Volkswagen revela protótipo elétrico para bater recorde de traçado tradicional de Nurburgring

A bordo do ID. R, com que bateu o recorde da Subida de Pikes Peak em 2018, Romain Dumas tentará marca mais rápida no 'Inferno Verde'
Nesta quarta-feira, a Volkswagen revelou oficialmente seu protótipo elétrico ID. R, com o qual o piloto Romain Dumas tentará quebrar o recorde de tempo do circuito alemão de Nurburgring Nordschleife entre carros elétricos.
No ano passado, Dumas, bicampeão das 24 Horas de Le Mans, quebrou o recorde de Sebastien Loeb da Subida Internacional de Pikes Peak com o ID. R. Depois, registrou outra marca de referência durante o Goodwood Festival of Speed.
Leia também:
Após um período de desenvolvimento de três meses, o chassi recebeu um pacote aerodinâmico atualizado. Isso levou a uma redução de 20 por cento no downforce, mas melhorou a eficiência graças a uma asa traseira menor que agora possui um DRS, além de uma nova transmissão e motores elétricos revisados com 670cv.
"Me lembra muito o carro de Le Mans", disse Dumas. “O carro de Pikes Peak já era incrível, mas com certeza melhoramos em aerodinâmica e frenagem”. Os testes em Nurburgring começarão na quinta-feira. Dumas tentará bater o recorde de 6min45s90, estabelecido por Peter Dumbreck, em 2017, com o supercarro NIO EP9.
“Tentar quebrar o recorde de Nurburgring é um desafio emocionante - primeiro de tudo, eu tenho sorte porque o Nurburgring é a melhor pista do mundo, então ter a chance de pilotar um protótipo lá é um sonho. Vai ser muito divertido depois de termos desenvolvido os carros nos últimos três ou quatro meses”. As idas à pista serão concluídas na próxima semana.
“Eu já dirigi em Nordschleife com o ID. R no simulador inúmeras vezes. Mas a sensação verdadeira das curvas de alta incrivelmente rápidas você só consegue quando está na pista real”.
O ID. R agora tem uma pintura azul, homenageando os projetos anteriores de WRC e Rally Dakar da VW. O protótipo também mudou para os pneus Bridgestone, depois de utilizar Michelin em Pikes Peak.
O piloto de simuladores Jimmy Broadbent bateu o recorde virtual de Nurburgring com o ID. R. Confira:

Artigo anterior
Imola terá evento em memória de Senna com carros históricos
Próximo artigo
Radar verde-amarelo: Petecof consegue única vitória brasileira do fim de semana
