Sem comprador, McLaren deve fechar equipe da Fórmula E após temporada 2025
Marca britânica decidiu entrar no Campeonato Mundial de Endurance em 2027 e escolheu sair da categoria de elétricos

A equipe da McLaren na Fórmula E deve fechar no final da temporada atual, já que os esforços para encontrar um comprador para o equipamento não tiveram sucesso, segundo o Motorsport.com.
Após a decisão de entrar no Campeonato Mundial de Endurance com um chassi da classe hipercarro para 2027, a McLaren optou por se retirar da Fórmula E após três temporadas no campeonato totalmente elétrico e redirecionar recursos para o projeto de carro esportivo.
Assim, o chefe da equipe, Ian James, estava procurando um comprador para preservar a posição do time no campeonato, permitindo que ela permanecesse como uma equipe com o nome de outra marca.
Apesar dos vínculos com uma possível compra por parte de outros fabricantes que desejam ingressar na F-E, sendo a Hyundai uma das marcas que, segundo rumores, estaria interessada, a equipe não conseguiu encontrar um comprador. Entende-se que ela encerrará as atividades em setembro, após o final da temporada 2024-25 da categoria de elétricos.

Sam Bird, NEOM McLaren Formula E Team & Jake Hughes, McLaren comemora sua vitória com a equipe
Foto de: Dom Romney / Motorsport Images
Essa foi a segunda vez que a equipe foi colocada à venda. Tendo começado inicialmente como Mercedes, o time vendeu sua entrada e a equipe para a McLaren,m que a transferiu das instalações da Mercedes High Performance Powertrains em Brixworth para uma unidade em Bicester Heritage.
Eles também passaram de um time de fabricante para uma equipe de cliente no primeiro ano das regras Gen3, em 2022-23, assumindo os motores da Nissan e mantendo esse relacionamento durante toda a duração do campeonato.
Após a incapacidade de encontrar um comprador, a entrada da equipe retornará à Formula E Holdings. Isso deixa os pilotos, Sam Bird e Taylor Barnard, à procura de possíveis vagas em outros lugares do grid após o fim da equipe McLaren. Barnard tem sido um destaque nesta temporada e o novato britânico provavelmente será um alvo para aqueles que têm vagas disponíveis para o próxim ano, o último do ciclo Gen3.
Bird também pode ser uma opção para uma equipe em busca de experiência. OI britânico correu em todas as temporadas da Fórmula E, tendo começado com a Virgin Racing antes de se transferir para a Jaguar. Ele esteve na McLaren nas duas últimas temporadas, conquistando a única vitória da equipe até agora em São Paulo no ano passado.
HULK PÓDIO, Norris VENCE, Piastri e Max MAL, novatos ERRAM: Bortoleto abandona! NASCAR Cup e Porsche
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.