Nasr: Porsche 963 GTP híbrido me lembra dos meus dias de Fórmula 1

Ex-piloto de Fórmula 1 da Sauber, Felipe Nasr, diz que pilotar a nova geração de protótipos do IMSA GTP o lembra de seu tempo em corridas de carros híbridos turbo

#7 Porsche Penske Motorsport, Porsche 963, GTP: Mathieu Jaminet, Michael Christensen, Nick Tandy

Foto de: Porsche

Felipe Nasr, que venceu o campeonato WeatherTech SportsCar em 2018 e 2021 em Cadillacs da Action Express, correu pela Sauber na Fórmula 1 nos anos de 2015 e 2016 – tendo um quinto lugar como melhor resultado em sua estreia no GP da Austrália.

Leia também:

O brasileiro de 30 anos assinou contrato com a equipe de carros esportivos de fábrica da Porsche no final de 2021, vencendo a classe GTD Pro no Rolex 24 com o 911 GT3R da Pfaff Motorsports no ano passado, e vem testando seu novo 963 challenger “desde que ele nasceu”. Ele acumulou milhares de quilômetros desde seu lançamento, em Weissach, em pistas na América e na Europa.

“A adição do sistema híbrido me lembra dos meus dias de F1, há muita coisa acontecendo no volante para nós, pilotos, vermos e fazermos”, disse Nasr ao Motorsport.com. “Mal posso esperar para ver os carros correndo juntos. Eles são mais largos e longos [do que antes] – eles parecem muito agressivos para mim! É uma sensação única estar envolvido desde o primeiro dia e ver o 963 nascer antes mesmo de entrar na pista."

#7 Porsche Penske Motorsport, Porsche 963, GTP: Felipe Nasr

#7 Porsche Penske Motorsport, Porsche 963, GTP: Felipe Nasr

Photo by: Porsche

Nasr, que competirá com o Porsche 963 nº 7 na IMSA este ano ao lado de Matt Campbell, explicou que o advento do sistema híbrido comum mudou a dinâmica de direção das máquinas protótipo, em comparação com a categoria anterior de protótipos de Daytona.

“Parece diferente do DPi com o híbrido no carro, definitivamente existem algumas diferenças de direção em termos de estilo e do novo pneu”, acrescentou. “Quando pressionamos o pedal do freio, não temos apenas o sistema mecânico, temos o sistema híbrido combinado, então o e-motor também está nos ajudando a desacelerar o carro."

“Você pisa no freio, espera o poder de parada imediatamente – então isso não mudou, mas a sensação que você sente ao apertar o pedal é diferente. Acho que todos nós tivemos que passar por um processo de aprendizado disso, mas é divertido. O carro parece bom e dirige bem.”

#963 Porsche Penske Motorsport, Porsche 963, GTP: Dane Cameron, Felipe Nasr, Matt Campbell

#963 Porsche Penske Motorsport, Porsche 963, GTP: Dane Cameron, Felipe Nasr, Matt Campbell

Photo by: Porsche

A inclusão de energia elétrica, que é regenerada durante a frenagem, desempenhará um papel no aumento da duração dos stints - o que deve colocar mais ônus no gerenciamento de pneus e combustível. Nasr também apontou para o aumento de peso que a bateria e o MGU trazem, o que também será um fator.

Ele disse: “Há muito mais potência do que um DPi, a única desvantagem que eu diria é o peso – um pouco mais pesado [cerca de 100 kg] do que costumava ser. Você pode sentir isso nas velocidades de curva, e a energia que colocamos nos pneus é muito maior do que antes.

“Os stints serão mais longos, mais tempo de direção para nós – então talvez não estejamos pilotando por 35 a 40 minutos como fizemos com o DPi. Agora teremos que cuidar do carro, pneus e combustível por cerca de 50-60 minutos. É uma boa adição de tempo, acho que os pilotos vão sentir isso fisicamente também!

“A corrida na IMSA é uma das coisas mais divertidas que já fiz: é desafiadora, é difícil, você tem muitos bons pilotos e equipes. Com todos esses fabricantes envolvidos, isso produzirá o horário nobre das corridas de carros esportivos. Eu estou realmente esperando por isso."

VÍDEO: Como novo chefe pode tirar Williams do buraco

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #212 – Polêmica: as verdades inconvenientes sobre a F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Magnussen passará por cirurgia para retirada de cisto na mão
Próximo artigo IMSA: Kevin Magnussen fora da corrida em Daytona após cirurgia na mão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil