Após bons testes, Kanaan vê etapa de Phoenix "promissora"
Piloto da AJ Foyt quer bom resultado no Arizona após treinos satisfatórios durante pré-temporada
















Tony Kanaan é cauteloso em declarar-se um dos favoritos para a etapa da Indy deste fim de semana em Phoenix, apesar da boa velocidade da AJ Foyt Racing no ISM Raceway nos testes de pré-temporada.
O brasileiro terminou entre os cinco primeiros em três das quatro sessões de testes no oval em fevereiro.
Leia também:
"Eu não quero dizer algo sobre a situação e depois descobrir que vai ser totalmente diferente quando chegarmos lá agora", disse ele ao Motorsport.com.
"São dois meses desde a última vez que andamos lá e, com certeza, a temperatura da pista será diferente à tarde nos treinos em comparação com o teste. E então, à noite, o calor vai permanecer na pista por mais tempo do que em fevereiro.”
“Acho que não há problema em dizer que temos uma boa configuração básica para esta corrida, e isso é promissor. Mas foi apenas um teste e temos que pensar em todas as condições. Como em um monte de ovais, Phoenix pode se adequar à sua configuração em um momento e, em seguida, pode mudar tudo de novo. Você pode passar a andar mal e outros podem passar a andar bem.”
Kanaan diz que também precisa treinar mais em tráfego para obter uma imagem mais clara de sua competitividade para a corrida deste sábado à noite.
"O treino de sexta-feira à noite será crucial", disse ele. “No teste, eu corri um pouco atrás de outros carros na segunda noite, mas acho que correr no trânsito com estes carros é algo que todos nós precisamos nos acostumar”.
"Tudo está muito diferente neste ano e vai ser difícil. E não me refiro apenas em chegar próximo para passar alguém, mas correr perto enquanto você tenta proteger os seus pneus. Com o downforce reduzido, usamos os pneus mais rápido, mesmo sem tráfego.”
Experiência é útil, mas não vital
Kanaan diz que as performances impressionantes mostradas por seu companheiro de equipe, Matheus Leist, nos testes e nos treinos em São Petersburgo eram esperadas, e diz que ele não acredita que sua própria experiência influenciará em suas performances.
"Falando sobre pneus - em todas as pistas, não apenas ovais curtos - é difícil conservá-los", observou ele.
"Agora, gostaria de dizer que 20 anos de experiência ajudarão, mas os novatos de hoje em dia se adaptam muito rápido. Eu gosto do desafio desses pneus e acho que isso pode ser bom para mim, mas não estou dizendo que isso me dará uma vantagem sobre os mais jovens. Se você é um bom piloto, vai descobrir se tiver um ano ou 21 anos de experiência."
Kanaan acrescentou que os regulamentos mais rigorosos em relação aos novos kits aerodinâmicos para 2018 não reduzem a carga de trabalho para os pilotos e os engenheiros, mas, ao contrário, os incentivam a investigar outras maneiras de alterar as configurações dos carros.
"Só porque há muito menos opções de downforce, isso não torna as coisas menos complicadas", explicou ele.
“Então, o que acontece é que você tem que ter ideias diferentes para tornar seu carro um pouco melhor que os carros dos outros caras. Você acaba trabalhando tão duro quanto antes, mas em outras áreas.”
Como piloto, AJ Foyt venceu as corridas de Indy em Phoenix em 1960, 64, 65, 71 e 75.

Danica Patrick revela pintura de carro para Indy 500
Montoya confirma que não vai disputar Indy 500 de 2018

Últimas notícias
Indy: Dixon triunfa em meio a caos em Nashville, à frente de McLaughlin
Neozelandês chega a 53 triunfos na categoria e ultrapassa Mario Andretti para se tornar o segundo maior vencedor da Indy, atrás somente de AJ Foyt; confira
IndyCar: McLaughlin bate Grosjean pela pole em Nashville; veja
Com a marca de 1min14s5555 Scott bateu o ex-Fórmula 1 francês Romain Grosjean, da Andretti, por 0s1420 para conquistar a posição de honra no grid de largada
Indy no misto de Indianápolis: Rossi volta a vencer e Power assume a liderança
Brasileiro Helio Castroneves fez prova discreta com a Meyer Shank e terminou em 19º; Rossi vence pela primeira vez desde Elkhart Lake-2019
Indy: Rosenqvist é pole no IMS e líder Ericsson é último após problemas
Brasileiro Helio Castroneves larga em 16º com a Meyer Shank; veja o grid de largada completo