosio, Evans, Massa, Sims e Abt.

No entanto, logo depois disso Massa, Sims, Paffett, Lotterer e Vergne foram punidos por infrações técnicas.

Com pouco mais de dez minutos para o fim, Lopez bateu e trouxe o Safety Car para a pista. O top-10 era Da Costa, D’Ambrosio, Vergne, Buemi, Evans, Lotterer, Rowland, Abt, Di Grassi e Piquet. Massa caiu para 15º.

No retorno, Vergne usou o modo ataque para passar D’Ambrosio pelo segundo. Ele ainda tentou se aproximar de Da Costa para passar, mas o português se defendeu bem e acabou com o triunfo.

A segunda etapa da temporada 2018/19 da F-E, ocorre no Marrocos, no dia 12 de janeiro.

Confira o resultado:

Pos.   # Piloto Equipe Voltas Tempo Dif. Int.     Pontos
1   28 Portugal Antonio Felix da Costa  United States Andretti Autosport 33 46'29.377         25
2   25 France Jean-Eric Vergne  China Techeetah 33 46'29.839 0.462 0.462     18
3   64 Belgium Jérôme d'Ambrosio  India Mahindra Racing 33 46'33.410 4.033 3.571     15
4   20 New Zealand Mitch Evans  United Kingdom Jaguar Racing 33 46'34.760 5.383 1.350     12
5   36 Germany Andre Lotterer  China Techeetah 33 46'34.956 5.579 0.196     10
6   23 Switzerland Sébastien Buemi  France DAMS 33 46'36.002 6.625 1.046     8
7   22 United Kingdom Oliver Rowland  France DAMS 33 46'38.482 9.105 2.480     6
8   66 Germany Daniel Abt  Germany Audi Sport Team Abt 33 46'39.196 9.819 0.714     4
9   11 Brazil Lucas di Grassi  Germany Audi Sport Team Abt 33 46'40.313 10.936 1.117     2
10   3 Brazil Nelson Piquet Jr.  United Kingdom Jaguar Racing 33 46'40.941 11.564 0.628     1
11   2 United Kingdom Sam Bird  United Kingdom Virgin Racing 33 46'41.124 11.747 0.183      
12   4 Netherlands Robin Frijns  United Kingdom Virgin Racing 33 46'41.566 12.189 0.442      
13   16 United Kingdom Oliver Turvey  China NIO Formula E Team 33 46'42.481 13.104 0.915      
14   19 Brazil Felipe Massa  Monaco Venturi 33 46'42.987 13.610 0.506      
15   8 France Tom Dillmann  China NIO Formula E Team 33 46'43.650 14.273 0.663      
16   6 Germany Maximilian Gunther  United States Dragon Racing 33 46'45.538 16.161 1.888      
17   5 Belgium Stoffel Vandoorne  HWA Racelab 33 46'49.390 20.013 3.852      
18   27 United Kingdom Alexander Sims  United States Andretti Autosport 33 47'17.089 47.712 27.699      
19   48 Italy Edoardo Mortara  Monaco Venturi 32 47'03.922 1 vt 1 vt      
  dnf 7 Argentina Jose Maria Lopez  United States Dragon Racing 25 32'19.405 8 vts 7 vts   Abandonou  
  dnf 17 United Kingdom Gary Paffett  HWA Racelab 9 12'19.479 24 vts 16 vts   Abandonou  
  dnf 94 Sweden Felix Rosenqvist  India Mahindra Racing 8 11'01.072 25 vts 1 vt   Abandonou

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Felix da Costa conquista pole em Ad-Diriyah; Massa fica em 19º
Próximo artigo Como Alejandro Agag se tornou o Elon Musk do automobilismo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil