Fórmula E: Wehrlein bate Mortara e é pole no México; di Grassi é 14º e Sette Câmara 20º
Pilotos brasileiros do campeonato de monopostos elétricos não conseguiram boas posições; veja resultado completo
O piloto alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, conquistou a pole position para ePrix do México da Fórmula E. O ex-competidor da Fórmula 1 cravou a marca de 1min07s100 na disputa pela posição de honra no Autódromo Hermanos Rodríguez e superou a concorrência na categoria elétrica.
A segunda posição do grid ficou com o ítalo-suíço Edoardo Mortara, da Venturi. O piloto cravou 1min07s373 e acabou batido por Werhlein por 0s273. O grid de largada completo da corrida, que começa às 19h deste sábado, você confere abaixo:
Cla | # | Driver | Team |
---|---|---|---|
1 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team |
2 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi |
3 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team |
4 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah |
5 | 13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah |
6 | 17 | Nyck de Vries | Mercedes |
7 | 4 | Robin Frijns | Envision Racing |
8 | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes |
9 | 37 | Nick Cassidy | Envision Racing |
10 | 22 | Maximilian Gunther | Nissan e.dams |
11 | 9 | Mitch Evans | Jaguar Racing |
12 | 28 | Oliver Askew | Andretti Autosport |
13 | 29 | Alexander Sims | Mahindra Racing |
14 | 11 | Lucas di Grassi | Venturi |
15 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport |
16 | 30 | Oliver Rowland | Mahindra Racing |
17 | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing |
18 | 23 | Sébastien Buemi | Nissan e.dams |
19 | 99 | Antonio Giovinazzi | Dragon Racing |
20 | 7 | Sergio Sette Camara | Dragon Racing |
21 | 33 | Dan Ticktum | NIO Formula E Team |
22 | 3 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team |
COMO FUNCIONA O NOVO FORMATO DE CLASSIFICAÇÃO DA F-E?
A definição do pole position, que ganha três pontos, passa a ter um formato eliminatório, ou 'mata-mata'. Tudo começa com os pilotos divididos em grupos (A e B). Nesta fase inicial, os carros têm 220 KW de potência disponível.
No primeiro grupo, entram na pista os classificados em posições ímpares na temporada (primeiro, terceiro, quinto); no segundo e último, entram os colocados em posições pares (segundo, quarto, sexto). Os quatro melhores de cada avançam para o mata-mata.
Na fase eliminatória, os carros têm 250 KW de potência, mas seguem com direito a só uma volta lançada. Os quatro melhores de cada grupo se enfrentam nas quartas. Ordem dos duelos: A1 (piloto mais rápido do grupo A) x B4; A2 x B3; A3 x B2; e A4 x B1. Após, semis e final. Veja:
Novo formato de classificação da Fórmula E para 2022
Photo by: FIA Formula E
Como foi a classificação no México?
O grupo A contou com os dois pilotos brasileiros da categoria de monopostos elétricos. O campeão da terceira temporada, Lucas di Grassi, que deixou a 'extinta' Audi para correr pela Venturi, e Sérgio Sette Câmara, da Dragon. Entretanto, eles não avançaram ao mata-mata. Confira:
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team | 5 | 1'07.675 | ||
2 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 7 | 1'07.784 | 0.109 | 0.109 |
3 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 7 | 1'07.955 | 0.280 | 0.171 |
4 | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 6 | 1'08.001 | 0.326 | 0.046 |
5 | 22 | Maximilian Gunther | Nissan e.dams | 6 | 1'08.087 | 0.412 | 0.086 |
6 | 28 | Oliver Askew | Andretti Autosport | 6 | 1'08.110 | 0.435 | 0.023 |
7 | 11 | Lucas di Grassi | Venturi | 7 | 1'08.129 | 0.454 | 0.019 |
8 | 30 | Oliver Rowland | Mahindra Racing | 5 | 1'08.139 | 0.464 | 0.010 |
9 | 23 | Sébastien Buemi | Nissan e.dams | 7 | 1'08.230 | 0.555 | 0.091 |
10 | 7 | Sergio Sette Camara | Dragon Racing | 6 | 1'08.256 | 0.581 | 0.026 |
11 | 3 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 7 | 1'08.691 | 1.016 | 0.435 |
No grupo B, o mais rápido foi Wehrlein. A segunda posição ficou com o português António Felix da Costa, piloto da Techeetah e campeão da categoria. O terceiro posto foi de Robin Frijns, holandês da Envision. Resultado abaixo:
1 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 5 | 1'07.780 | ||
2 | 13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah | 7 | 1'07.801 | 0.021 | 0.021 |
3 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 6 | 1'07.811 | 0.031 | 0.010 |
4 | 17 | Nyck de Vries | Mercedes | 8 | 1'07.900 | 0.120 | 0.089 |
5 | 37 | Nick Cassidy | Virgin Racing | 8 | 1'07.904 | 0.124 | 0.004 |
6 | 9 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 7 | 1'07.914 | 0.134 | 0.010 |
7 | 29 | Alexander Sims | Mahindra Racing | 5 | 1'07.938 | 0.158 | 0.024 |
8 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport | 8 | 1'08.042 | 0.262 | 0.104 |
9 | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing | 6 | 1'08.174 | 0.394 | 0.132 |
10 | 99 | Antonio Giovinazzi | Dragon Racing | 5 | 1'08.343 | 0.563 | 0.169 |
11 | 33 | Dan Ticktum | NIO Formula E Team | 5 | 1'08.561 | 0.781 | 0.218 |
QUARTAS DE FINAL
Primeira disputa:
1 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team | 1 | 1'07.103 | ||
2 | 17 | Nyck de Vries | Mercedes | 1 | 1'07.367 | 0.264 | 0.264 |
Segunda disputa:
1 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 1 | 1'07.263 | ||
2 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 1 | 1'07.672 | 0.409 | 0.409 |
Terceira disputa:
Quarta disputa:
1 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 1 | 1'07.299 | ||
2 | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 1 | 1'07.719 | 0.420 | 0.420 |
SEMIFINAIS
Primeira disputa:
1 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 1 | 1'07.228 | ||
2 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team | 1 | 1'07.295 | 0.067 | 0.067 |
Segunda disputa:
1 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 1 | 1'07.035 | ||
2 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 1 | 1'07.366 | 0.331 | 0.331 |
FINAL (Briga pela pole position)
1 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 1 | 1'07.100 | ||
2 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 1 | 1'07.373 | 0.273 | 0.273 |
ASTON MARTIN: Carro 'DE VERDADE', diretoria ESTELAR, Vettel CABELUDO e a busca pela REDENÇÃO na F1
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #161: O que aprovamos e reprovamos para temporada 2022 da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.