Fórmula Inter terá cobertura do Motorsport.com Brasil
Categoria que homenageia Autódromo de Interlagos em seu nome é a mais inovadora do país
Uma série de novidades marcam a abertura da terceira temporada da história da Fórmula Inter. Todas as ações visaram dar ainda mais emoção às corridas da categoria, uma das alternativas que pilotos de monopostos têm para seguir carreira no Brasil ou se preparar para categorias análogas no exterior.
O Novo Formato
A partir desta temporada, a Fórmula Inter passa a contar com etapas disputadas em sistema de rodada dupla, ao invés de apenas uma prova por final de semana, como o campeonato era disputado até o ano passado. Outra novidade é o fato de dois pilotos poderem dividir o mesmo carro, com cada competidor participando de uma das provas.
Com duas corridas de 25 minutos por final de semana, a categoria passa a contar com duas tomadas de tempo para definição de seus grids de largada, onde ambas as classificações têm 15 minutos de duração. Os treinos livres também são em rodada dupla e possuem duração de 30 minutos.
E para “contar as histórias” dessas corridas da categoria quem chega para se juntar a Ronaldo Arrighi, comentarista (desde a primeira temporada), é o competentíssimo narrador Celso Miranda (conhecido atualmente por seus trabalhos nos canais de TV Bandeirantes e, principalmente, BandSports). Celso é tradicional e especializado em esporte a motor.
Outra novidade é que agora é possível fazer treinos extras, que são contratados à parte e auxiliam muito na “intimidade” do piloto com o equipamento – principalmente dos novatos e/ou recém-chegados tanto à categoria, quanto ao automobilismo. O detalhe é que os treinos extras são realizados no mesmo dia dos “F.Inter Days”, uma oportunidade de treinos abertos a quem queira tomar contato com a pilotagem do MG15, ainda que não necessariamente seja piloto, ocorrendo em geral às quintas-feiras que antecedem os domingos de provas.
Novidade também é o formato de pontuação, que agora contempla pontos do primeiro ao décimo colocado da seguinte forma:
1º = 20 pontos
2º = 15 pts
3º = 12 pts
4º = 10 pts
5º = 08 pts
6º = 06 pts
7º = 04 pts
8º = 03 pts
9º = 02 pts
10º = 01 pt
Há ainda novas bonificações em duas oportunidades para os pilotos, sendo que um ponto a mais pode ser conquistado com a pole position e outro com a volta mais rápida na corrida.
No mais, ao final da Temporada cada piloto ou dupla deverá descartar o seu pior resultado do ano podendo ser, inclusive, uma prova em que estivesse inscrito, mas não pôde disputar, mas não podendo ser uma prova a qual tenha sido punido com desclassificação.
“A Fórmula Inter será padronizada pelo Campeonato Paulista, com rodadas duplas, dando chances tanto para quem corre sozinho, quanto para quem disputa a temporada em dupla”, conta Eduardo Bruza, o atual promotor da categoria e também piloto da Fórmula Inter desde 2018, que exaltou a simplificação das regras e o aumento do número de pilotos por conta da possibilidade de se correr em duplas.
FInter 2 Lugares - imagem Rodrigo Ruiz
Photo by: Rodrigo Ruiz
Carona Veloz! Carro de Dois Lugares – Único na América Latina
Em 2019 a categoria se propõe a oferecer as emoções e sensações de se estar a bordo de um carro de fórmula, mesmo não possuindo carteira de piloto ou de habilitação para carros de rua, nem mesmo precisando saber dirigir(!).
Como?
Através de seu “MG15 de 2 Lugares”, o único Fórmula de 2 Lugares da América Latina, onde é possível a um acompanhante/convidado “pegar uma carona” para a famosa “Volta Rápida” pelo traçado do circuito onde o evento esteja sendo realizado, como o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com toda a segurança a bordo do bólido conduzido sempre por um piloto profissional. Uma ótima oportunidade de ativação promocional, inclusive para empresas.
A Fórmula Inter está ainda mais inovadora em 2019, mais do que reafirmando, consolidando o slogan de “a mais inovadora categoria de fórmula do país”!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.