Fórmula E revela traçado do ePrix de Puebla, usando parte do oval da pista

Primeira edição do ePrix terá um formato distinto de ativação do modo ataque, usando um 'joker lap'

Fórmula E revela traçado do ePrix de Puebla, usando parte do oval da pista

A Fórmula E divulgou nesta segunda (14) o traçado que será usado para a rodada dupla do ePrix de Puebla no México, neste fim de semana. O layout conta com duas das curvas do oval da pista mexicana e um 'joker lap' para a ativação do modo ataque. 

Desde 2016, o campeonato vem correndo de modo ininterrupto no México, usando anteriormente uma versão reduzida do traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez, palco do GP da Fórmula 1.

Leia também:

Mas com o autódromo sendo transformado em um hospital de campanha devido à Covid-19, a categoria mudou o palco do ePrix para o Autódromo Miguel E. Abed em Puebla.

O traçado anti-horário de 2,97 quilômetros foi divulgado, com a F-E optando por não usar o mesmo layout usado pelo Campeonato Mundial de Carros de Turismo entre 2005 e 2009. Após a terceira curva, de um total de 15, a volta da F-E seguirá um hairpin apertado, retomando a configuração na curva seis, usando uma versão interna em vez se seguir o oval.

A F-E anunciou também uma ativação diferente do modo ataque para Puebla. Para acionar o aumento de potência de 35kW, os carros precisarão seguir algo que é conhecido no mundo do esporte como 'joker lap', adotando um traçado diferente (veja abaixo em vermelho).

Na sequência a volta retoma o traçado usado pelo WTCC, adotando outra seção interna antes de uma rápida e inclinada curva final no oval de 2 quilômetros antes da reta principal.

Puebla Formula E track map

Puebla Formula E track map

Piloto do WTCC e empresário do atual campeão da F-E, António Félix da Costa, Tiago Monteiro comentou sobre a pista: "A altitude é grande. A Cidade do México já é alta, mas agora vamos ainda mais alto, em um planalto vulcânico, e é possível sentir isso".

"Então, ao longo do dia, você sente um pouco a falta de ar e o cansaço. A pista é interessante, tem um asfalto de baixa aderência. Quando pilotei aqui, parecia como gelo, era muito desafiadora".

"Acho que o maior desafio será para o piloto, em termos de respiração e talvez cansaço e manter o foco. Lembro de como nos sentíamos".

Após uma permissão limitada de fãs no ePrix de Mônaco, no mês passado, 10 mil espectadores poderão estar presentes por dia na rodada dupla. 

Félix da Costa diz que Marko é "MATADOR" implacável e fala sobre 'CHANCE PERDIDA’ na F1

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #110 - Erro de Hamilton mostra um campeão sob pressão?

 

.

compartilhar
comentários
Di Grassi explica pior início de temporada na F-E e expectativa de lutar por vitórias nas provas restantes

Artigo anterior

Di Grassi explica pior início de temporada na F-E e expectativa de lutar por vitórias nas provas restantes

Próximo artigo

Fórmula E: Confira horários e como assistir a rodada dupla do ePrix de Puebla

Fórmula E: Confira horários e como assistir a rodada dupla do ePrix de Puebla
Carregar comentários